Estudo de Josue 10:14 – Comentado e Explicado

Não houve, nem antes nem depois, um dia como aquele, em que o Senhor tenha obedecido à voz de um homem, porque o Senhor combatia por Israel.
Josue 10:14

Comentário de Thomas Coke

Ver. 14. E não houve dia como aquele, etc. Alguns dizem que durou trinta e seis horas: outros pensam que o autor sagrado apenas quer dizer que nenhum outro dia foi visto em que o curso dos planetas foi preso. a oração de um mortal. Amama fez uma coleção completa das várias opiniões dos críticos sobre o assunto. Veja Anti-barbaro Biblico. lib. 3: p. 381, & c.

Pois o Senhor lutou por Israel Nomeadamente, causando uma queda extraordinária sobre seus inimigos; parando o sol, para lhes dar tempo de conquista; dando-lhes força para perseguir os reis confederados; e preservando-os dos golpes daquela terrível chuva que caiu sobre os profanados amorreus.

REFLEXÕES.— Após a tomada de Ai, o exército parece ter descansado um pouco em Gilgal, e agora é despertado para a ação pelo ataque feito a seus aliados; em que os cananeus são agressores, a justiça de sua ruína é mais evidente, enquanto por sua confederação eles foram reunidos para um consumo mais rápido pela espada de Israel.

1. Josué, animado pelo encorajamento divino, prepara-se para socorrer os gibeonitas trêmulos. Eles não precisam temer quem tem Deus com eles, e promessas infalíveis para sua segurança. 2. Ele passa a noite toda com um corpo seleto de homens valentes, a fim de mostrar sua prontidão para ajudar seus amigos e inesperadamente para surpreender seus inimigos. Nota; (1) Na guerra, uma marcha expedita bem julgada está entre as principais provas de generalismo. (2.) Aqueles que serviriam ao Senhor Jesus devem segui-lo noite e dia, e parar sem nenhum esforço que ele possa chamá-los a suportar. Aos poucos, seus trabalhos terminarão, e eles descansarão em eterna paz ininterrupta. 3. Interposição maravilhosa de Deus. Embora ele possa tê-los destruído pela espada em batalha, ele escolhe imediatamente manifestar seu poder, para que Israel saiba a quem eles são devedores da vitória, e seus inimigos sejam sensatos contra quem eles se levantam. Deus os desconcertou, colocou terror em seus espíritos e os entregou ao matadouro como ovelhas; e do céu, em sua fuga, lançaram pedras de granizo desse tamanho, que mataram mais do que caíram pela espada. Nota; Sobre os ímpios ele logo choverá uma saraivada mais terrível, Apocalipse 16:21 e julgamentos piores que a própria morte os ultrapassarão; sob o qual os homens desejam morrer, e a morte foge deles. 4. oração de Josué. Temendo agora que a escuridão cubra a fuga de seus inimigos e movido por impulso divino para fazer esse pedido estranho, ele implora que Deus retenha os movimentos dos corpos celestes (quanto a nós eles parecem se mover) ou melhor, o revolução deste globo terrestre, que, prolongando a luz do dia, eles podem se vingar de seus inimigos; e estando sob a influência da fé milagrosa, aos ouvidos de Israel, ele ordena que o sol fique parado agora em Gibeon, no oeste, e a lua nascente repouse no vale de Ajalon. 5. Deus o ouve e responde: o sol, preso em sua descida íngreme, não precisa descer, nem a lua nascente a avançar, durante o espaço de um dia inteiro. Nunca houve um dia antes ou depois: mas Deus lutou por Israel; portanto, ele concedeu a oração do capitão de Israel. Nota; (1) Grande é o poder da oração fervorosa eficaz. (2.) Quando Deus desperta um espírito de súplica, é um sinal claro de sua intenção de atender aos pedidos que Ele nos ensina a fazer. (3) Deus aparecerá para o conforto de seu povo e a confusão de seus inimigos; e, se necessário, toda a natureza se envolverá em sua disputa. (4.) Quando os inimigos de Israel receberem sua derrota final, no aparecimento de nosso grande Deus e Salvador no dia do julgamento e na perdição de homens ímpios, então nosso sol não se põe mais, nem nossa lua se retira para sempre. .

Veja o comentário em Josué 10:12

Comentário de Adam Clarke

that – There was no period of time in which the sun was kept so long above the horizon as on that occasion. E não houve dia como esse – Não houve período de tempo em que o sol fosse mantido por tanto tempo acima do horizonte como naquela ocasião. Alguns estudiosos supuseram que a fábula de Phaeton foi fundada sobre esse fato histórico. A fábula pode ser vista com toda a elegância do embelezamento poético no início do segundo livro das Metamorfoses de Ovídio; mas confesso que não vejo nada na cópia pretendida que possa justificar a opinião acima.

Comentário de John Wesley

E não houve dia assim antes ou depois dela que o Senhor ouviu a voz de um homem; porque o Senhor lutou por Israel.

Nenhum dia como esse – Nomeadamente, naquelas partes do mundo em que ele aqui fala, é inútil, portanto, essa objeção, de que os dias estão mais próximos dos pólos norte e sul, onde são constantemente mais longos em determinadas estações, e que pelo ordem da natureza; considerando que a duração deste dia foi puramente contingente e concedida por Deus em resposta à oração de Josué.

O Senhor deu ouvidos a um homem – Nomeadamente, de maneira a alterar o curso da natureza e dos corpos celestes, para que um homem tivesse mais tempo para perseguir e destruir seus inimigos.

O Senhor lutou – Isso é acrescentado como a razão pela qual Deus estava tão pronto para responder à petição de Josué, porque ele estava decidido a lutar por Israel, e isso de uma maneira mais que comum. Mas esse milagre estupendo foi planejado para algo mais, do que dar a Israel luz para destruir os cananeus. Foi planejado para convencer e confundir os idólatras, que adoravam o sol e a lua, demonstrando que eles também estavam sujeitos ao comando do Deus de Israel: como também significando que nos últimos dias, quando o mundo estava coberto com as trevas, o sol da justiça, mesmo o nosso Josué, deveria surgir e ser a verdadeira luz do mundo. Ao que podemos acrescentar, que quando Cristo venceu nossos inimigos na cruz, o milagre realizado no sol foi o inverso disso. Foi então escurecido, como se estivesse caindo ao meio-dia. Pois Cristo não precisava da luz do sol para completar sua vitória: então ele fez das trevas seu pavilhão.

Comentário de John Calvin

14. E não houve dia assim, etc. Lemos em Isaías e na História Sagrada, que o curso do sol foi posteriormente alterado como um favor ao rei Ezequias. ( Isaías 38: 5 ) Para garantir a ele que sua vida ainda seria prolongada por quinze anos, a sombra do sol foi retrocedida mais de dez graus em que havia se posto. Portanto, não é absolutamente negado que algo semelhante já tenha sido concedido a qualquer outra pessoa, mas o milagre é exaltado como singular. A tradução da palavra by, por obedecida, como adotada por alguns, rejeito por ser muito dura. Pois, embora seja dito nos Salmos 145: 18 , que o Senhor faz de acordo com o desejo de seus servos, que pode ser considerado equivalente à obediência, é melhor evitar qualquer coisa que pareça dar um cargo subordinado a Deus. (98) Simplesmente, portanto, é louvada a excelência do milagre, como nada como havia sido visto antes ou depois. A segunda cláusula do versículo celebra a bondade e a condescendência de Deus ao ouvir Josué, bem como seu favor paterno em relação ao povo, por quem se diz que ele lutou.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 1:30 – O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, como fez no Egito, diante de seus próprios olhos.

Josué 10:42 – Também subjugou todos esses reis e conquistou suas terras numa única campanha, pois o Senhor, o Deus de Israel, lutou por Israel.

Josué 23:3 – Vocês mesmos viram tudo o que o Senhor, o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor, o seu Deus, que lutou por vocês.

2 Reis 20:10 – Disse Ezequias: “Como é fácil a sombra avançar dez degraus, prefiro que ela recue dez degraus”.

Isaías 38:8 – Farei a sombra do sol retroceder os dez degraus que ela já cobriu na escadaria de Acaz’ “. E a luz do sol retrocedeu os dez degraus que tinha avançado.

Zacarias 4:6 – “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 21:21 – Jesus respondeu: “Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.

Marcos 11:22 – Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus.

Lucas 17:6 – Ele respondeu: “Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *