Estudo de João 1:48 – Comentado e Explicado

Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira.
João 1:48

Comentário de Albert Barnes

De onde me conheces? Natanael ainda não estava familiarizado com a divindade de Cristo, e supunha que ele era um estranho para ele. Ao ouvi-lo expressar uma opinião favorável sobre ele, ele naturalmente perguntou por que meios ele tinha algum conhecimento dele. Sua consciência testemunhou a verdade do que Jesus disse que não tinha dolo, e estava ansioso para saber de onde havia aprendido seu caráter.

Antes disso, Filipe te chamou – Veja João 1:45 .

Quando você estava debaixo da figueira – É evidente que foi de algo que ocorreu debaixo da figueira que Jesus julgou seu caráter. O que foi não foi gravado. Não é improvável que Natanael estivesse acostumado a se retirar para a sombra de uma certa árvore, talvez em seu jardim ou em um bosque, para fins de meditação e oração. Os judeus tinham o hábito de selecionar esses lugares para devoção privada, e nessas cenas de quietude e aposentadoria há algo especialmente favorável à meditação e à oração. Nosso Salvador também adorou em tais lugares. Compare João 18: 2 ; 6:12 . Nesse local de aposentadoria, não é improvável que Natanael estivesse envolvido em devoção privada.

Eu vi você – é claro, a partir da narrativa, que Jesus não quis dizer que ele estava presente corporalmente com Natanael e o viu; mas ele conhecia seus pensamentos, desejos, sentimentos e desejos secretos. Nesse sentido, Natanael o entendeu. Podemos aprender:

1. que Jesus vê o que é feito em segredo e, portanto, é divino.

2.que ele nos vê quando pouco pensamos nisso.

3.que ele nos vê especialmente em nossas devoções particulares, ouve nossas orações e marca nossas meditações. E,

4.que ele julga nosso caráter principalmente por nossas devoções particulares. Esses são secretos; o mundo não os vê; e em nossos armários, mostramos o que somos. Como é que nos tornamos, portanto, que nossas orações e meditações secretas sejam sem “dolo” e hipocrisia, e como Jesus aprovará!

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu e disse . Idioma hebraico. Veja Deuteronômio 1:41 . App-122.

Antes . Grego. pró. App-104.

abaixo . Grego. hupo. App-104.

Comentário de John Calvin

48. De onde você conhece? Embora Cristo não pretendesse lisonjear ele, ele desejava ser ouvido por ele, a fim de elaborar uma nova pergunta, pela resposta à qual ele provaria ser o Filho de Deus. Tampouco é por uma boa razão que Natanael pergunta de onde Cristo o conheceu ; pois encontrar um homem com tanta retidão que é livre de todos os enganos é um caso incomum, e saber que essa pureza de coração pertence somente a Deus. A resposta de Cristo, no entanto, parece inadequada; pois, apesar de ter visto Natanael debaixo da figueira, não resulta daí que ele pudesse penetrar nos profundos segredos do coração. Mas há outra razão; pois, como pertence a Deus conhecer os homens quando eles não são vistos, também pertence a Ele ver o que não é visível aos olhos. Como Natanael sabia que Cristo não o via segundo a maneira dos homens, mas por um olhar verdadeiramente divino, isso poderia levá-lo a concluir que Cristo agora não falava como homem. A prova, portanto, é tirada de coisas que são da mesma classe; pois não menos pertence a Deus ver o que está além da nossa visão do que julgar a respeito da pureza de coração. Devemos também reunir desta passagem uma doutrina útil, de que quando não estamos pensando em Cristo, somos observados por ele; e é necessário que assim seja, para que ele nos traga de volta, quando tivermos saído do caminho certo.

Comentário de Adam Clarke

De onde me conheces? Ele ainda não estava familiarizado com a divindade de Cristo, não podia conceber que poderia procurar em seu coração e, portanto, pergunta como ele poderia adquirir esse conhecimento dele ou quem lhe havia dado esse caráter. É o conforto dos sinceros e retos que Deus conhece seus corações; e deve ser o terror dos enganadores e dos hipócritas, que seu falso trato seja sempre percebido pelo olho que tudo vê de Deus.

Debaixo da figueira – Provavelmente envolvido em oração com Deus, pelo rápido aparecimento da salvação de Israel; e a sombra dessa figueira talvez fosse o local de retiro comum para esse homem de pé. Não é uma figueira, mas t?? s???? , a figueira, uma particularmente distinta das outras. Existem muitas provas de que os coelhos judeus escolheram a sombra das árvores, e particularmente a figueira, para sentar e estudar embaixo. Veja muitos exemplos em Schoettgen. Quão verdadeiro é o ditado: Os olhos do Senhor estão por toda a terra, contemplando os maus e os bons! Onde quer que estejamos, seja lá o que for, que uma profunda convicção desta verdade repouse sobre nossos corações, Deus me vê!

Comentário de Thomas Coke

João 1:48 . De onde me conheces? “Eu sou um perfeito estrangeiro para você: como é que você pode ao mesmo tempo se comprometer a responder pela parte mais secreta do caráter de um estranho?” Jesus respondeu; “Não sou tão estranho ao teu caráter como está pronto para supor: nem o tomo apenas de um relato incerto: pois antes que Filipe te chamasse, quando você estava sozinho embaixo da figueira, eu te vi; e como Eu estava presente em espírito para observar o que passou naquela aposentadoria secreta; sei como você merece o testemunho que agora presto à sua integridade “. Veja a próxima nota.

Comentário de John Wesley

Natanael disse-lhe: De onde me conheces? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, quando você estava debaixo da figueira, eu te vi.

Debaixo da figueira eu te vi – Talvez em oração.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Mateus 6:6 – Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

João 2:25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

1 Coríntios 14:25 – e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: “Deus realmente está entre vocês! “

Apocalipse 2:18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *