Estudo de João 4:38 – Comentado e Explicado

Enviei-vos a ceifar onde não tendes trabalhado; outros trabalharam, e vós entrastes nos seus trabalhos.
João 4:38

Comentário de Albert Barnes

Eu te enviei – Na comissão que lhe foi dada para pregar o evangelho. Você não trabalhou nem labutou na preparação do caminho para a grande colheita que agora deve ser colhida.

Outros homens trabalharam –

(1) Os profetas, que trabalharam por muito tempo para preparar o caminho para a vinda do Messias.

(2) os professores entre os judeus, que leram e explicaram a lei e ensinaram ao povo.

(3) João Batista, que veio preparar o caminho. E,

(4) O próprio Salvador, que por seu ministério pessoal ensinou as pessoas e as preparou para o sucesso que era assistir à pregação dos apóstolos.

Especialmente Jesus lançou os alicerces para a rápida e extensa propagação do evangelho. “Ele” viu comparativamente pouco fruto de seu ministério. Ele confinou seus trabalhos à Judéia, e mesmo lá ele estava ocupado em semear sementes que surgiram principalmente após sua morte. Com isso, podemos aprender:

1. Que o homem que é coroado de sucesso eminente não tem motivo para se “gabar” dos outros, assim como o homem que colhe um campo de trigo se vangloria do homem que o semeou. O trabalho de ambos é igualmente necessário, e o trabalho de ambos seria inútil se Deus não desse o aumento. Compare 1 Coríntios 3: 6 .

2) Não devemos ficar desanimados se não obtivermos sucesso imediato. O homem que semeia não fica desanimado porque não vê a colheita “imediatamente” surgir. Devemos semear nossa semente de manhã e à noite não devemos reter nossas mãos, pois não sabemos se prosperará, isto ou aquilo; e devemos sair trazendo sementes preciosas, embora “chorando”, sabendo que voltaremos a regozijar-nos, levando nossas roldanas conosco, Eclesiastes 11: 4 ; Salmo 126: 6 .

3) Toda parte do trabalho do ministério e do ensino dos homens é necessária, e devemos nos alegrar por termos a permissão de desempenhar qualquer parte, ainda que humilde, em levar os pecadores ao conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, 1 Coríntios 12:21. -24 .

Comentário de E.W. Bullinger

enviei. App-174.

Outros homens. Grego. Plural de allos.

trabalhei = trabalhei.

são inseridos = entraram.

deles : ie João Batista e o Senhor.

Comentário de John Wesley

Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhaste; outros homens trabalharam, e vós entrareis em seus trabalhos.

Eu – o Senhor de toda a colheita, vos enviei – Ele já os havia empregado no batismo, João 4: 2 .

Referências Cruzadas

2 Crônicas 36:15 – O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação.

Jeremias 44:4 – Dia após dia, eu lhes enviei meus servos, os profetas, que disseram: ‘Não façam essa abominação detestável! ’

Mateus 3:1 – Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

Mateus 4:23 – Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

Mateus 11:8 – Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.

João 1:7 – Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

Atos dos Apóstolos 4:32 – Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

Atos dos Apóstolos 5:14 – Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados,

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Atos dos Apóstolos 8:4 – Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem.

Atos dos Apóstolos 8:14 – Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

Atos dos Apóstolos 10:37 – Sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João pregou,

Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *