Estudo de Gênesis 46:1 – Comentado e Explicado

Israel partiu com tudo o que lhe pertencia. Chegou a Bersabéia, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac.
Gênesis 46:1

Comentário de Albert Barnes

Jacó que chega a Beer-Seba é encorajado por uma revelação de Deus. Beer-Seba pode ser considerada a quarta cena da residência de Abraão na terra da promessa. “Sacrifícios oferecidos.” Ele reuniu das palavras do Senhor a Abraão Gênesis 15:13 , e a maneira pela qual os sonhos de José foram realizados nos eventos da Providência, de que sua família deveria descer ao Egito. Ele sentiu, portanto, que ao dar esse passo estava obedecendo à vontade do céu. Por isso, ele se aproxima de Deus em sacrifícios na antiga morada de Abraão e Isaque, antes de cruzar a fronteira para passar ao Egito. Nesta ocasião solene, Deus lhe aparece nas visões da noite. Ele se designa EL, o Poderoso, e o Deus de seu pai. O nome anterior o alegra com o pensamento de um protetor todo suficiente. Este último identifica o orador com o Deus de seu pai e, portanto, com o Deus da eternidade, da criação e da aliança. “Medo de não cair em Mizraim.” Isso implica tanto que era da vontade de Deus que ele descesse ao Egito, e que ele seria protegido lá. “Uma grande nação.”

Jacó agora tinha uma família numerosa, da qual não havia mais ninguém selecionado, mas todos foram incluídos na semente escolhida. Ele havia recebido a bênção e a injunção especiais para frutificar e multiplicar Gênesis 28: 3 ; Gênesis 35:11 . A família escolhida deve ser o começo da nação escolhida. “Eu irei contigo.” O “eu” é aqui enfático, pois também está na garantia de que ele o levará à plenitude do tempo do Egito. Se Israel, no processo de crescimento de uma família para uma nação, tivesse permanecido entre os kenaanitas, ele teria sido amalgamado com a nação por casamento e se conformado aos seus vícios. Ao se mudar para o Egito, ele é mantido à parte da influência desmoralizadora de uma nação cuja iniquidade se tornou tão grande que exigiu uma extirpação judicial Gênesis 15:16 . Ele também é impedido de afundar em um egípcio pelo fato de que um pastor, como ele era, é uma abominação para o Egito; por sua localização na relativamente alta terra de Goshen, que é uma terra de fronteira, não naturalmente, mas apenas politicamente, pertencente ao Egito; e pela redução de sua raça a um corpo de servos, com quem essa nação não condescenderia a se misturar. “José porá a mão sobre os teus olhos.” Seu filho há muito perdido estará presente para desempenhar os últimos ofícios a ele quando falecido.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 46: 1 . E Israel veio a Beer-Seba, etc. – Embora este estivesse a caminho de Hebrom, como ficava nas partes mais a sul de Canaã; no entanto, ele provavelmente fez a escolha, como Abraão e Isaque haviam consagrado o lugar, e recebeu respostas favoráveis ??de Deus. Veja cap. Gênesis 21:33 . Gênesis 26:23 , etc. Em sua devoção, ele tinha um olho em Deus como “o Deus de seu pai Isaac”, isto é, um Deus em aliança com ele; pois, por Isaac, o pacto lhe foi imposto. Ele “ofereceu sacrifícios”, sacrifícios extraordinários, além daqueles em seus tempos determinados. Esses sacrifícios foram oferecidos: 1. Como forma de agradecimento pela última abençoada mudança de rosto de sua família, pelas boas novas que recebeu sobre José e pelas esperanças de vê-lo. 2. A pedido da presença de Deus com ele em sua jornada pretendida. 3. A título de consulta. Jacó não iria até que ele pedisse permissão a Jeová.

Comentário de Adam Clarke

E veio a Beer-Seba – Este lugar parece ser mencionado, não apenas porque era o caminho de Hebrom, onde Jacó residia, para o Egito, para onde estava indo, mas porque era um lugar consagrado, um lugar onde Deus havia aparecido a Abraão, Gênesis 21:33 , e a Isaac, Gênesis 26:23 , e onde Jacó é encorajado a esperar uma manifestação da mesma bondade: ele escolhe, portanto, iniciar sua jornada com uma visita à casa de Deus; e quando ele estava entrando em uma terra estranha, ele acha certo renovar sua aliança com Deus por sacrifício. Existe um velho provérbio que se aplica fortemente a este caso: “Orações e provedores nunca atrapalham a jornada de ninguém. Quem quiser viajar com segurança deve levar Deus com ele.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 46: 1 . E Israel veio a Beer-Seba, etc. – Embora este estivesse a caminho de Hebrom, como ficava nas partes mais a sul de Canaã; no entanto, ele provavelmente fez a escolha, como Abraão e Isaque haviam consagrado o lugar, e recebeu respostas favoráveis ??de Deus. Veja cap. Gênesis 21:33 . Gênesis 26:23 , etc. Em sua devoção, ele tinha um olho em Deus como “o Deus de seu pai Isaac”, isto é, um Deus em aliança com ele; pois, por Isaac, o pacto lhe foi imposto. Ele “ofereceu sacrifícios”, sacrifícios extraordinários, além daqueles em seus tempos determinados. Esses sacrifícios foram oferecidos: 1. Como forma de agradecimento pela última abençoada mudança de rosto de sua família, pelas boas novas que recebeu sobre José e pelas esperanças de vê-lo. 2. A pedido da presença de Deus com ele em sua jornada pretendida. 3. A título de consulta. Jacó não iria até que ele pedisse permissão a Jeová.

Comentário de John Calvin

1. E Israel seguiu sua jornada . Como o homem santo é compelido a deixar a terra de Canaã e a ir a outro lugar, ele oferece, em sua partida, um sacrifício ao Senhor, com o objetivo de testemunhar que a aliança que Deus havia feito com seus pais foi confirmada e ratificada para ele mesmo. Pois, embora ele estivesse acostumado a se exercitar no culto externo a Deus, ainda havia uma razão especial para esse sacrifício. E, sem dúvida, ele tinha então uma necessidade peculiar de apoio, para que sua fé não falhasse; pois estava prestes a ser privado da herança prometida a ele e da vista daquela terra que era o tipo e o penhor do país celestial. . Não lhe ocorreu que ele até agora havia sido iludido com uma esperança vã? Portanto, renovando a memória da aliança divina, ele aplica um remédio adequado contra a queda da fé. Por esse motivo, ele oferece um sacrifício nos próprios limites daquela terra, como acabei de dizer; para que possamos saber que é algo mais que o normal. E ele apresenta esse culto ao Deus de seus pais, para testemunhar que, embora ele esteja partindo daquela terra para a qual Abraão havia sido chamado; ainda assim, ele não se afasta do Deus em cuja adoração ele havia sido educado. Era realmente uma prova notável de constância: quando expulso pela fome em outra região, para que ele nem sequer pudesse perambular na terra da qual ele era o senhor legítimo; ele ainda mantém, profundamente impressionado em sua mente, a esperança de seu direito oculto. Não foi sem sujeitar-se ao ódio que ele diferia abertamente de outras nações, adorando o Deus de seus pais. Mas que lucro havia em ter uma religião diferente de todas as outras? Vendo, então, que ele não se arrepende de ter adorado o Deus de seus pais, e que agora ele também persevera em medo e reverência por ele; deduzimos, portanto, quão profundamente ele estava enraizado na verdadeira piedade. Ao oferecer um sacrifício, ele aumenta sua própria força e faz profissão de sua fé; porque, embora a piedade não esteja ligada a símbolos externos, ele não negligenciará essas ajudas, cujo uso ele considerou ser, de maneira alguma, supérfluo.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 46: 1 . Israel chegou a Beer-Seba – Que lugar ele escolheu em lembrança da comunhão que seu pai e avô tiveram com Deus naquele lugar. E ofereceu sacrifícios – Ou seja, sacrifícios extraordinários, além daqueles que ele costumava oferecer em horários determinados; e isso ele fez, também para expressar sua gratidão pela preservação da vida de José e pelas muitas outras bênçãos que ele recebeu, como forma de súplica a Deus por sua direção nesse importante assunto, se ele poderia deixar a terra prometida. de Canaã e removê-lo para o país idólatra do Egito; e se sim, para que a proteção e as bênçãos divinas sejam concedidas a si e à família, tanto em sua jornada quanto no Egito.

Ao Deus de seu pai Isaac – a quem Isaac havia honrado e servido, e que constantemente providenciava e confirmava sua aliança com ele. Ele menciona Isaque em vez de Abraão, para mostrar que, embora Isaque fosse muito inferior a Abraão em dons e graça, Deus não era menos Isaac do que o Deus de Abraão e, portanto, seria seu Deus também, apesar de sua indignidade.

Comentário de John Wesley

E Israel partiu com tudo o que tinha, e chegou a Berseba e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque.

E Israel veio a Beer-Seba e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac – Ele escolheu aquele lugar em lembrança da comunhão que seu pai e seu avô tinham com Deus naquele lugar. Em sua devoção, ele tinha um olho em Deus como o Deus de seu pai Isaac, isto é, um Deus em aliança com ele, pois por Isaac a aliança era imposta a ele. Ele ofereceu sacrifícios, sacrifícios extraordinários, além daqueles em seus tempos determinados. Esses sacrifícios foram oferecidos: 1. A título de ação de graças pela mudança abençoada tardia do rosto de sua família, pelas boas novas que recebeu sobre José e pelas esperanças de vê-lo2. A pedido da presença de Deus com ele em sua jornada pretendida3. A título de consulta. Jacó não continuou até que ele pedisse a saída de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:4 – Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

Gênesis 8:20 – Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

Gênesis 12:8 – Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 21:14 – Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.

Gênesis 21:31 – Por isso aquele lugar foi chamado Berseba, porque ali os dois fizeram um juramento.

Gênesis 21:33 – Abraão, por sua vez, plantou uma tamargueira em Berseba e ali invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno.

Gênesis 22:13 – Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho.

Gênesis 26:22 – Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra”.

Gênesis 26:23 – Dali Isaque foi para Berseba.

Gênesis 26:25 – Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor. Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço.

Gênesis 28:10 – Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Gênesis 31:53 – Que o Deus de Abraão, o Deus de Naor, o Deus do pai deles, julgue entre nós”. Então Jacó fez um juramento em nome do Temor de seu pai Isaque.

Gênesis 33:20 – Ali edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel.

Gênesis 35:3 – Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado”.

Gênesis 35:7 – Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia do seu irmão.

1 Samuel 3:20 – Todo o Israel, de Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.

Jó 1:5 – Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó.

Jó 42:8 – Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *