Estudo de João 19:1 – Comentado e Explicado

Pilatos mandou então flagelar Jesus.
João 19:1

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 27: 26-30 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus . App-98.

flagelado . Grego. mastigoo. Não é a mesma palavra que em Mateus 27:26 . Marcos 15:15 , que é phragelloo. Compare João 2:15 . Um papiro florentino de 85 dC contém o seguinte dirigido por um prefeito no Egito a um Phibion: “Você era digno de açoitar (…) mas eu te entrego ao povo”. Deissmann, Light, etc. 267

Comentário de John Calvin

1. Então Pilatos levou Jesus. Pilatos adere à sua intenção original; mas à antiga ignomínia ele acrescenta um segundo, esperando que, quando Cristo tiver sido açoitado, os judeus ficarão satisfeitos com esse leve castigo. Quando ele trabalha com tanto fervor e sem sucesso, devemos reconhecer nisso o decreto do Céu, pelo qual Cristo foi designado para a morte. No entanto, sua inocência é freqüentemente atestada pelo testemunho do juiz, a fim de garantir que ele estava livre de todo pecado e que ele foi substituído como culpado na sala de outros, e sofreu a punição por causa dos pecados dos outras. Vemos também em Pilatos um exemplo notável de uma consciência trêmula. Ele absolve Cristo com a boca e reconhece que não há culpa nele, e ainda inflige punição a ele, como se ele fosse culpado. Assim, aqueles que não têm tanta coragem a ponto de defender, com constância inabalável, o que é certo, devem ser levados de um lado para outro e levados a adotar opiniões opostas e conflitantes.

Todos nós condenamos Pilatos; e, no entanto, é vergonhoso relatar que existem tantos Pilates (157) no mundo que flagelam Cristo, não apenas em seus membros, mas também em sua doutrina. Há muitos que, com o objetivo de salvar a vida daqueles que são perseguidos por causa do Evangelho, os constrangem perversamente a negar a Cristo. O que é isso, senão expor Cristo ao ridículo, para que ele possa levar uma vida desonrosa? Outros selecionam e aprovam certas partes do Evangelho, e ainda rasgam todo o Evangelho. Eles acham que foram muito bem se corrigiram alguns abusos graves. Seria melhor que a doutrina fosse enterrada por um tempo, do que açoitada dessa maneira, pois surgiria novamente, apesar do diabo e dos tiranos; mas nada é mais difícil do que restaurá-lo à sua pureza depois de ter sido corrompido.

Comentário de Adam Clarke

Pilatos pegou Jesus e o açoitou – isto é, fez com que ele fosse açoitado: pois não podemos com Bede supor que ele o açoitou com sua própria mão.

Como nosso Senhor foi açoitado por ordem de Pilatos, é provável que ele tenha sido açoitado da maneira romana, que era muito mais severa do que a dos judeus. O último nunca deu mais de trinta e nove golpes; pois a lei proibia absolutamente o abuso de um homem, ou sua carne era cortada nesse castigo, Deuteronômio 25: 3 . O método comum de chicotear ou açoitar em alguns lugares, especialmente o de tipo militar, é uma desgraça para a nação onde é feito, para as leis e para a humanidade. Veja Mateus 27:26 , e a nota lá. Embora fosse habitual flagelar a pessoa a ser crucificada, parece que Pilatos tinha outro fim em vista, flagelando nosso Senhor. Ele esperava que isso tivesse satisfeito os judeus, e que ele poderia então ter dispensado Jesus. Isso aparece em Lucas 23:16 .

Comentário de Spurgeon

João 19: 1-3 . Então Pilatos tomou Jesus e o açoitou. E os soldados colocaram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça, e lhe puseram uma túnica roxa. E disse: Salve, rei dos judeus!

Assim como eles estavam reunidos para dizer “Ave Imperator” – “Ave-imperador” – imitando a palavra que eles aplicaram a César. e aplicando a Jesus em zombaria. “Rei dos judeus”, o maior desprezo foi jogado na última palavra “dos judeus”. Havia uma tradição geral de que deveria surgir entre os judeus um rei que subjugaria as nações, e os romanos brincavam com o próprio pensamento de que deveriam ser conquistados pelo líder de uma raça tão desprezada como os judeus, e assim disseram , “Rei dos judeus”.

João 19: 3-4 . E eles o feriram com as mãos. Pilatos, pois, saiu outra vez e disse-lhes: Eis que eu o trago a vós, para que saibais que nele não sinto falta.

Essa é a segunda vez que ele disse isso. Ele já havia declarado isso antes; no versículo 38 do capítulo anterior, lemos: “Não encontro nele nenhuma falha”. E agora novamente: “Para que saibais que não encontro nele falta.” “Então veio Jesus adiante” – você pode vê-lo descendo os degraus do corredor de Pilatos no mesmo pátio – “usando a coroa de espinhos e a túnica roxa. E Pilatos disse-lhes ”-“ Ecce Homo ”-“ eis o homem. ” Ele não o chama de rei; ele apenas lhe dá o título de homem. Como se dissesse: “Quão tolo você é pensar que existe algum perigo dele; olhe para ele com todo o seu sofrimento e vergonha. ”

João 19: 5-6 . Então Jesus veio, vestindo a coroa de espinhos e a túnica roxa. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem! Quando os chefes dos sacerdotes e os oficiais o viram, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Pilatos disse-lhes: Tomai-o e crucifico-o, porque eu não acho nele falta.

Essa é a terceira vez. Era bom que quem tivesse a mão principal no massacre do Cordeiro de Deus fizesse seu relato de que ele era “um Cordeiro sem defeito e sem mancha”; e, portanto, apto a ser apresentado em sacrifício diante de Deus. Pela terceira vez, ele o absolve. Os judeus responderam: “Temos uma lei” – pode não ser a sua lei – “e pela nossa lei ele deveria morrer porque se fez filho de Deus”. Isso é um reavivamento da acusação de blasfêmia que eles haviam trazido contra ele no palácio do sumo sacerdote.

João 19: 7-8 . Os judeus responderam: Temos uma lei, e pela nossa lei ele deve morrer, porque se fez o Filho de Deus. Quando Pilatos ouviu esse ditado, ficou com mais medo:

Isso mostra que ele estava com medo o tempo todo – o covarde – o covarde vacilante – e agora uma nova superstição toma conta dele. Ele acreditava, como romano em muitos deuses. “O que?” disse ele para si mesmo. “E se, afinal, eu estivesse torturando um Ser divino, um Deus que veio entre os homens à sua semelhança?”

João 19: 9-10 . E foi novamente para a sala de julgamento e disse a Jesus: De onde és? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe Pilatos: Não me falas? Você não sabe que eu odeio poder para te crucificar, e tenho poder para te libertar?

E ele tremeu de medo, “e foi novamente para o julgamento, salão”, levando seu prisioneiro com ele – você pode ver os dois sentados ali sozinhos – “e disse a Jesus: De onde você é? Diga-me agora, qual é o seu caráter, a sua origem, a sua posição? ‘Mas Jesus não lhe deu resposta. ” O dia da graça de Pilatos terminou; ele tivera a oportunidade, mas agora estava encerrado; não houve resposta. É uma coisa muito solene quando Deus não responde a um homem; quando um homem se volta para as Escrituras, mas não há resposta; quando ele vai ouvir a voz, mas não há voz do oráculo para ele; quando ele ainda dobra o joelho em oração, mas não recebe resposta. O silêncio do Cristo de Deus é muito terrível. “Então disse-lhe Pilatos”, com todo o orgulho de um romano em sua face: “Não me falas; não sabes que não tenho poder para te crucificar e poder para te libertar?”

João 19:11 . Jesus respondeu: Tu não poderias ter absolutamente nenhum poder contra mim, a não ser que fosse dado de cima; portanto, aquele que me entregou a ti tem maior pecado.

“Tu tens o poder de executar a sentença, que te foi emprestada do céu; mas quem me trouxe aqui e me acusou, Caifás, como representante dos judeus, tem maior pecado.” E então o Abençoado fechou os lábios, para nunca mais abri-los até a cruz. Desde então, “como uma ovelha diante dos seus tosquiadores”, ele é burro. Observe que, embora essa palavra seja a palavra do juiz que julga Pilatos, que julga os judeus, ainda há uma tensão da gentileza de seu caráter a respeito, pois embora ele virtualmente declare Pilatos culpado de grande pecado, ele diz há um maior e, embora não haja desculpas por Pilatos, ele o coloca com suavidade.

João 19:12 . E dali em diante Pilatos procurou libertá-lo, mas os judeus clamaram. dizendo: Se deixares este homem ir, não és amigo de César; todo aquele que se faz rei fala contra César.

Um dos Herodes colocou em suas moedas o nome “amigo de César”. e assim eles citaram o título que um de seus reis havia tomado, e disseram a Pilatos que ele não seria amigo de Tibério. Aqui estava um ponto dolorido com Pilatos; ele sabia que naquele momento Tibério estava sombrio e sombrio, pronto demais para pegar algo contra seus servos; e o homem por cuja influência Pilatos subira ao poder acabara de perder toda a influência na corte. Então ele temia que fosse sua desgraça e alta como governador se os judeus levassem uma acusação contra ele para Tibério. Portanto, ele tremeu.

João 19:13 . Quando Pilatos ouviu o que disse, ele trouxe Jesus adiante e sentou-se no tribunal em um lugar chamado Pavimento, mas no hebraico Gabbatha.

A forma usual do julgamento romano, ao ar livre, com um pavimento de pedra e um trono elevado.

João 19: 14-15 . E foi a preparação da páscoa, e por volta da sexta hora; e ele disse aos judeus: Eis aqui o teu rei! Mas eles clamaram: Fora com ele, fora com ele, crucifica-o. Pilatos disse-lhes: Devo crucificar seu rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei senão César.

“Para crucificar seu rei.” No amargo sarcasmo: “Você o chama de rei e pede que ele seja crucificado”. “Os principais sacerdotes responderam: ‘Não temos rei senão César.’” Em verdade, eles provaram a verdade dessa palavra: “O cetro não se apartará de Judá, nem o legislador entre seus pés até que Shiloh venha.” E aqui ele foi enviado, por Deus. Ele finalmente chegou, pois o cetro evidentemente partiu de Judá; e estes homens estão chorando: Não temos rei senão o monarca alienígena, o César que tudo vence.

João 19:16 . Então ele o entregou a eles para serem crucificados. E eles pegaram Jesus e o levaram embora.

Esta exposição consistia em leituras de João 1: 19-33 ; João 19: 1-16 .

Comentário de Spurgeon

João 19: 1 . Então Pilatos tomou Jesus e o açoitou.

Esse foi um dos mais terríveis castigos aos quais um homem poderia ser sentenciado. O flagelo romano não foi insignificante. Arrancou a carne trêmula do sofredor agonizado, pois foi construída com o propósito de fazê-lo. Geralmente era feito de tendões de bois, entrelaçados com os ossos das juntas de ovelhas e pequenas lascas de osso. Essa tortura nosso abençoado Salvador sofreu. Estas são as listras com as quais somos curados.

João 19: 2 . E os soldados colocaram uma coroa de espinhos, e a puseram na cabeça, e lhe puseram uma túnica roxa,

Zombaria foi misturada com crueldade. Eles poderiam ter feito dele uma coroa, mas certamente não precisaria ter sido um dos espinhos, a menos que eles pretendessem colocá-lo no máximo tormento que pudessem conceber. Por essa coroa de espinhos, nosso abençoado Senhor foi coroado rei da maldição, pois a terra foi amaldiçoada pelo pecado de Adão, e parte da sentença proferida por Deus no jardim do Éden foi: “Espinhos e cardos também lhe produzirão . ” Então, Cristo usava a marca da maldição que o pecado do homem trouxera sobre o mundo.

João 19: 3 . E disse: Salve, rei dos judeus! e eles o feriram com as mãos.

Essa foi a homenagem que o Filho de Deus recebeu dos homens; inofensivo e gentil, ele veio aqui sem outro propósito senão o de fazer o bem, e foi assim que a humanidade o tratou.

João 19: 4-5 . Pilatos, pois, saiu outra vez, e disse-lhes: Eis que eu o trago a vós, para que saibais que nele não sinto falta. Então Jesus veio, vestindo a coroa de espinhos e a túnica roxa. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem!

Houve uma visão de majestade na miséria antes ou depois? No entanto, ele não precisava suportar toda essa ignomínia, ele não era um monarca vencido incapaz de manter seus próprios direitos. Ele ainda estava “acima de tudo, Deus abençoou para sempre” e poderia ter ferido todos lá até a morte se quisesse fazê-lo. Mas ele era o Cordeiro da Páscoa de Deus, por isso sofreu humildemente.

João 19: 6-7 . Quando os chefes dos sacerdotes e os oficiais o viram, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Pilatos disse-lhes: Tomai-o e crucifico-o, porque eu não acho nele falta. Os judeus responderam. Temos uma lei e, pela nossa lei, ele deveria morrer, porque se fez o Filho de Deus.

Sem dúvida, eles entenderam que ele afirmava ser divino, e o fez. Eu ouvi alguns dizerem que ele era um homem bom, mas não Deus. Se ele não era Deus, certamente não era um homem bom, pois nenhum homem bom, que era apenas um homem, alegaria ser Deus ou levaria outros a acreditar que ele era divino. Se ele não era realmente divino, ele era um impostor; mas ele era divino e, portanto, nós o adoramos e o adoramos igualmente com o Pai e o Espírito.

João 19: 8-10 . Quando Pilatos ouviu esse ditado, ficou com mais medo; e foi novamente para a sala de julgamento, e disse a Jesus: De onde és? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe Pilatos: Não me falas? não sabes que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te libertar?

Pilatos fala como alguém excelente, mas quão desprezivelmente ele era, vacilante, covarde, incapaz de fazer o que sabia que era certo. Sua pobre vítima que estava diante dele tinha um caráter infinitamente maior do que ele.

João 19:11 . Jesus respondeu: Tu não poderias ter absolutamente nenhum poder contra mim, a não ser que fosse dado de cima; portanto, aquele que me entregou a ti tem maior pecado.

Cristo se referiu a Judas, e através dele aos judeus que conspiraram para matá-lo; mas que ternura era, por parte de Jesus, dar uma desculpa como se fosse para Pilatos! Ele era notável por inventar desculpas pelos culpados. Essa foi uma desculpa notável que ele pediu a seus assassinos: “Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que fazem”. Nunca houve outro coração tão terno como o dele; ele era tão gentil e gentil que toda a crueldade deles apenas o levou a sentir pena deles e a orar por eles.

João 19: 12-14 . E dali em diante Pilatos procurou libertá-lo; mas os judeus clamaram, dizendo: Se você deixar este homem ir, você não é amigo de César; quem se faz rei fala contra César. Quando Pilatos ouviu esse clamor, ele trouxe Jesus adiante e sentou-se no tribunal em um lugar chamado Pavimento, mas no hebraico Gabbatha. E foi a preparação da páscoa, e por volta da sexta hora; e ele disse aos judeus: Eis aqui o teu rei!

Que escárnio havia no uso deste título por Pilatos e, no entanto, quão verdadeiro era! Eles pediram que Cristo fosse morto, mas ele era o rei deles. A acusação deles era claramente falsa, e Pilatos os fez ver que sim.

João 19: 15-17 . Mas eles clamaram: Fora com ele, fora com ele, crucifica-o. Pilatos disse-lhes: Devo crucificar seu rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei senão César. Então ele o entregou a eles para serem crucificados. E eles tomaram Jesus e o levaram embora. E ele, portando sua cruz, saiu para um lugar chamado crânio, chamado no Gólgota hebraico:

Os escritores inspirados parecem se deleitar em nos dar os nomes hebraicos desses lugares notáveis ??que estão ligados às últimas agonias de Cristo, e ainda são muito preciosos para os cristãos, Getsêmani, Gabbatha, Gólgota, três nomes que nunca serão esquecidos pelos que foram redimidos com o precioso sangue de Cristo.

João 19:18 . Onde o crucificaram, e outros dois com ele, de um lado e Jesus no meio.

Como se mostrasse que eles o consideravam o pior dos três e, portanto, deram a ele – devo chamá-lo de lugar de principal desonra?

João 19: 19-20 . E Pilatos escreveu um título e o colocou na cruz. E a escrita era: JESUS ??DE NAZARETH, O REI DOS JUDEUS. Este título, em seguida, leu muitos judeus: o local onde Jesus foi crucificado estava perto da cidade e estava escrito em hebraico, grego e latim.

Para que todos os que se reuniram ao redor da cruz possam lê-la.

João 19: 21-22 . Então disseram os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevam: O rei dos judeus; mas que ele disse: eu sou rei dos judeus. Pilatos respondeu: O que eu escrevi, eu escrevi.

Ele poderia ser teimoso em relação a algumas coisas que mostram que ele tinha força de espírito se tivesse escolhido usá-lo; no entanto, ele foi espancado de um lado para o outro como uma peteca por esses homens maus e parecia não ter poder para resistir a eles.

João 19:23 . Então os soldados, quando crucificaram Jesus, levaram suas vestes.

Pois eles o haviam despido. Ele deve estar nu, porque o pecado nos deixa nus, e suas roupas devem ser uma cobertura para nós. Eles “pegaram suas vestes” –

João 19: 23-24 . E fez quatro partes, para cada soldado uma parte; e também seu casaco: agora o casaco estava sem costura, tecido de cima por toda parte. Disseram, pois, entre si: Não o rasgemos, mas lanceemos para ele, de quem será: para que a escritura se cumpra.

Eles não sabiam nada sobre essa profecia antiga, mas Deus ordenou que eles deveriam agir assim “para que as Escrituras fossem cumpridas” –

João 19:24 . O que diz: Eles separaram minha roupa entre eles, e para minha vestimenta lançaram sortes. Essas coisas, portanto, os soldados fizeram.

Sem dúvida, nos dados caiu o sangue de Cristo, mas eles ainda jogavam lá. Talvez não exista pecado que endureça tão efetivamente o coração como o do jogo; é um pecado com o qual os cristãos não devem ter nem mesmo a conexão relutante.

João 19: 25-30 . Agora, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, esposa de Cleofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e o discípulo ao lado de quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aqui teu filho! Então ele disse ao discípulo: Eis tua mãe! E a partir dessa hora esse discípulo a levou para sua própria casa. Depois disso, Jesus sabendo que todas as coisas estavam cumpridas agora, para que as escrituras fossem cumpridas, diz: Tenho sede. Agora estava posto um vaso cheio de vinagre; e encheram uma poça de vinagre, e a puseram no hissopo, e a puseram na boca. Quando Jesus, portanto, recebeu o vinagre, ele disse: Está consumado;

Consummatum est. “O trabalho é feito, a redenção é realizada; a salvação do meu povo está para sempre garantida. ”

João 19: 30-37 . E ele semeou a cabeça e desistiu do fantasma. Os judeus, portanto, porque era a preparação, que os corpos não permanecessem na cruz no dia do sábado (pois aquele dia do sábado era um dia alto), pediram a Pilatos que suas pernas pudessem ser quebradas e que fossem levadas. longe. Então vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro que foi crucificado com ele. Mas quando chegaram a Jesus e viram que ele já estava morto, não quebraram as pernas dele. Mas um dos soldados com uma lança perfurou o lado dele e imediatamente saiu sangue e água. E aquele que a viu nua, e a sua história é verdadeira; e ele sabe que diz a verdade, para que creiais. Pois estas coisas foram feitas, para que se cumprisse a escritura: Um osso dele não será quebrado. E outra vez diz outra escritura: Eles olharão para aquele a quem traspassaram.

Comentário de John Wesley

Mateus 27:26 ; Marcos 15:15 .

Referências Cruzadas

Salmos 129:3 – Passaram o arado em minhas costas e fizeram longos sulcos.

Isaías 50:6 – Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida.

Isaías 53:5 – Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Mateus 20:19 – e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará! “

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Mateus 27:26 – Então Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.

Marcos 10:33 – “Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios,

Marcos 15:15 – Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.

Lucas 18:33 – No terceiro dia ele ressuscitará”.

Lucas 23:16 – Portanto, eu o castigarei e depois o soltarei.

Lucas 23:23 – Eles, porém, pediam insistentemente, com fortes gritos, que ele fosse crucificado; e a gritaria prevaleceu.

Atos dos Apóstolos 16:22 – A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados.

Atos dos Apóstolos 22:24 – o comandante ordenou que Paulo fosse levado à fortaleza e fosse açoitado e interrogado, para saber por que o povo gritava daquela forma contra ele.

2 Coríntios 11:24 – Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.

Hebreus 11:36 – Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *