Estudo de Hebreus 12:19 – Comentado e Explicado

som da trombeta e aquela voz tão terrível que os que a ouviram suplicaram que ela não lhes falasse mais.
Hebreus 12:19

Comentário de Albert Barnes

E a voz de uma trombeta – Êxodo 19:19 . O som da trombeta em meio à tempestade foi adequado para aumentar o terror da cena.

E a voz das palavras – falada por Deus; Êxodo 19:19 . É fácil conceber o que deve ter sido o espanto produzido por uma voz proferida no meio da tempestade, tão distinta a ponto de ser ouvida pelas centenas de milhares de Israel, quando o orador estava invisível.

Qual voz os que ouviram … – Êxodo 20: 18-19 . Foi tão terrível e avassalador que o povo orou sinceramente para que, se fossem abordados, fosse pela voz familiar de Moisés e não pela voz terrível da Deidade.

Comentário de E.W. Bullinger

som . Grego. ecos. Veja Atos 2: 2 .

palavras . Grego. rhema. Veja Marcos 9:32 .

tratado . Grego. paraiteomai. O mesmo que “recusar” em Hebreus 12:25 . Veja Lucas 14:18 (desculpe).

palavra . Grego. logotipos . App-121.

falado = adicionado.

Comentário de John Calvin

19. Os que ouviram pediram, etc. Esta é a segunda cláusula, na qual ele mostra que a Lei era muito diferente do Evangelho; pois quando foi promulgado, não havia nada além de terrores por todos os lados. Pois tudo o que lemos no décimo nono capítulo de Êxodo 19: 1 era desse tipo e pretendia mostrar ao povo que Deus havia ascendido a seu tribunal e se manifestado como um juiz rigoroso. Se por acaso um animal inocente se aproximasse, ele ordenou que fosse morto: quanto punição mais pesada aguardava pecadores que estavam conscientes de sua culpa, ou melhor, que sabiam que estavam condenados à morte eterna pela Lei? Mas o Evangelho não contém nada além de amor, desde que seja recebido pela fé. O que resta dizer é que você pode ler em 2 Coríntios 3: 1 da Segunda Epístola aos Coríntios.

Mas pelas palavras que o povo pediu, etc., não deve ser entendido que eles se recusaram a ouvir Deus, mas que oraram para não serem constrangidos a ouvir o próprio Deus falando; pois, pela interposição de Moisés, o medo deles foi um tanto atenuado. (264) No entanto, os intérpretes não sabem ao certo como é que o apóstolo atribui essas palavras a Moisés, eu tenho muito medo e tremor; pois em lugar algum lemos que eles foram expressos por Moisés. Mas a dificuldade pode ser facilmente removida, se considerarmos que Moisés falou assim em nome do povo, cujos pedidos como delegado ele trouxe a Deus. Era, então, a queixa comum de todo o povo; mas Moisés está incluído, quem foi, por assim dizer, o orador de todos eles. (265)

Comentário de John Wesley

E o som da trombeta e a voz das palavras; qual voz os que ouviram sugeriram que a palavra não lhes fosse mais falada:

O som de uma trombeta – formada, sem dúvida, pelo ministério dos anjos e preparatória para as palavras, ou seja, os dez mandamentos, proferidos em voz alta, Deuteronômio 5:22 .

Referências Cruzadas

Exodo 19:16 – Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.

Exodo 20:1 – E Deus falou todas estas palavras:

Exodo 20:18 – Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância

Exodo 20:22 – O Senhor disse a Moisés: “Diga o seguinte aos israelitas: Vocês viram por si mesmos que do céu lhes falei:

Deuteronômio 4:12 – Então o Senhor falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram as palavras, mas não viram forma alguma; apenas se ouvia a voz.

Deuteronômio 4:33 – Que povo ouviu a voz de Deus falando do meio do fogo, como vocês ouviram, e continua vivo?

Deuteronômio 5:3 – Não foi com os nossos antepassados que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que aqui hoje estamos vivos.

Deuteronômio 5:24 – E vocês disseram: “O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!

Deuteronômio 18:16 – Pois foi isso que pediram ao Senhor, ao seu Deus, em Horebe, no dia em que se reuniram, quando disseram: “Não queremos ouvir a voz do Senhor, do nosso Deus, nem ver o seu grande fogo, se não morreremos! “

1 Coríntios 15:52 – num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

1 Tessalonicenses 4:16 – Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *