Estudo de Lucas 12:16 – Comentado e Explicado

E propôs-lhe esta parábola: Havia um homem rico cujos campos produziam muito.
Lucas 12:16

Comentário de Albert Barnes

Uma parábola – Veja as notas em Mateus 13: 3 .

Abundantemente – Sua terra era fértil e produzida até além de suas expectativas e além do que ele havia previsto.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 12: 16-20 . Para ilustrar sua advertência e dar-lhe maior peso, nosso Senhor aqui apresenta uma parábola importante. O terreno de um homem rico produziu abundantemente – Esse homem, ao que parece, enriqueceu, não por ganhos injustos, mas pela produção de sua própria terra, o método mais inocente possível de fazer ou aumentar uma propriedade. Sua cobiça também não consistia em acumular riquezas sem fim, mesmo por um método tão inocente quanto o da agricultura: não; a extraordinária fecundidade da colheita de um ano o contentou, pois era tão grande que ele não teve mais cuidado, a não ser inventar como dar seus frutos. E o resultado de sua deliberação foi derrubar seus celeiros e aumentar ainda mais. Sua cobiça também não consistiu em acumular os frutos daquele ano abundante; pois ele os colocou sem outra intenção, a não ser aproveitá-los plenamente em todo gozo sensual que eles pudessem pagar; dizendo a sua alma, isto é, para si mesmo, com complacência e confiança, que tens muitos bens depositados por muitos anos futuros , relaxa – cessa da fadiga dos negócios e até do trabalho do pensamento. Divirta-se; coma e beba sem medo de esgotar as tuas reservas, e seja tão alegre quanto o milho, o vinho e o óleo, compartilhados com os teus companheiros mais joviais, podem te fazer. A cobiça desse homem, portanto, consistia na satisfação que ele sentia em seus bens e frutos, em valorizar os prazeres de luxo que eles proporcionavam e em propor derivar sua felicidade somente deles, sem tomar Deus e a religião. em seu esquema de todo. Mas Deus disse a ele – Deus, que no esquema de felicidade deste homem foi esquecido, achou adequado mostrar a ele a loucura de que ele era culpado por contemplar seu Criador, de quem ele dependia de tudo e por cuja providência ele viveu. desfrute de qualquer bênção: Deus, com apenas desagrado, disse-lhe, pela terrível dispensação de sua providência, em meio a toda a sua alegria de coração, e na variedade de seus planos e esperanças, Seu tolo – que assim esquece estupidamente tanto a dignidade e a mortalidade da tua natureza e a tua contínua dependência do teu supremo Senhor! Saiba, para seu terror, que nesta mesma noite – Enquanto você está falando de uma longa sucessão de anos agradáveis; tua alma será exigida de ti – E se apressou para seu próprio lugar; aquela alma, que você acabou de dizer, teve muitos bens depositados por muitos anos, e que você mais relaxa e se diverte. Grego, t?? ????? apa?t??s?? ap? s?? , exigirão de ti a tua alma; isto é, “ou a tua alma será exigida de ti por Deus que a deu e de quem é deposto, como falam os judeus, ou então será requerida por anjos maus, de acordo com a outra opinião dos judeus, que as almas dos justos, quando morrem, são transportadas para o jardim do Éden pelo ministério dos santos anjos, e as almas dos iníquos para o local os designam, pelos maus espíritos. ” Whitby. Então, de quem serão as coisas que você forneceu ? Elas serão mais suas? Quando você aparecer no meu bar para responder por suas ações, eles te comprarão do castigo? E quando você for para o seu lugar, eles obterão um momento de descanso do seu tormento, ou algum conforto debaixo dele?

Comentário de E.W. Bullinger

ground = estate. Grego. Chora.

produzido abundantemente. Euphoreo grego . Ocorre apenas aqui.

Comentário de John Calvin

16. E ele falou uma parábola para eles. Essa parábola nos apresenta, como em um espelho, um retrato vivo desse sentimento, de que os homens não vivem pela abundância. Uma vez que a vida dos homens mais ricos é levada embora em um momento, o que vale a pena eles acumularam grande riqueza? Todos reconhecem que isso é verdade, de modo que Cristo não diz nada aqui, exceto o que é perfeitamente comum, e o que todo homem tem constantemente em sua boca. Mas onde está o homem que honestamente acredita nisso? Todos não, pelo contrário, regulam suas vidas e organizam seus planos e empregos de maneira a se afastarem da maior distância de Deus, fazendo com que suas vidas repousem na abundância atual de coisas boas? Portanto, é necessário que todos se despertem imediatamente, para que, imaginando que sua felicidade consiste em riquezas, se envolvam nas armadilhas da cobiça.

Esta parábola mostra-nos, primeiro, que a vida atual é curta e transitória. Em segundo lugar, ressalta-nos que as riquezas não são úteis para prolongar a vida. Devemos adicionar um terceiro, que não é expresso, mas pode ser facilmente deduzido dos outros dois; que é um remédio excelente para os crentes, pedir ao Senhor seu pão diário e confiar apenas em sua providência, sejam ricos ou pobres.

Comentário de Adam Clarke

O terreno de um certo homem rico etc. – Ele geralmente tinha o que se chama boa sorte em sua fazenda, e esse foi um ano extraordinariamente abundante.

Comentário de Thomas Coke

12:16 . E ele lhes falou uma parábola: A primeira coisa a ser investigada é a verdadeira deriva e significado dessa parábola. No versículo 15, nosso Senhor adverte seus ouvintes para que tomem cuidado com a cobiça. Nesta parábola, ele representa o rico tolo que amplia seus celeiros, para que possa guardar seus bens: no texto, ele nos adverte sobre o perigo de acumular tesouros para nós mesmos, enquanto negligenciamos ser rico para com Deus e Lucas. 12:33 ele nos exorta a vender o que temos e a dar esmolas; prover para nós sacos que não envelhecem; um tesouro nos céus que não falha; onde nenhum ladrão se aproxima, nem traça corrompe. Destas circunstâncias, é comum entender-se que essa cobiça é contra o crime masculino; que ampliar seus celeiros para receber sua colheita abundante era o exemplo e a prova disso: e que a única maneira de ser rico para com Deus é vender nossos bens e distribuí-los em obras de caridade e misericórdia. Assim, a parábola é comumente entendida; – mas acho que não com razão. Nosso Salvador, é verdade, introduz esta parábola em conseqüência da cautela que ele havia dado contra a cobiça; mas antes ele havia dado uma razão contra a cobiça, Lucas 12:15 e a parábola foi adicionada para ilustrar essa razão dada à cobiça, e não exibir a loucura ou vício da cobiça em geral. O homem rico não é descrito nas cores de um homem avarento; sua riqueza surgiu de nenhuma opressão ou usura: era o produto de sua própria terra, que sempre foi estimada como uma maneira honesta de ser rico, e de proceder, tanto da bênção imediata de Deus, quanto qualquer outra coisa. O chão era dele; não se diz que ele a retenha do legítimo possuidor por violência ou fraude. Até agora, não há sinal de cobiça ou qualquer outra falha. Mas quando ele descobriu que sua colheita era ótima, ele ampliou seus celeiros; e esse talvez fosse o crime dele. Mas onde estava a iniqüidade disso? Todo homem não se esforça para que seus celeiros sejam proporcionais ao produto de sua terra? Não pode o homem mais caridoso do mundo, ou construir um celeiro grande o suficiente para receber sua colheita, e ainda assim ser inocente? Não, é evidente, portanto, que a cobiça, propriamente dita, não era culpa dele, pois ele construiu seus celeiros para estocar lojas por muitos anos, propondo descanso e satisfação nos bens já adquiridos e pretendendo não se incomodar mais com isso. riqueza: ele tinha o suficiente. Um homem cobiçoso preferiria transformar seus bens em dinheiro, apostar em usura e continuar escravizado por mais. Além disso, em Lucas 12:20, onde Deus é trazido, reprovando o homem rico por sua loucura, não há uma palavra dita sobre sua construção de grandes celeiros para receber seus frutos: – Tolo, esta noite sua alma será exigida de ti ! Mas, se os grandes celeiros haviam sido o crime, a consistência da parábola exige que a repreensão apontasse para o crime, e deveria ter sido dito: “Tolo! Esta noite o raio do céu consumirá os seus grandes celeiros”. ou algo para esse fim. Além disso, tampouco se conclui, com razão, das circunstâncias da parábola, que esse homem rico não tinha caridade para com os pobres. Ele é representado como totalmente satisfeito em sua abundância. Havia muito mais razões para tê-lo considerado caridoso, se ele estivesse representado como não satisfeito com sua abundância; mas ainda temeroso da pobreza e da carência; o que geralmente acontece, e a pretensão do homem rico e caridoso. Por fim, não é razoável limitar e restringir a noção de ser rico para com Deus, apenas para obras de caridade: todas as boas obras em proporção nos tornam ricos para Deus. São Paulo fala em geral da riqueza das boas obras, e São Tiago da riqueza da fé: e na passagem atual, ser rico para Deus, significa particularmente confiar e confiar em sua providência para nossa vida e apoio. Em oposição a confiar em tesouros de nossa própria pilha, ou em grandes celeiros de nossa própria construção e preenchimento. o que nos levará ao entendimento correto da inferência desenhada por nosso Senhor, Lucas 12:21 . Quando nosso Salvador exortou seus ouvintes a tomarem cuidado com a cobiça, ele apoiou seu conselho com esta razão, pois a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que ele possui; Por essa razão, ele ilustra e confirma a seguinte parábola. De modo que o objetivo da parábola é mostrar, que riqueza não é segurança; que é tolice fingir, acumulando tesouros, nos armar contra os acidentes ou baixas da vida, dos quais nada pode nos proteger, a não ser a boa providência e os cuidados de nosso Pai celestial. Nesse ponto, todas as circunstâncias da parábola se encontram. O homem rico é representado como fluindo em abundância, de modo que foi obrigado a derrubar seus celeiros e armazéns, a fim de construir maiores. Essa abundância o fez esquecer Deus e em vão imaginar que ele tinha uma segurança em suas próprias mãos contra todas as calamidades da vida. Suas riquezas o fizeram prometer muitos dias e anos felizes; em que confiança ele se expressa como em Lucas 12:19 . Essa loucura que Deus o reprova e verifica sua segurança presunçosa, Lucas 12:20 . Tu és tolo, & c. – “Tu morrerás; – e o que então deve ser daquelas poderosas promessas de tua segurança? Tão pouco eles te valerão, que eles próprios cairão sob o poder de outro, para nunca mais voltar para ti. Assim é ele, continua nosso Senhor, que deposita tesouros para si mesmo e não é rico para com Deus “. Quais são as palavras da moral desta parábola, devem ser expostas de modo a responder ao design da parábola; e, portanto , acumular tesouros para nós mesmos, deve significar armazená-los para nossa própria segurança, como se quiséssemos nos tornar, assim, os entalhadores de nossa própria fortuna. Conseqüentemente, ser rico em relação a Deus, ser colocado em oposição à acumulação de tesouros para nós mesmos, deve denotar nossa confiança e confiança nele; nosso esforço para obter seu favor e proteção, sabendo que somente neles está toda a nossa esperança e estabilidade. Veja as Inferências e Reflexões.

Referências Cruzadas

Gênesis 26:12 – Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou.

Gênesis 41:47 – Durante os sete anos de fartura a terra teve grande produção.

Jó 12:6 – As tendas dos saqueadores não sofrem perturbação, e aqueles que provocam a Deus estão seguros, aqueles que transportam o seu deus em suas mãos.

Salmos 73:3 – Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.

Salmos 73:12 – Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas.

Oséias 2:8 – Ela não reconheceu que fui eu quem lhe deu o trigo, o vinho e o azeite, quem a cobriu de ouro e de prata, que eles usaram para Baal.

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Atos dos Apóstolos 14:17 – Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *