Estudo de João 13:37 – Comentado e Explicado

Pedro tornou a perguntar: Senhor, por que te não posso seguir agora? Darei a minha vida por ti!
João 13:37

Comentário de E.W. Bullinger

agora = agora mesmo. Grego. arti.

deitar , etc. Compare João 10:11 , João 10:15 ; João 15:13 . 1 João 3:16 .

vida . Grego. psuche. App-110.

por Tua causa = em nome de (grego. huper. App-104.) Ti.

Comentário de John Calvin

37. Por que não posso te seguir agora? Por estas palavras, Pedro declara que estava insatisfeito com a resposta de Cristo. Ele está ciente de que foi avisado de sua própria fraqueza, da qual conclui que é sua própria culpa que o impede de seguir a Cristo imediatamente; mas ele não está absolutamente convencido disso, pois a humanidade está naturalmente cheia de confiança em seu próprio valor. Essa expressão de Pedro mostra a opinião que recebemos desde o nascimento, ou seja, que atribuímos mais à nossa própria força do que deveríamos. A conseqüência é que aqueles que não podem fazer nada se arriscam a tentar tudo, sem implorar a assistência de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Por que não posso te seguir agora? Peter provavelmente pensou que nosso Senhor pretendia fazer uma longa jornada, que necessariamente o sujeitaria a muitos inconvenientes e fadiga; e ele se sentiu bastante disposto a segui-lo nessa suposta jornada, a todo o risco. Ele não viu razão, porque não viu o significado de nosso Senhor, por que não podia segui-lo agora.

Darei minha vida por tua causa – Pobre Peter! eras sincero, mas não conhecias a tua própria força. Você estava neste momento disposto a morrer, mas quando o tempo não foi capaz. Cristo deve primeiro morrer por Pedro, antes que Pedro possa morrer por ele. Que ninguém pense que pode fazer algo de bom, sem a assistência imediata de Deus. A negação de Pedro deve ser um aviso eterno para todas as pessoas autoconfiantes: embora haja sinceridade e boa vontade no fundo, ainda assim, no julgamento, elas não podem desempenhar o ofício que pertence ao poder de Deus. Deveríamos desejar, e depois buscar a Deus poder para executar: sem ele nada podemos fazer.

Referências Cruzadas

Mateus 26:31 – Então Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’.

Marcos 14:27 – Disse-lhes Jesus: “Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas’.

Lucas 22:31 – “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 21:13 – Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *