Estudo de Números 16:11 – Comentado e Explicado

E é por isso que vos amotinais contra o Senhor, tu e todo o teu grupo! E quem é Aarão para murmurardes contra ele?"
Números 16:11

Comentário de Albert Barnes

As palavras de Moisés em sua ira estão quebradas. O sacerdócio Aarônico era de nomeação divina; e, assim, ao rejeitá-lo, os conspiradores estavam realmente se rebelando contra Deus.

Comentário de Thomas Coke

Números 16:11 . E o que Aaron, etc. – Isso pode significar, de acordo com o original, o que Aaron fez para que você murmure contra ele? Tanto quanto dizer, Aaron não fez nada de si mesmo, mas agiu inteiramente sob a direção de Deus. Ver Êxodo 16: 7 .

REFLEXÕES. – Quão terríveis são as consequências da ambição! Para isso, os maiores estados e as igrejas mais florescentes podem atribuir sua ruína. 1. O líder desta rebelião foi Corá, uma relação próxima de Moisés e Arão, cujo partido foi rapidamente aumentado pela adição de duzentos e cinquenta príncipes da assembléia. O espírito de rebelião é um mal que se espalha. 2. A briga era a preferência de Arão ao sacerdócio. Eles pretendem, igualmente santos, ter um direito igual a ele; e insinuou que Moisés e Arão pretendiam se engrandecer, embora Deus os tivesse chamado de maneira tão especial para o seu cargo. Nota; (1) O melhor dos personagens não pode resistir à inveja. (2) Reformadores ambiciosos de estados ou igrejas fingem com demasiada frequência que pretendem humilhar os outros, mas que apenas querem, de fato, se exaltar. (3) Moisés cai de cara em oração, para que um motim não os arruine e, pela tristeza, ouça uma acusação tão ingrata; ele apela a Deus para decidir a controvérsia e está pronto para renunciar todo o seu poder na mão que a deu: amanhã, o Senhor escolherá quem ele terá que servi-lo. Disposto, no entanto, a impedir um experimento que ameaça ser tão fatal para eles, ele expõe, com aqueles que ouvirão a exposição, sobre o mal de sua conduta. Muitas foram as bênçãos e privilégios desfrutados por Corá e seus irmãos. Eles eram levitas, distinguidos por serem separados por Deus, honrados com o serviço do tabernáculo, e permitidos aproximar-se de Deus do que outros. Essas distinções peculiares certamente deveriam tê-las satisfeito; mas o orgulho nunca é satisfeito, nada lhes é suficiente enquanto o sacerdócio é retido: essa foi a rebelião unida à ingratidão. Não era Arão, mas o Deus de Arão, contra quem eles haviam levantado a língua. Nota; (1.) Quem é chamado para ministrar diante do Senhor deve considerá-lo um privilégio distinto. (2.) Inveja ou ambição nos ministros é dupla culpa.

Comentário de John Wesley

Por que motivo tu e toda a tua companhia estão reunidos contra o SENHOR; e o que é Arão que murmurais contra ele?

Contra o Senhor – De quem é o servo escolhido Aaron. Você ataca contra Deus através dos lados de Aaron.

Comentário de John Calvin

11. Por qual causa tanto tu como toda a tua companhia. Ele aqui abre o pecado deles, que eles tentaram disfarçar. Pois eles não tinham escrúpulos nem vergonha, como vimos, em fingir zelo piedoso. Mas em uma palavra, Moisés espalha essas névoas, dizendo-lhes que elas foram instigadas por nada além de orgulho e inveja a perturbar a condição do povo. Devemos observar a expressão que ele usa, que eles estão em “armas contra Deus”; pois, embora nunca tivessem confessado a si mesmos que tinham a ver com ele, mas apenas que estavam disputando a preeminência com os homens; ainda assim, como era seu objetivo derrubar a ordem estabelecida por Deus, Moisés deixa de lado todas as falsas pretensões e põe diante deles o simples fato de estarem em guerra com Deus, quando estão lutando com Seus servos. Se, portanto, temos medo de lutar com ele, aprendamos a permanecer no lugar certo. Pois, por mais que prevaleçam, quem perturba a Igreja por sua ambição, lutando contra os servos de Deus, eles se atacam: e, portanto, é necessário que Ele os resista, para se vingar. Pois a guerra não é travada contra Deus, como os poetas fingem que os gigantes fizeram, quando montaram montanhas, e se esforçaram para superar o céu; mas quando Ele é assaltado na pessoa de Seus servos, e quando o que Ele decretou é de alguma maneira minado. A vocação dos sacerdotes era sagrada, de modo que aqueles que conspiravam para derrubá-la eram os inimigos abertos de Deus, como se tivessem dirigido seus braços, suas forças e seus ataques contra Ele. Portanto, devemos ter em mente a razão que está subordinada: “E o que é Arão?” pois, se Arão usurpou algo para si, sua temeridade e audácia não teriam sido sustentadas pelo semblante de Deus. Moisés, portanto, declara que essa é a causa de Deus, porque não havia nada humano na ordenança do sacerdócio. Era, de fato, um escritório honorável, de modo que Aaron merecia ser pensado em algo; mas Moisés indica que ele não tinha nada próprio, nem arrogou nada para si; em uma palavra, que ele não é nada em si mesmo e, além disso, que ele não é elevado para sua própria vantagem privada, e que sua dignidade não é inativa; mas antes um fardo laborioso colocado sobre seus ombros para o bem-estar comum da Igreja. Quão ridícula é a loucura do papa em comparar todos os inimigos de sua tirania com o Alcorão, Datã e Abirão; pois, para provar que sua causa está relacionada à de Deus, mostre-nos as credenciais de seu chamado e, ao mesmo tempo, cumpra completamente seu ofício. Mas que insignificante e insípida insatisfação é essa, quando alguns imitam Aaron a si mesmo – não produz comando ou vocação divina – dominadores em obediência a suas próprias concupiscências, e é mais um ator no palco do que um sacerdote no templo; que todos os que rejeitam esse domínio espúrio sejam condenados como cismáticos! Por isso, devemos manter firme esse princípio: a guerra é travada contra Deus quando Seus servos são molestados, que são chamados legalmente e exercem fielmente seu ofício.

Referências Cruzadas

Exodo 16:7 – e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós? “

Exodo 17:2 – Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: “Dê-nos água para beber”. Ele respondeu: “Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova? “

Números 16:3 – Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão, e lhes disseram: “Basta! A assembléia toda é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles. Então, por que vocês se colocam acima da assembléia do Senhor? “

1 Samuel 8:7 – E o Senhor lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.

Lucas 10:16 – “Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou”.

João 13:20 – Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Atos dos Apóstolos 5:4 – Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”.

Romanos 13:2 – Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *