Estudo de Lucas 3:3 – Comentado e Explicado

Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados,
Lucas 3:3

Comentário de Albert Barnes

Sobre o batismo de João – veja as notas em Mateus 3 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 3: 3-6 . E ele veio a todo o país sobre o Jordão – Ele fez sua primeira aparição pública no deserto da Judéia, Mateus 3: 1 ; isto é, nas partes pouco cultivadas e pouco habitadas da região montanhosa em torno de Hebron, onde seu pai morava; Lucas 1: 39-40 ; mas depois que sua fama se espalhou pelo mundo, e muitos vieram a ele, ele deixou a Judéia e passou pelo Jordão, residindo principalmente em Bethabara, para a conveniência de batizar, João 1:28 ; João 10:40 . Ele viajou, no entanto, por todo aquele país; pregando o batismo de arrependimento – Ou seja, chamando pecadores de todas as descrições ao arrependimento e admitindo o penitente ao batismo de água como um sinal externo ou visível, ou emblema da remissão livre e completa de todos os seus pecados. Em outras palavras, ele ordenou que o penitente fosse batizado, como testemunho, por parte deles, da sinceridade de seu arrependimento, e por parte de João, que administrou essa ordenança pelo mandamento de Deus, como um selo ou símbolo que seus pecados foram remidos. Como está escrito no livro de Esaias, a voz de quem clama, etc. – Veja as notas em Isaías 40: 3-5 . O evangelista, citando esta profecia, como realizada na pregação do Batista, mostra-nos seu verdadeiro significado. Isaías, por expressões retiradas do costume dos reis, que geralmente têm os caminhos pelos quais passam preparados para eles, significava que o precursor do Messias deveria preparar seu caminho, sugerindo que as instituições de Moisés deveriam ser abandonadas como meios de salvação, e exortando o povo ao arrependimento e correção da vida. Mateus nos diz que João impôs suas exortações ao arrependimento por considerar que o reino do Messias estava próximo; o reino dos céus, predito por Daniel, o profeta, a nova dispensação da religião, em que todas as observâncias cerimoniais deveriam ser abolidas, e nada além de arrependimento, parcialmente fluindo da fé no Messias, e parcialmente seguido pela fé no Messias, e produzindo obediência sincera, valeria para o perdão do pecado, a aceitação de Deus e o gozo da vida eterna. Segundo Lucas, o argumento pelo qual João impunha suas exortações ao arrependimento era que pecadores obtinham a remissão de seus pecados. Os dois evangelistas, portanto, sendo comparados, mostram que o grande e distinto privilégio da nova dispensação é que o perdão é prometido e conferido a penitentes que crêem em Jesus e que o reino de Deus, incluindo a justiça, paz e alegria no Espírito Santo ( Romanos 14:17 ) estão estabelecidas em seus corações e governam suas vidas. Todo vale será preenchido, etc. – Dessas metáforas, que são claramente tiradas da construção de estradas, o significado é que o precursor do Messias, pregando a doutrina do arrependimento, afetando assim as mentes dos homens com remorso e vergonha por sua conduta passada, e produzindo alterações na vida. , deve ser fundamental para efetuar tal mudança no coração e na vida dos judeus, para que muitos deles reconheçam, recebam e se sujeitem ao Messias, quando ele aparecer. E toda a carne verá a salvação de Deus – Após a preparação do caminho agora descrito, a humanidade contemplará, não um esplêndido monarca temporal, acompanhado de um magnífico séquito, mas o autor daquela salvação que Deus preparou antes da morte. rosto de todas as pessoas. Lucas 2: 30-31 ; veja notas em Mateus 3: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

veio = foi.

para dentro. Grego. eis. App-104.

pregação = proclamar. Veja App-121.

batismo . Veja App-115.

arrependimento. Veja App-111.

for = com vista a. Grego. eis. App-104.

a remissão = remissão. Uma palavra médica (ver Colossenses 4:14 ). Usado por Lucas dez vezes. Resto do NT apenas sete vezes. Veja Lucas 4:18 .

pecados. App-128.

Comentário de John Calvin

Lucas 3: 3 . Pregar o batismo do arrependimento Esta forma de expressão mostra primeiro, geralmente, qual é o uso correto dos sacramentos; e depois, por que o batismo foi instituído e em que consiste. Um sacramento, então, não é uma cerimônia idiota, exibindo alguma pompa sem sentido, sem doutrina; mas a Palavra de Deus se une a ela e dá vida à cerimônia externa. Com a palavra, quero dizer, não murmúrios de caráter mágico, feitos por algum exorcista entre os dentes, mas o que é pronunciado com uma voz clara e distinta, e leva à edificação da fé. Pois não nos dizem simplesmente que João batizou em arrependimento, como se a graça de Deus estivesse contida em um sinal visível; mas que ele explicou, em sua pregação, a vantagem do batismo, que o sinal, através da palavra pregada, poderia produzir seu efeito. Essa é a peculiaridade do batismo, que se diz ser uma representação externa do arrependimento pelo perdão dos pecados. Agora, como o significado, o poder e a natureza desse batismo são os mesmos que os nossos, se julgarmos a figura de seu ponto de vista. verdadeiro significado, é incorreto dizer que o batismo de João é diferente do batismo de Cristo. (246)

Comentário de Adam Clarke

O batismo de arrependimento – Veja em Mateus 3: 4-6 ; (nota) e Marcos 1: 1 ; (nota), etc., e marca 16 (nota) no final.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 3: 3 . E ele entrou em todo o país sobre a Jordânia – o que São Lucas chama de país da Jordânia, São Mateus chama a região montanhosa da Judéia: seus relatos podem ser ilustrados por Josefo, que nos diz, que as montanhas acima de Jericó corriam para o norte como até Scythopolis, e ao sul até o território de Sodoma, no fundo do Asfalticlake: do outro lado da Jordânia, havia outra cadeia de montanhas do outro lado do Jordão, começando em Julias, onde o rio deságua no mar da Galiléia; e estendendo-se para o sul até a extremidade também do lago asfáltico. A planície entre essas montanhas e pela qual o Jordão corria era chamada de Aulon, também o Campus Magnus, ou Grande Planície; e é freqüentemente mencionado na história judaica. Segundo Josephus, o comprimento do Aulon era da aldeia de Ginnabris, até a extremidade norte do lago Asphaltic, e media 1200 estádios; mas sua largura entre as montanhas era de apenas 120 estádios. As Escrituras, no entanto, estendem o Campus Magnus até a extremidade sul, ou no fundo do Mar Morto; Deuteronômio 34: 1-3, que por esse motivo eles chamam de mar da planície. Há outro campus Magnus mencionado por Josephus, chamado também A Planície de Esdraelon, da cidade de Jezreel. Esta planície se estendia de Scyopolis, a leste, até a planície de Ptolemais, ou Acra, a oeste. A planície de Acre, no norte, era delimitada por uma série de colinas e, ao sul, pelo monte Carmelo, mas a leste, unia-se à planície de Esdraelon por um caminho estreito. Além do acima mencionado, existe uma grande extensão de região plana situada ao longo do Mediterrâneo, do monte Carmelo até o limite máximo da terra para o sul. Nesta planície, não havia montanhas, apenas algumas colinas arenosas, como em Jope, sobre a qual se diz que Gate dos filisteus foi construído. Estas foram todas as planícies notáveis ??na terra de Israel; o resto do país era alto e montanhoso, tendo apenas pequenas aberturas ou apartamentos entre as cordilheiras das colinas. Com relação ao Jordão, aprendemos com Josefo, assim como com outros viajantes modernos, que era um rio muito grande e rápido. Veja suas Guerras, B. 3. 100: 18. Viagens de Shaw, p. 373. Jornada de Maundrell, p. 81 e as notas em Josué 3:13 . Jeremias 49:19 . A parte específica do rio onde João batizou era chamada Bethabara, ou a casa da passagem; ou porque os israelitas haviam passado por ali naquele lugar, ou porque era o lugar comum de balsa ou balsa, para e da Judéia. Em qualquer hipótese, as margens do rio devem estar livres de madeira e não tão íngremes quanto as descritas no local acima mencionado. Se Bethabara era o lugar onde as pessoas sob Josué passavam pelo rio, ficava em frente a Jericó. Se era o local de balsa então comum, podemos supor que o Batista o escolheu para se tornar mais conhecido, e que ele poderia ter uma oportunidade de abordar um número maior de seus compatriotas, quando viajavam de uma parte do país. país para outro.

Pregando o batismo do arrependimento João, sendo chamado para preparar os judeus para a recepção do Messias, ele alcançou esse trabalho pela graça divina, pressionando todas as fileiras de homens a se arrependerem, – ?eta??e??, isto é, alterar seus julgamentos práticos a respeito das coisas e ser adequadamente afetado com remorso e vergonha por sua culpa e má conduta passada: mas o Batista não parou por aqui; ele exigiu que todos os seus ouvintes produzissem frutos para arrependimento; ( Lucas 3: 8. ) Isto é, ordenou-lhes que fizessem uma reforma completa em suas vidas: e tudo isso é bem descrito e plenamente expresso na linguagem metafórica do profeta, citada nos próximos versículos. O Batista batizou igualmente essa doutrina pelo rito do batismo, que representava a natureza e a necessidade do arrependimento dos sentidos dos homens, pois seus sermões colocavam essas coisas diante de seus entendimentos. Veja a nota em Mateus 3: 2 e em Isaías 40: 3 .

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “)

Referências Cruzadas

Mateus 3:5 – A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão.

Mateus 3:6 – Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Marcos 1:4 – Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.

Marcos 1:4 – Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.

Lucas 1:77 – para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados,

João 1:28 – Tudo isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

João 1:31 – Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel”.

João 3:26 – Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

Atos dos Apóstolos 13:24 – Antes da vinda de Jesus, João pregou um batismo de arrependimento para todo o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 19:4 – Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *