Estudo de Êxodo 17:11 – Comentado e Explicado

E, quando Moisés tinha a mão levantada, Israel vencia, mas logo que a abaixava, Amalec triunfava.
Êxodo 17:11

Comentário de Albert Barnes

O ato representa a eficácia da oração intercessora – oferecida sem dúvida por Moisés – um ponto de grande momento para os israelitas da época e para a Igreja em todas as épocas.

Comentário de Adam Clarke

Quando Moisés levantou a mão – Não podemos entender essa transação de maneira literal; pois elevar ou desapontar as mãos de Moisés não poderia, humanamente falando, influenciar a batalha. É provável que ele tenha segurado a vara de Deus em sua mão, Êxodo 17: 9 , como um estandarte para o povo. Já vimos que na oração as mãos eram geralmente levantadas e estendidas (veja a nota de Clarke em Êxodo 9:29 😉 e, portanto, é provável que, com esse ato, a oração e a súplica sejam intencionadas. O Targum de Jerusalém diz: “Quando Moisés levantou as mãos em oração, a casa de Israel prevaleceu; e quando ele deixou as mãos em oração, a casa de Amaleque prevaleceu”. Portanto, podemos concluir que, levantando as mãos, neste caso, essas duas coisas foram planejadas:

  1. Que por meio disso se fez referência a Deus, como a fonte de onde toda ajuda e proteção deve vir, e que somente nele devem depender.
  • Que a oração e súplica a Deus são essencialmente necessárias à sua prevalência sobre todos os seus inimigos.
  • É indiscutivelmente verdade que, enquanto as mãos estão estendidas, ou seja, enquanto a alma se exerce em oração e súplica a Deus, certamente venceremos nossos adversários espirituais; mas se nossas mãos ficarem pesadas – se restringirmos a oração diante de Deus, Amaleque prevalecerá – todo inimigo espiritual, toda corrupção interna ganhará terreno. Vários pais consideram Moisés, com as mãos estendidas, como uma figura de Cristo na cruz, sofrendo pela humanidade e obtendo uma vitória completa sobre o pecado e Satanás.

    Comentário de John Wesley

    E aconteceu que, quando Moisés levantou a mão, Israel prevaleceu; e quando ele deixou a mão, Amaleque prevaleceu.

    E quando Moisés segurou sua mão em oração (como o caldeu explica), Israel prevaleceu, mas quando largou a mão da oração, Amaleque prevaleceu – Para convencer Israel que a mão de Moisés (com quem eles estavam repreendendo agora) contribuíram mais para a segurança do que as próprias mãos; o sucesso aumenta e diminui, quando Moisés levanta ou abaixa a mão. A causa da igreja é geralmente mais ou menos bem-sucedida, de acordo com os amigos da igreja que são mais ou menos fervorosos em oração.

    Referências Cruzadas

    Salmos 56:9 – Os meus inimigos retrocederão, quando eu clamar por socorro. Com isso saberei que Deus está a meu favor.

    Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

    1 Timóteo 2:8 – Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

    Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *