Estudo de Gálatas 3:12 – Comentado e Explicado

Ora, a lei não provém da fé e sim {do cumprimento}: quem observar estes preceitos viverá por eles {Lv 18,5}.
Gálatas 3:12

Comentário de E.W. Bullinger

O homem App-, mas os textos dizem “He” . Esta citação é de Levítico 18: 5 .

Comentário de John Calvin

12. E a lei não é de fé . A lei evidentemente não é contrária à fé; caso contrário, Deus seria diferente de si mesmo; mas devemos retornar a um princípio já observado, de que a linguagem de Paulo é modificada pelo aspecto atual do caso. A contradição entre a lei e a fé está na questão da justificação. Você mais facilmente unirá fogo e água, do que reconciliar essas duas afirmações: que os homens são justificados pela fé e que são justificados pela lei. “A lei não é da fé;” isto é, tem um método de justificar um homem que está totalmente em desacordo com a fé.

Mas o homem que deve fazer essas coisas. A diferença reside nisso, que o homem, quando cumpre a lei, é considerado justo por uma justiça legal, que ele prova por uma citação de Moisés. ( Levítico 18: 5. ) Agora, qual é a justiça da fé? Ele define na Epístola aos Romanos,

Se confessares com a tua boca o Senhor Jesus e crer no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos,
serás salvo. ( Romanos 10: 9. )

E, no entanto, não decorre disso que a fé seja inativa ou que liberte os crentes das boas obras. Pois a questão atual não é se os crentes devem manter a lei o mais longe possível (o que está além de qualquer dúvida), mas se eles podem obter a justiça pelas obras, o que é impossível. Mas como Deus promete vida aos que praticam a lei, por que Paulo afirma que eles não são justos? A resposta a essa objeção é fácil. Não há justos pelas obras da lei, porque não há quem faça essas obras. Admitimos que os que praticam a lei, se houver, são justos; mas, como esse é um acordo condicional, todos são excluídos da vida, porque nenhum homem realiza a justiça que deveria. Devemos ter em memória o que já afirmei, que fazer a lei não é obedecê-la em parte, mas cumprir tudo o que pertence à justiça; e todos estão à maior distância dessa perfeição.

Comentário de Adam Clarke

E a lei não é de fé – não promete perdão para acreditar, mas exige obediência. Não é, o que você acredita? mas o que você fez? O homem que os pratica perfeitamente, em todos os momentos e em todos os lugares, viverá neles; mas se, de qualquer forma, ele falhar, ele perde a vida. Veja as notas em Romanos 1:17 , etc.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3:12 . E a lei não é de fé: Como o Apóstolo mostra aqui, que não havia como obter vida pela lei, sem uma obediência imaculada; a fé, usada aqui em oposição a ela, deve significar uma firme crença na promessa de Deus, e agir de acordo com ela, em uma dependência de Cristo somente para justiça e salvação; que é o caminho da justificação e salvação revelada pelo evangelho.

Comentário de John Wesley

E a lei não é de fé; antes, o homem que os pratica viverá neles.

E a lei não é de fé – mas completamente oposta a ela: não diz, creia; mas faça. Levítico 18: 5

Referências Cruzadas

Levítico 18:5 – Obedeçam aos meus decretos e ordenanças, pois o homem que os praticar viverá por eles. Eu sou o Senhor.

Neemias 9:29 – “Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.

Ezequiel 20:11 – Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer viverá por elas.

Ezequiel 20:13 – ” ‘Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.

Mateus 19:17 – Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

Lucas 10:25 – Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? “

Romanos 4:4 – Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

Romanos 4:14 – Pois se os que vivem pela lei são herdeiros, a fé não tem valor, e a promessa é inútil;

Romanos 4:16 – Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Romanos 10:5 – Moisés descreve desta forma a justiça que vem da lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *