Estudo de Êxodo 12:49 – Comentado e Explicado

Haverá uma mesma lei para o natural e o estrangeiro que peregrina entre vós".
Êxodo 12:49

Comentário de Adam Clarke

Uma lei deve ser para quem é nascido em casa, etc. – Como este é o primeiro lugar em que o termo ???? torá ou Lei ocorre, um termo de maior importância na revelação Divina e no entendimento adequado de que muito depende, Considero melhor dar uma explicação genuína de uma vez por todas.

A palavra ???? torah vem da raiz ??? yarah , que significa almejar, ensinar, apontar, dirigir, liderar, guiar, endireitar ou até; e a partir desses significados da palavra (e em todos esses sentidos é usada na Bíblia), podemos ver de uma vez a natureza, propriedades e design da lei de Deus. É um sistema de instrução em justiça; ensina a diferença entre bem moral e mal; verifica o que é certo e adequado para ser feito e o que deve ser deixado por fazer, porque é impróprio para ser realizado. Ele visa continuamente a glória de Deus e a felicidade de suas criaturas; ensina o verdadeiro conhecimento do verdadeiro Deus e a natureza destrutiva do pecado; salienta a necessidade absoluta de uma expiação como o único meio pelo qual Deus pode ser reconciliado com os transgressores; e em seus ritos e cerimônias muito significativos indica o Filho de Deus, até que ele venha a acabar com a iniquidade pelo sacrifício de si mesmo. É uma revelação da sabedoria e bondade de Deus, maravilhosamente bem calculada para direcionar os corações dos homens para a verdade, guiar seus pés pelo caminho da vida e tornar correto, uniforme e claro o caminho que leva a Deus, e em que a alma deve andar para chegar à vida eterna. É a fonte de onde todas as noções corretas relativas a Deus – suas perfeições, providência, graça, justiça, santidade, onisciência e onipotência, foram derivadas. E tem sido a origem pela qual todos os verdadeiros princípios da lei e da justiça foram deduzidos. O estudo piedoso disso foi o grande meio de produzir os maiores reis, os estadistas mais esclarecidos, os poetas mais talentosos e os homens mais santos e úteis que já enfeitaram o mundo. Ela é superada apenas pelo Evangelho de Jesus Cristo, que é ao mesmo tempo a realização de seus ritos e previsões e o cumprimento de seu grande plano e esboço. Como sistema de ensino ou instrução, é o mais soberano e mais eficaz; pois é o conhecimento do pecado, e somente ele é o professor da escola, pa? da????? , que leva os homens a Cristo, para que sejam justificados pela fé. Gálatas 3:24 . Quem pode determinar absolutamente o quantum exato de obliquidade em uma linha torta, sem a aplicação de uma reta? E poderia o pecado, em todas as suas distorções, enrolamentos e variadas involuções, ter sido verdadeiramente apurado, se Deus não dera ao homem essa regra perfeita para julgar? As nações que reconhecem essa revelação de Deus têm, na medida em que atingiram seus ditames, as leis mais sábias, mais puras, mais iguais e mais benéficas. As nações que não o recebem têm leis ao mesmo tempo extravagantemente severas e extravagantemente indulgentes. As distinções apropriadas entre o bem moral e o mal, em tais estados, não são conhecidas: portanto, as sanções penais não se baseiam nos princípios da justiça, pesando a proporção exata da torpe moral; mas nos caprichos mais arbitrários, que em muitos casos mostram a maior indulgência a crimes de primeira classe, enquanto punem ofensas menores com rigor e crueldade. Qual a conseqüência? Exatamente o que seria razoavelmente esperado: a vontade e o capricho de um homem sendo colocado no lugar da sabedoria de Deus, o governo é opressivo, e o povo, frequentemente instigado à distração, se levanta em massa e a derruba; de modo que o monarca, por mais poderoso que seja por um tempo, raramente vive metade dos seus dias. Esse foi o caso na Grécia, em Roma, na maior parte dos governos asiáticos, e é o caso em todas as nações do mundo até os dias atuais, onde o governador é despótico e as leis não formadas de acordo com a revelação de Deus.

A palavra lex , lei, entre os romanos, foi derivada de lego , eu li; porque quando uma lei ou estatuto foi feita, ela foi suspensa nos locais mais públicos, para que pudesse ser vista, lida e conhecida por todos os homens, que aqueles que deviam obedecer às leis não os quebrariam por ignorância e, portanto, incorrer na penalidade. Isso foi chamado promulgatio legis, q. provulgatio , a promulgação da lei, isto é, a colocação diante do povo comum. Ou de ligo , eu vinculo , porque a lei vincula os homens à estrita observância de seus preceitos. Os gregos chamam uma lei de ??µ?? nomos , de ?eµ? , para dividir, distribuir, ministrar ou servir, porque a lei divide todos os seus direitos justos, designa ou distribui a cada um seu dever próprio e, portanto, serve ou ministra ao bem-estar de o indivíduo e o apoio da sociedade. Portanto, onde não há leis, ou desiguais e injustas, tudo é distração, violência, rapina, opressão, anarquia e ruína.

Referências Cruzadas

Levítico 24:22 – Vocês terão a mesma lei para o estrangeiro e para o natural. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”.

Números 9:14 – “Um estrangeiro residente entre vocês, que queira celebrar a Páscoa do Senhor, deverá fazê-lo de acordo com as leis e ordenanças da Páscoa. Vocês terão as mesmas leis para o estrangeiro e para o natural da terra”.

Números 15:15 – A assembléia deverá ter as mesmas leis, que valerão tanto para vocês como para o estrangeiro que vive entre vocês; este é um decreto perpétuo pelas suas gerações, que, perante o Senhor, valerá tanto para vocês quanto para o estrangeiro residente.

Números 15:29 – Somente uma lei haverá para todo aquele que pecar sem intenção, seja ele israelita nato, seja estrangeiro residente.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *