Estudo de Lucas 2:41 – Comentado e Explicado

Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.
Lucas 2:41

Comentário de Joseph Benson

Lucas 2: 41-47 . Agora, seus pais foram a Jerusalém na Páscoa – como era habitual para aquelas famílias que eram notavelmente religiosas, embora apenas os homens adultos fossem, por lei, obrigados a comparecer perante o Senhor naquela ocasião. E quando ele tinha doze anos – E assim, de acordo com as máximas judaicas, ficou sob o jugo da lei; eles subiram a Jerusalém, etc. – E achou apropriado levá-lo com eles, para celebrar a libertação gloriosa que Deus havia tantas eras antes forjou para o seu povo, quando os tirou do Egito; cuja memória foi cuidadosamente transmitida a todas as gerações seguintes. E quando eles cumpriram os dias – oito dias no total, um a Páscoa e sete os dias de pães ázimos: quando eles retornaram, o menino Jesus ficou para trás – Envolvendo-se nas sagradas ordenanças do festival e na conversa religiosa que assistia isto. E Joseph e sua mãe não sabiam disso – ao que parece, eles supunham que ele partira com algumas de suas relações ou conhecidos e estava na companhiae? t? s???d?a , uma palavra que significa apropriadamente uma companhia de viajantes. Como nos três grandes festivais, não apenas todos os homens que podiam, mas também muitas mulheres, geralmente compareciam à “celebração em Jerusalém; eles não costumavam, por sua maior segurança contra os ataques de ladrões na estrada, viajar em grandes empresas. Todos os que vieram, não apenas da mesma cidade, mas do mesmo cantão ou distrito, formaram uma empresa. Eles carregavam itens necessários junto com eles e tendas para alojar à noite. Às vezes, no calor, viajavam a noite toda e descansavam durante o dia. Esta é quase a maneira de viajar no Oriente a esta hora. Essas empresas agora chamam de caravanas; e em vários lugares há casas prontas para a recepção, chamadas caravanas. Esse relato de sua maneira de viajar fornece uma resposta pronta para a pergunta: Como José e Maria poderiam fazer a jornada de um dia sem descobrir, antes da noite, que Jesus não estava na companhia? Durante o dia, podemos razoavelmente presumir que os viajantes, conforme a ocasião, os negócios ou a inclinação os levassem, se misturassem com diferentes partes de seus amigos e conhecidos; mas que à noite, quando estavam prestes a acampar, todos se uniriam à família à qual ele pertencia. Como Jesus não apareceu quando já era tarde, seus pais primeiro o procuraram onde eles supunham que ele provavelmente estaria, entre seus parentes e conhecidos, e, sem encontrá-lo, retornaram a Jerusalém; ” na maior ansiedade, para tentar se eles poderiam aprender o que aconteceu com ele. Depois de três dias – isto é, no dia seguinte à sua chegada, que era o terceiro dia da saída da cidade, eles o encontraram, para sua grande alegria, em uma das câmaras do templo, sentada no meio dos médicos. – Quem, em certas épocas do ano, e principalmente nos grandes festivais, ensinou lá publicamente. Parece que não havia menos de três assembléias de médicos, que tinham apartamentos no templo. Nestes, era costume propor dúvidas quanto ao significado dos preceitos da lei e às tradições dos anciãos, o que geralmente era feito por meio de perguntas. Certamente, é um grande prejuízo para o caráter de nosso abençoado Redentor representar essa história, seja em figuras ou palavras, como se Cristo subisse às cadeiras dos médicos e ali discutisse com eles. Nada é dito pelo evangelista de sua disputa, mas apenas ele fazendo algumas perguntas e respondendo a outras; o que era uma coisa muito comum nessas assembléias e, de fato, o fim delas; pois eles foram projetados principalmente para exame catequético e instrução de jovens; sempre conduzido, sem dúvida, com o máximo de modéstia e decoro. E se Jesus estava, com outras pessoas, aos pés desses professores (onde os alunos geralmente se sentavam), ele poderia estar no meio deles, como eles se sentavam em bancos de uma forma semicircular erguida acima de seus ouvintes e discípulos. Veja Lightfoot, Drusius e Doddridge. E todos que o ouviram ficaram surpresos – A palavra e?? sta?t? , aqui traduzida, foi surpreendida, e e?ep?a??sa? , no versículo seguinte, são expressões muito mais forçadas do que as palavras pelas quais as traduzimos. Eles importam, que estavam em um transporte de espanto, e atingiram com admiração. Como nosso próprio Senhor nos disse que, nesta ocasião, ele estava empregado nos negócios de seu Pai, é provável que, nessas respostas e objeções, ele modestamente insinuou correções dos erros com os quais os professores judeus haviam desfigurado bastante a religião. Se recordarmos que o aprendizado escolar dos judeus estava naquele momento em seu ponto mais alto, e que nosso Senhor, aos doze anos de idade, era superior aos maiores médicos dos quais os judeus podiam se orgulhar, aparecerão motivos muito justos pela admiração aqui mencionada.

Comentário de E.W. Bullinger

Páscoa. Veja App-94.

Comentário de John Calvin

41. E seus pais iam todos os anos a Jerusalém. É mencionado em louvor à piedade de Maria e José, que eles prestaram atenção diligente ao culto externo a Deus. Não foi por vontade própria, mas por um comando divino, que empreenderam essa jornada anual. A lei ordena que os homens “apenas apareçam diante do Senhor” ( Êxodo 23:17 ). Esse arranjo não exclui inteiramente as mulheres, mas as poupa por um exercício de bondade. Essa marca distingue a religião verdadeira das superstições vãs e más. O primeiro limita-se aos limites da obediência a Deus e do cumprimento das promulgações de sua lei. Os últimos vagam, a seu próprio gosto, além dos limites da palavra de Deus, sem nenhuma regra fixa. A adoração do templo foi, sem dúvida, infectada por muitas corrupções, o sacerdócio foi vendido por dinheiro e a doutrina estava envolvida em muitos erros. No entanto, como as cerimônias legais ainda estavam em vigor e o ritual externo de sacrifício foi observado conforme estabelecido na lei, os crentes eram obrigados a realizar tais exercícios em testemunho de sua fé. O nome pai é aqui dado a José, não com rigor estrito, mas de acordo com a opinião geralmente respeitada sobre ele.

Comentário de Adam Clarke

Seus pais iam – todos os anos – Esse era seu costume constante, porque positivamente ordenado pela lei, Êxodo 23:17 . Mas não parece que os bebês foram obrigados a estar presentes; e, no entanto, todos os homens-crianças recebem ordens positivas para comparecerem a Jerusalém três vezes no ano, Êxodo 34:23 . E nosso Senhor, agora com doze anos de idade, Lucas 2:42 , acompanha seus pais no banquete. Provavelmente foi nessa mesma idade em que os filhos do sexo masculino foram obrigados a comparecer perante o Senhor nos três festivais públicos – a festa dos pães ázimos, das semanas e dos tabernáculos. Segundo os cânones judaicos, era a idade em que eles eram obrigados a começar a aprender um ofício.

Referências Cruzadas

Exodo 12:14 – “Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo.

Exodo 23:14 – “Três vezes por ano vocês me celebrarão festa.

Exodo 34:23 – Três vezes por ano todos os homens do seu povo comparecerão diante do Soberano Senhor, o Deus de Israel.

Levítico 23:5 – A páscoa do Senhor começa no entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês.

Números 28:16 – “No décimo quarto dia do primeiro mês é a Páscoa do Senhor.

Deuteronômio 12:5 – Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu nome para sua habitação. Para lá vocês deverão ir

Deuteronômio 12:11 – Então, para o lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher como habitação do seu Nome, vocês levarão tudo o que eu lhes ordenar: holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais e tudo o que tiverem prometido em voto ao Senhor.

Deuteronômio 12:18 – Ao invés disso, vocês os comerão na presença do Senhor, do seu Deus, no local que o Senhor, o seu Deus, escolher; vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas das suas cidades. Alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, em tudo o que fizerem.

Deuteronômio 16:1 – Observem o mês de abibe e celebrem a Páscoa do Senhor, do seu Deus, pois no mês de abibe, de noite, ele os tirou do Egito.

Deuteronômio 16:16 – Três vezes por ano todos os seus homens se apresentarão ao Senhor, ao seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da festa dos pães sem fermento, da festa das semanas e da festa das cabanas. Nenhum deles deverá apresentar-se ao Senhor de mãos vazias:

1 Samuel 1:3 – Todos os anos esse homem subia de sua cidade a Siló para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos. Lá, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, eram sacerdotes do Senhor.

1 Samuel 1:21 – Quando no ano seguinte Elcana subiu com toda a família para oferecer o sacrifício anual ao Senhor e para cumprir o seu voto,

João 2:13 – Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.

João 6:4 – Estava próxima a festa judaica da Páscoa.

João 11:55 – Ao se aproximar a Páscoa judaica, muitos foram daquela região para Jerusalém a fim de participarem das purificações cerimoniais antes da Páscoa.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *