Estudo de Lucas 10:26 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?
Lucas 10:26

Comentário de Albert Barnes

O que está escrito … – Jesus o referiu à “lei” como uma regra segura e perguntou o que foi dito lá. O advogado tentava sem dúvida justificar-se obedecendo à lei. Ele confiava em suas próprias obras. Para tirá-lo daquele lugar – para fazê-lo sentir que era um fundamento inseguro, Jesus mostrou a ele o que a lei “exigia” e, assim, mostrou a ele que ele precisava de uma justiça melhor que a sua. Esse é o uso adequado da lei. Ao nos compararmos com “isso”, vemos nossos próprios defeitos e, portanto, estamos preparados para receber uma justiça melhor que a nossa – a do Senhor Jesus Cristo. Assim, a lei se torna um professor para nos levar a ele, Gálatas 3:24 .

Comentário de E.W. Bullinger

O que está escrito . . . ? = O que está escrito? Veja App-143.

a lei. Veja nota em Mateus 5:17 e App-117

Comentário de John Calvin

10:26 . O que está escrito na lei? Ele recebe de Cristo uma resposta diferente do que ele esperava. E, de fato, nenhuma outra regra de uma vida santa e justa foi prescrita por Cristo além do que havia sido estabelecido pela Lei de Moisés; pois o amor perfeito de Deus e de nossos vizinhos compreende a máxima perfeição da justiça. No entanto, deve-se observar que Cristo fala aqui sobre obter a salvação, de acordo com a pergunta que lhe foi colocada; pois ele não ensina absolutamente, como em outras passagens, como os homens podem chegar à vida eterna, mas como devem viver, a fim de serem considerados justos aos olhos de Deus. Agora, é certo que na Lei é prescrita aos homens uma regra pela qual eles devem regular sua vida, de modo a obter a salvação aos olhos de Deus. Que a Lei não pode fazer outra coisa senão condenar, e, portanto, é chamada de doutrina da morte, e é dita por Paulo para aumentar as transgressões ( Romanos 7:13 ), não surge de nenhuma falha de sua doutrina, mas porque é impossível para ela. para executar o que ele ordena. Portanto, embora nenhum homem seja justificado pela lei, a própria lei contém a mais alta justiça, porque não oferece falsamente salvação aos seus seguidores, se alguém observa completamente tudo o que ordena. (72) Também não devemos considerar isso como uma maneira estranha de ensinar, que Deus primeiro exige a justiça das obras, e depois oferece uma justiça gratuita sem obras; pois é necessário que os homens sejam convencidos de sua justa condenação, para que possam se entregar à misericórdia de Deus. Conseqüentemente, Paulo ( Romanos 10: 5 ) compara os dois tipos de justiça, a fim de nos informar que a razão pela qual somos livremente justificados por Deus é que não temos nossa própria justiça. Agora, Cristo nesta resposta acomodou-se ao advogado e atendeu à natureza de sua pergunta; pois ele não perguntou como a salvação deve ser buscada, mas com que obras ela deve ser obtida.

Referências Cruzadas

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:14 – Pois se os que vivem pela lei são herdeiros, a fé não tem valor, e a promessa é inútil;

Romanos 10:5 – Moisés descreve desta forma a justiça que vem da lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.

Gálatas 3:12 – A lei não é baseada na fé; pelo contrário, “quem praticar estas coisas, por elas viverá”.

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *