Estudo de Levítico 18:5 – Comentado e Explicado

Observareis meus preceitos e minhas leis: o homem que o observar viverá por eles. Eu sou o Senhor.
Levítico 18:5

Comentário de Albert Barnes

Se um homem guarda os “estatutos” (isto é, as ordenanças de Levítico 18: 4 ) e os “julgamentos” da lei divina, ele não deve ser “separado do seu povo” (compare Levítico 18:29 ), obterá verdadeiras vida, a vida que o conecta ao Senhor por meio de sua obediência. Veja a referência da margem e Lucas 10:28 ; Romanos 10: 5 ; Gálatas 3:12 .

Comentário de Thomas Coke

Levítico 18: 5 . Que se um homem viver, ele viverá nelas Que o sentido primário dessas palavras se refere à vida e prosperidade temporal que Deus prometeu aos judeus como conseqüência de sua obediência, não há dúvida; ver Deuteronômio 30: 15-16 ; Deuteronômio 32:47 comparado com Provérbios 3: 2 ; Provérbios 3:35 . Que eles tenham um sentido secundário de uma importância subliminar, referente à vida espiritual, também não pode haver dúvidas entre aqueles que consideram de que maneira eles são usados ??no Novo Testamento. Ver Mateus 18: 8-9 ; Mateus 19:17 . 10:28 . Romanos 10: 5 ; Romanos 10:21 .

REFLEXÕES.— Os preceitos morais são obrigatórios, embora os cerimoniais sejam abolidos. Tais são as injunções aqui apresentadas. Deus, como o Senhor, tem o direito de ordenar obediência: como nosso Deus, reconciliado em Jesus Cristo, tem todos os motivos para esperar. Eles estavam entrando em uma terra tão idólatra quanto aquela de onde vieram; e como eram muito propensos a suas antigas práticas, precisavam repetidas advertências solenes. Nota; Como o pecado tem um domínio tão profundo em nossos corações, e os hábitos antigos são tão erradicados, precisamos ter linha após linha e preceito após preceito. Deus ordena que eles se lembrem de seus mandamentos para cumpri-los e promete uma vida feliz e longa aos obedientes. Eles, que seguem a Deus com simplicidade, não se perderão por isso.

Comentário de John Wesley

Guardareis, pois, os meus estatutos e os meus juízos; se um homem viver, neles viverá: eu sou o Senhor.

Ele viverá neles – Não apenas felizes aqui, mas eternamente no além. Isso é adicionado como um argumento poderoso de por que eles devem seguir os mandamentos de Deus, e não os exemplos dos homens, porque sua vida e felicidade dependem disso. E, embora rigorosamente, e de acordo com a aliança de obras, eles não pudessem desafiar a vida por fazê-lo, exceto que sua obediência era universal, perfeita, constante e perpétua, e, portanto, nenhum homem desde a queda poderia ser justificado pela lei, ainda que pela aliança de graça, esta vida é prometida a todos que obedecem sinceramente aos mandamentos de Deus.

Comentário de John Calvin

5. Guardareis, pois, os meus estatutos . Embora Moisés introduza essa passagem, na qual exorta os israelitas a cultivarem a castidade em relação ao casamento e a não cair nas incestuosas poluições dos gentios, ainda assim, como é notável, e contém instruções gerais, de onde Paulo deriva sua definição da justiça da lei, ( Romanos 10: 5 ), parece-me entrar muito apropriadamente aqui, na medida em que sanciona e confirma a lei pela promessa de recompensa. A esperança da vida eterna é, portanto, dada a todos os que guardam a Lei; pois aqueles que expõem a passagem como se referindo a essa vida terrena e transitória estão enganados. (195) A causa desse erro foi, porque eles temiam que assim a justiça da fé pudesse ser subvertida, e a salvação baseada no mérito das obras. Porém, as Escrituras não negam que os homens sejam justificados pelas obras, porque a própria Lei é imperfeita ou não dá instruções para a perfeita justiça; mas porque a promessa é feita sem efeito pela nossa corrupção e pecado. Paulo, portanto, como acabei de dizer, quando ensina que a justiça deve ser buscada na graça de Cristo pela fé ( Romanos 10: 4 ) prova sua afirmação com este argumento: que ninguém se justifica quem não cumpriu o que a lei ordena. Em outros lugares, ele argumenta, por outro lado, onde afirma que a Lei não concorda com a fé no que diz respeito à causa da justificação, porque a Lei exige obras para alcançar a salvação, enquanto a fé nos direciona para Cristo, para que sejamos libertados da maldição da lei. Tolamente, então, alguns rejeitam como absurdo a afirmação de que, se um homem cumpre a Lei, ele alcança a justiça; pois o defeito não surge da doutrina da Lei, mas da enfermidade dos homens, como é evidente em outro testemunho dado por Paulo. ( Romanos 8: 3. ) Devemos observar, no entanto, que a lei não se espera salvação da lei, a menos que seus preceitos sejam respeitados em todos os aspectos; pois a vida não é prometida a quem deve ter feito isso ou aquilo, mas, pela palavra plural, é necessária total obediência de nós. As práticas dos teólogos papistas sobre a justiça parcial são frívolas e tolas, uma vez que Deus abraça todos os mandamentos de uma só vez; e quem pode se orgulhar de tê-los cumprido completamente? Se, então, nunca ninguém esteve livre de transgressão, ou jamais será, embora Deus não nos engane de maneira alguma, a promessa se torna ineficaz, porque não cumprimos nossa parte do acordo.

Referências Cruzadas

Exodo 6:2 – Disse Deus ainda a Moisés: “Eu sou o Senhor.

Exodo 6:6 – “Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.

Exodo 6:29 – disse-lhe: “Eu sou o Senhor. Diga ao faraó, rei do Egito, tudo o que eu lhe disser”.

Ezequiel 20:11 – Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer viverá por elas.

Ezequiel 20:13 – ” ‘Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.

Ezequiel 20:21 – ” ‘Mas os filhos se rebelaram contra mim: Não agiram de acordo com os meus decretos, não tiveram o cuidado de obedecer às minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e lançaria o meu furor contra eles no deserto.

Malaquias 3:6 – “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

Lucas 10:28 – Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.

Romanos 10:5 – Moisés descreve desta forma a justiça que vem da lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.

Gálatas 3:12 – A lei não é baseada na fé; pelo contrário, “quem praticar estas coisas, por elas viverá”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *