Estudo de Gênesis 15:14 – Comentado e Explicado

Mas eu julgarei também o povo ao qual estiverem sujeitos, e sairão em seguida dessa terra com grandes riquezas.
Gênesis 15:14

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 15:14 . Julgarei Judege é um hebraísmo para punir: 2 Crônicas 20:12 . Hebreus 13: 4 . Também é usado no sentido contrário, de absolver, recompensar ou reparar erros, quando aplicado aos justos, Salmos 10:18 . A razão é evidente: Deus, o Justo Juiz, quando tenta justos e iníquos, pode-se dizer adequadamente que julga, seja no sentido de condenar ou absolver, como seu julgamento é, e sempre deve estar, perfeitamente correto.

Comentário de Adam Clarke

E também aquela nação, etc. – Quão notavelmente essa promessa foi cumprida, na redenção de Israel de sua escravidão, nas pragas e destruição dos egípcios, e na imensa riqueza que os israelitas trouxeram do Egito! Não existe uma promessa mais circunstancial ou literalmente cumprida nos escritos sagrados.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 15:14 . Julgarei Judege é um hebraísmo para punir: 2 Crônicas 20:12 . Hebreus 13: 4 . Também é usado no sentido contrário, de absolver, recompensar ou reparar erros, quando aplicado aos justos, Salmos 10:18 . A razão é evidente: Deus, o Justo Juiz, quando tenta justos e iníquos, pode-se dizer adequadamente que julga, seja no sentido de condenar ou absolver, como seu julgamento é, e sempre deve estar, perfeitamente correto.

Comentário de John Calvin

14. Também as nações a quem eles servem . Um consolo está agora subordinado, no qual esta é a primeira coisa, Deus testifica que ele será o vindicador de seu povo. Daí resulta que ele se encarregará da salvação daqueles a quem abraçou, e não permitirá que sejam assediados pelos ímpios e ímpios impunemente. E embora ele aqui anuncie expressamente que se vingará dos egípcios; todavia, todos os inimigos da Igreja estão expostos ao mesmo julgamento: assim como Moisés, em seu cântico, estende a todas as idades e nações a ameaça de que o Senhor exigirá punição por perseguições injustas. (377)

‘A vingança é minha, eu, ele diz, retribuirei’
( Deuteronômio 32:35 .)

Portanto, sempre que somos tratados com desumanidade por tiranos (o que é muito comum na Igreja), isso é nosso consolo, para que depois que nossa fé seja suficientemente provada ao carregar a cruz, Deus, a cujo prazer estamos assim. humilhado, ele próprio será o juiz, que retribuirá aos nossos inimigos a devida recompensa da crueldade que eles exercem agora. Embora agora exultem com alegria intoxicada, finalmente parecerá pelo próprio evento que nossas misérias são felizes, mas seus triunfos são miseráveis; porque Deus, que cuida de nós, é seu adversário. Mas lembremo-nos de que devemos ceder lugar à ira de Deus, como Paulo exorta, a fim de não sermos apressados ??de cabeça para buscar vingança. Também devemos dar lugar à esperança, para que ela possa nos sustentar quando oprimidos e gemendo sob o peso dos males. Julgar a nação significa a mesma coisa que convocá-la para julgamento, a fim de que Deus, quando há muito tempo repouse em silêncio, possa manifestar-se abertamente como juiz.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 15:14 . Aquela nação a quem eles servirão, até os egípcios, julgarei – Isso aponta para as pragas do Egito, pelas quais Deus não apenas obrigou os egípcios a libertar Israel, mas os puniu por todas as dificuldades que lhes haviam causado. A punição dos perseguidores é o julgamento deles; é uma coisa justa com Deus, e um ato particular de justiça, “recompensar tribulações àqueles que perturbam” seu povo.

Referências Cruzadas

Gênesis 46:1 – Israel partiu com tudo o que lhe pertencia. Ao chegar a Berseba, ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai.

Exodo 3:21 – “E farei que os egípcios tenham boa-vontade para com o povo, de modo que, quando vocês saírem, não sairão de mãos vazias.

Exodo 6:5 – E agora ouvi o lamento dos israelitas, a quem os egípcios mantêm escravos, e lembrei-me da minha aliança.

Exodo 7:1 – O Senhor lhe respondeu: “Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz.

Exodo 12:35 – Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas.

Exodo 14:31 – Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.

Deuteronômio 4:20 – A vocês, o Senhor tomou e os tirou da fornalha de fundir ferro, do Egito, para serem o povo de sua herança, como hoje se pode ver.

Deuteronômio 6:22 – O Senhor realizou, diante dos nossos olhos, sinais e maravilhas grandiosas e terríveis contra o Egito e contra o faraó e toda a sua família.

Deuteronômio 7:18 – Não tenham medo delas! Lembrem-se bem do que o Senhor, o seu Deus, fez ao faraó e a todo o Egito.

Deuteronômio 11:2 – Lembrem-se hoje de que não foram os seus filhos que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus, a sua majestade, a sua mão poderosa, o seu braço forte.

Josué 24:4 – e a Isaque dei Jacó e Esaú. A Esaú dei os montes de Seir, mas Jacó e seus filhos desceram para o Egito.

Josué 24:17 – Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos.

1 Samuel 12:8 – Depois que Jacó entrou no Egito, eles clamaram ao Senhor, e ele enviou Moisés e Arão para tirar seus antepassados do Egito e os estabelecer neste lugar.

Neemias 9:9 – “Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho.

Salmos 51:4 – Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.

Salmos 78:43 – do dia em que mostrou os seus prodígios no Egito, as suas maravilhas na região de Zoã,

Salmos 105:27 – por meio dos quais realizou os seus sinais miraculosos e as suas maravilhas na terra de Cam.

Salmos 105:37 – Ele tirou de lá Israel, que saiu cheio de prata e ouro. Não havia em suas tribos quem fraquejasse.

Salmos 135:9 – Ele realizou em pleno Egito sinais e maravilhas, contra o faraó e todos os seus conselheiros.

Salmos 135:14 – O Senhor defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *