Estudo de Juízes 6:24 – Comentado e Explicado

Gedeão edificou ali um altar ao Senhor e chamou-o Javé-Chalom. Esse altar existe ainda hoje em Efra de Abieser.
Juízes 6:24

Comentário de Albert Barnes

Gideão nomear o altar que ele construiu, em comemoração às palavras de paz ditas pelo anjo, é muito semelhante ao que lemos de Abraão Gênesis 22:14 e de Moisés ( Êxodo 17:15 , quando ele nomeou o altar Jeová- nissi).

Comentário de Thomas Coke

Juízes 6:24 . Gideão construiu um altar Sobre a rocha onde esse milagre aconteceu. Este altar não era para sacrifício, o que seria diretamente contrário à lei; mas como um memorial da visão com a qual Deus o favoreceu e do milagre com o qual foi acompanhado. E ele chamou Jeová-shalom; isto é, o Senhor enviou paz. Até o dia de hoje, significa que estava restante quando este livro dos juízes foi escrito; isto é, provavelmente, até a época de Samuel. Veja Thesaur. Philolog. tom. 1: p. 418

REFLEXÕES.— Enquanto Deus deixa o povo refletir sobre a mensagem que ele lhes enviou, ele começa a interpor-se para a libertação deles pela mão de Gideão. Para ele, o anjo da aliança eterna, o Senhor Jesus Cristo, apareceu em forma humana, enquanto debulhava o trigo pela prensa, para escondê-lo dos midianitas; pois tal era a angústia a que foram reduzidos, que o próprio pão que comiam deve ser secretado. Nota; Quando nosso caso parece mais desesperado, então é o tempo que Deus escolhe para glorificar seu poder em nos salvar. Vamos ver o que aconteceu entre o anjo do Senhor e Gideão. 1. O anjo o considera com uma saudação muito confortável, o Senhor está contigo, homem valente. Provavelmente, em meditação triste sobre as mágoas de Israel e ejaculações fervorosas por ajuda rápida, Gideão estava levantando seu coração para Deus, e agora ele é atendido; esse visitante inesperado garante a presença de Deus com ele. Nota; Por mais abençoados que possamos ser com dons naturais, a menos que Deus esteja conosco, nós os possuímos em vão. Sem ele, os valentes são fracos, e os poderosos logo são abatidos.

2. Gideão, concedendo suas visões melancólicas da dura opressão que seu povo agora sofria, duvida da verdade da mensagem e parece questionar os milagres anteriores que foram registrados; porque, por um tempo, como punição justa por seus pecados, Deus os deixou sob o poder de Midiã. Nota; (1) Às vezes é difícil conciliar experiências aflitivas com grandes e ilusórias promessas, e não dizer: “Se isso é verdade, por que sou assim?” (2.) Não devemos questionar a verdade dos milagres do passado, porque eles ainda não foram realizados.

3. O Senhor responde às suas dúvidas, dando-lhe ordens para realizar a libertação do povo das mãos dos midianitas. Com um olhar de complacência, e com uma solenidade que agregou peso à sua palavra, Ele, que pode qualificá-lo para o serviço, manda-o embora e garante-lhe sucesso. Jeová fala; deixe Gideão ouvir e acreditar. Nota; (1.) É obra do Senhor, por si só, preparar-nos para o que ele ordena. (2) Nada inspira o coração com tanta seriedade para lutar contra nossos inimigos espirituais, como a garantia de que seremos finalmente mais do que vencedores.

4. Gideão não recebe homens nem dinheiro para apoiar uma guerra contra os midianitas; sua família reduzida, e ele próprio insignificante, ele hesita no comando e, por desconfiança de Deus, ou por uma modéstia modesta de si mesmo, expressa sua apreensão por sua incapacidade para tal empreendimento. Nota; 1. Quem é pouco aos seus olhos, Deus se deleita em exaltar. (2.) Quando encontrarmos nossa própria fraqueza, e a espalharmos em oração diante de Deus, então, como Gideão, por fraqueza, seremos fortalecidos.

5. Deus não pode nos dar maior confirmação do que sua palavra de promessa. Portanto, ele repete, para satisfação de Gideão, com uma solene afirmação: Certamente estarei contigo; e então sua pobreza, ou sua falta de ajuda humana, não impedirá sua vitória completa sobre o exército de Midiã. Nota; Se Deus é por nós, não tem importância quem está contra nós; o dia é nosso.

6. Como a comissão foi extraordinária, para satisfação dele e de outros, ele pede um sinal, como garantia da verdade do que lhe foi dito; e implora a ele que fique enquanto ele lhe envia um refresco e o trata como um mensageiro de Deus. O anjo consente em ficar; a refeição simples é fornecida rapidamente, e Gideon volta com ela da casa de seu pai. Nota; (1.) Aqueles que seguem o conforto da comunhão com Deus, ou da comunhão com seus santos, conseguirão prolongar a visita. (2) Os cristãos devem usar a hospitalidade e partir o pão com alegria para os famintos. (3) Os que derem apenas um copo de água fria em relação a Deus, de modo algum perderão sua recompensa.

7. Em vez de espalhar a mesa para o repasto, esse estrangeiro divino ordena que ele ponha a carne em uma pedra perto deles e despeje o caldo sobre ela. Gideão sem hesitação obedece; quando, eis! o sinal que ele pediu aparece: o anjo, que parecia um viajante, com sua equipe gentilmente tocou a provisão como estava, quando instantaneamente o fogo explode e consome a oferta; e então Jeová desaparece, deixando Gideão a evidência mais forte da verdade do que ele havia lhe dito.

8. Gideão, embora um homem de valor, e embora de todas as circunstâncias ele possa concluir o desígnio gracioso de tudo o que tinha visto e ouvido, treme ao pensar em ter visto o anjo do Senhor; e, como Jacó antes e Manoá depois, teme que ele morra.

9. O Senhor silencia seus medos com uma voz audível: embora não pudesse vê-lo, podia ouvi-lo dizer: Não morrerás, não temas. Nota; Embora toda mensagem do mundo dos espíritos faça justamente o homem, como pecador, tremer; todavia, quando pela fé nossos corações repousam nas promessas de Deus, desde então nada temos a temer, mas tudo a esperar.

Por fim, Gideão ergue um altar nesta rocha para um memorial e o chama muito bem de Jeová-Shalom; pois o Senhor lhe falara paz quando estava perturbado, trouxera uma mensagem de paz para seus irmãos aflitos e daria a ele paz de todos os seus inimigos ao redor. Nota; Aqueles que têm Deus em paz com eles são realmente felizes, obrigados a erguer o altar agradecido e oferecer a ele os sacrifícios de louvor interminável.

Comentário de E.W. Bullinger

Jeová-shalom. Jeová dá paz. Um dos títulos de Jeová. Veja App-4.

Comentário de Adam Clarke

it Jehovah-shalom – The words ???? ???? Yehovah shalom signify The Lord is my peace, or The peace of Jehovah; Gideão construiu um altare chamou Jeová-shalom – As palavras ???? ???? Yehová shalom significam que o Senhor é a minha paz, ou a paz de Jeová; e este nome ele deu ao altar, em referência ao que Deus havia dito: Juízes 6:23 : Paz seja contigo; ?? ???? shalom lecha : “Paz contigo”; o que implicava não apenas um desejo, mas uma previsão da questão próspera da empresa na qual ele estava prestes a se envolver. É provável que este seja o altar mencionado em Juízes 6:26 , e é mencionado aqui apenas por antecipação.

Comentário de John Wesley

Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou Jeová-Salom; até hoje ainda está em Ofra dos abiezritas.

– No topo da rocha, como é evidente no versículo 26, onde o que aqui é expresso apenas em geral, é mais particularmente descrito.

Jeová-shalom – Ou seja, a paz do Senhor; o sinal ou testemunha da paz que Deus fala para mim e para o seu povo; ou o lugar onde ele me falou de paz, quando eu não esperava nada além de destruição.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:14 – Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.

Gênesis 33:20 – Ali edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel.

Exodo 17:15 – Moisés construiu um altar e chamou-lhe “o Senhor é minha bandeira”.

Josué 22:10 – Quando chegaram a Gelilote, perto do Jordão, em Canaã, as tribos de Rúben, de Gade e a metade da tribo de Manassés construíram um imponente altar ali, junto ao Jordão.

Josué 22:26 – “É por isso que resolvemos construir um altar, não para holocaustos ou sacrifícios,

Juízes 8:32 – Gideão, filho de Joás, morreu em idade avançada e foi sepultado no túmulo de seu pai, Joás, em Ofra dos abiezritas.

Juízes 21:4 – Na manhã do dia seguinte o povo se levantou cedo, construiu um altar e apresentou holocaustos e ofertas de comunhão.

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Jeremias 33:16 – Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’.

Ezequiel 48:35 – “A distância total ao redor será de nove quilômetros. E daquele momento em diante, o nome da cidade será: O SENHOR ESTÁ AQUI. “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *