Estudo de João 12:21 – Comentado e Explicado

Estes se aproximaram de Filipe {aquele de Betsaida da Galiléia} e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus.
João 12:21

Comentário de Albert Barnes

Betsaida da Galiléia – Veja as notas em João 1:44 .

Veria Jesus – É provável que a palavra “veja” aqui implique também um desejo de conversar com ele ou de ouvir sua doutrina sobre a natureza de seu reino. Eles haviam visto ou ouvido falar de sua entrada triunfal em Jerusalém e, por curiosidade ou desejo de serem instruídos, vieram e intercederam com seus discípulos para que pudessem vê-lo. Nisto não havia nada errado. Cristo fez da curiosidade de Zaqueu o meio de sua conversão, Lucas 19: 1-9 . Se desejamos encontrar o Salvador, devemos procurá-lo e tomar os meios adequados.

Comentário de E.W. Bullinger

Philip . . . de Betsaida . Veja App-141. Provavelmente esses gregos eram da Galiléia (App-169) e, como Philip usava um nome grego, tinha algum conhecimento com ele.

do. Grego. apo. App-104.

desejado = orou. Grego. erotao. App-134.

Senhor Grego. kurios. App-98.

veríamos = gostaríamos (grego. theta. App-102.) ver (grego. eidon. App-133.)

Comentário de John Calvin

21. Portanto, esses homens foram a Filipe. É uma indicação de reverência, que eles não se dirigem a Cristo, mas desejam obter acesso através de Filipe ; pois a reverência sempre gera modéstia. A inferência que os papistas extraem disso, de que devemos chamar os santos que partiram, (19) para que possam ser nossos advogados com Cristo e com o Pai, é tão ridícula que não precisa ser refutada. Os gregos se dirigem a Philip, enquanto ele está presente; e, ore, onde está a semelhança com aqueles que dirigem suas orações aos santos que partiram, dos quais eles estão separados? (20) Mas esses são os frutos da presunção humana, quando uma vez se permitiu ir além dos limites da palavra de Deus. A invocação dos santos foi imprudentemente fabricada pelos papistas a partir de seu próprio cérebro; e agora, a fim de se abrigar sob uma falsa pretensão emprestada da palavra de Deus, eles corrompem a Escritura, rasgam-na em pedaços e não escrevem para expô-la a provocações vergonhosas.

Comentário de Adam Clarke

O mesmo aconteceu com Filipe – alguns supõem que esses gentios eram da Fenícia ou da Síria, ou talvez habitantes de Decápolis, perto do lago de Gennesareth e Betsaida; e, portanto, eles se dirigiram a Filipe, que era da última cidade, e provavelmente conhecido por eles. O siríaco posterior os chama de arameus ou sírios. A Vulgata e várias cópias da Itala os chamam de gentios.

Senhor, veríamos Jesus – Ouvimos muito a respeito dele, e desejamos ver a pessoa de quem ouvimos coisas tão estranhas. A salvação final da alma geralmente se origina, sob Deus, em um princípio de simples curiosidade. Muitos apenas desejavam ver ou ouvir um homem que fala muito de Jesus, seus milagres e suas misericórdias; e na audição sentiram os poderes do mundo vindouro, e tornaram-se genuínos convertidos às verdades do Evangelho.

Comentário de Thomas Coke

João 12:21 . Nós veríamos Jesus. Essa transação parece ter ocorrido na semana da páscoa, quando Cristo ensinava diariamente no templo, mas se retirava para Betânia à noite com seus discípulos. De modo que, ao vê-lo, ?de??, mal pode significar ver sua pessoa, o que eles poderiam ter feito com o resto da multidão enquanto ele os ensinava; e, consequentemente, não havia motivo para eles se candidatarem a Filipe por essa conta, ou para ele informar André, e para eles novamente familiarizarem Jesus com esse pedido. No entanto, não é improvável, pelas circunstâncias da narrativa, que essa solicitação tenha sido feita no templo, após o encontro com Felipe ali; e que o que eles desejavam era uma admissão a Jesus de tal maneira, que o ouvisse perfeitamente, e fosse plenamente informado de sua doutrina. Não se diz expressamente se esse pedido foi concedido ou não; mas é muito razoável supor que fosse: pois, como não era o efeito de mera curiosidade, sempre que nosso Salvador se encontrava disposto a alguém para receber suas instruções, ele estava sempre pronto para incentivá-lo.

Comentário de John Wesley

O mesmo aconteceu com Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e o desejou, dizendo: Senhor, veríamos Jesus.

Estes vieram para Filipe de Betsaida na Galiléia – Talvez eles costumavam se hospedar lá, em sua jornada para Jerusalém. Ou eles podem acreditar, um galileu estaria mais pronto para servi-los aqui do que um judeu.

Senhor – Eles falaram com ele, como com quem eles estavam pouco familiarizados.

Veríamos Jesus – um pedido modesto. Mal podiam esperar que ele agora tivesse tempo para conversar com eles.

Referências Cruzadas

Mateus 2:2 – e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

Mateus 8:9 – Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”.

Mateus 12:19 – Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.

Mateus 15:22 – Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

Lucas 19:2 – Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.

João 1:36 – Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! “

João 1:43 – No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.

João 6:5 – Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer? “

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 14:8 – Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *