Estudo de Marcos 16:9 – Comentado e Explicado

Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios.
Marcos 16:9

Comentário de Joseph Benson

Marcos 16: 9-11 . Quando Jesus ressuscitou cedo, ele apareceu primeiro a Maria Madalena – “Há algo muito notável nesta passagem da história. Nenhum dos apóstolos, ou discípulos do sexo masculino, foi homenageado com as primeiras visões dos anjos, ou com as notícias imediatas da ressurreição de Cristo, muito menos com as primeiras aparições do próprio Jesus. Os anjos no sepulcro mantiveram-se invisíveis o tempo todo que Pedro e João estavam lá. Talvez os discípulos do sexo masculino em geral tivessem essa marca de desrespeito, tanto porque haviam com covardia indesculpável e vergonhosa abandonado seu Mestre quando ele caiu nas mãos de seus inimigos, e porque a fé deles era tão fraca que eles tinham desesperado absolutamente. de ser o Messias quando o viram expirar na cruz, Lucas 24:21 . Quão diferente foi a conduta das mulheres! Deixando de lado a fraqueza e a timidez naturais de seu sexo, eles mostraram uma magnanimidade incomum em toda essa transação melancólica. Por isso, em preferência aos discípulos do sexo masculino, eles foram homenageados com a notícia da ressurreição de Cristo e tiveram seus olhos alegrados com a primeira vista de seu amado Senhor depois que ele se levantou, de modo que eles pregaram as boas novas de sua ressurreição aos próprios apóstolos. . ” E ela foi – Com as outras mulheres; e disse-lhes que estavam com ele – Ou seja, os discípulos que o freqüentavam constantemente; enquanto lamentavam e choravam – Pela perda de seu querido Mestre. E eles não acreditavam . Tais eram os preconceitos predominantes que tomavam posse de suas mentes, e tão completamente seus espíritos eram abatidos e suas esperanças destruídas por sua morte, que, embora não pudessem pensar que isso estivesse relacionado a um desígnio a impor sobre eles. , no entanto, eles estavam prontos para imputá-lo ao poder da imaginação e supuseram que as mulheres que lhes deram a informação foram enganadas.

Comentário de E.W. Bullinger

Agora, quando Jesus ressuscitou, etc. Para a sequência de eventos após a Ressurreição, consulte App-166. Para a genuinidade desses últimos doze versículos (9 a 20) de Marcos, consulte o App-168.

cedo : ou seja, a qualquer momento após o pôr do sol no sábado, às 18h. Veja App-165.

apareceu. Grego. phaino. App-106. Não é a mesma palavra que em Marcos 16:12 .

fora de = de. Grego. apo. App-104.

demônios = demônios.

Comentário de Adam Clarke

Agora, quando Jesus ressuscitou, etc. – Isso, até a conclusão do Evangelho, está faltando no famoso Codex Vaticanus, e antigamente estava faltando em muitos outros. Veja Wetstein e Griesbach. Na margem da versão siríaca posterior, há uma adição notável após esse versículo; é o seguinte: – E eles declararam brevemente tudo o que foi ordenado, aos que estavam com Pedro. Posteriormente, o próprio Jesus publicou por eles, de leste a oeste, a pregação santa e incorruptível da salvação eterna. Amém.

Maria Madalena – Parece provável que, depois que essa mulher levou a notícia da ressurreição de Cristo aos discípulos, ela voltou sozinha ao túmulo; e que foi então que Cristo apareceu a ela, João 20: 1-12 ; e pouco depois ele apareceu a todas as mulheres juntas, Mateus 28: 9 ; Lucas 24:16 .

Comentário de Thomas Coke

Marcos 16: 9 . Agora, quando Jesus ressuscitou Agora Jesus ressuscitou cedo, etc. Veja Maii Observ. 100: 2: p. 72. A antecipação de seu levante foi antes expressa, Marcos 16: 2 .

??a? p???, muito cedo. Esta aparição depois disso, foi p??? , cedo. Veja Bengelius e Grotius.

Comentário de Scofield

Agora quando

A passagem de Marcos 16: 9 até o fim não é encontrada nos dois manuscritos mais antigos, o Sinaítico e o Vaticano, e outros a têm com omissões e variações parciais. Mas é citado por Irineu e Hipólito no segundo ou terceiro século.

apareceu (Veja Scofield “ Mateus 28: 9 “)

Comentário de John Wesley

Agora, quando Jesus ressuscitou no início do primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem expulsara sete demônios.

João 20:11.

Referências Cruzadas

Marcos 15:40 – Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José.

Marcos 15:47 – Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde ele fora colocado.

Lucas 8:2 – e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;

Lucas 24:10 – As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.

João 20:14 – Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Atos dos Apóstolos 20:7 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

1 Coríntios 16:2 – No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.

Apocalipse 1:10 – No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *