Estudo de Romanos 11:14 – Comentado e Explicado

com o intuito de, eventualmente, excitar à emulação os homens da minha raça e salvar alguns deles.
Romanos 11:14

Comentário de Albert Barnes


Se por qualquer meio – Se mesmo declarando verdades desagradáveis, ou apresentando todos os conselhos de Deus, mesmo o que ameaça sua destruição, posso prender a atenção deles e salvá-los.

Posso provocar emulação – posso despertar com zelo ou com um desejo sincero de obter as bênçãos semelhantes. Isso estava de acordo com a previsão de Moisés, que o chamado dos gentios excitaria sua atenção e os provocaria a sentimentos profundos; Note, Romanos 10:19 . O apóstolo esperava fazer isso chamando sua atenção para as profecias antigas; alarmando seus medos sobre seu próprio perigo; e mostrando a eles os grandes privilégios que os gentios podem desfrutar sob o evangelho; apelando assim a eles por todo princípio de benevolência, por todo o respeito a Deus e ao homem, para os excitar a buscar as mesmas bênçãos.

Minha carne – meus compatriotas. Meus parentes, aqueles pertencentes à mesma família ou nação; Romanos 9: 3 ; Gênesis 29:14 ; Juízes 9: 2 ; 2 Samuel 5: 1 ; Isaías 58: 7 .

E salve alguns deles – Esse desejo o apóstolo costumava expressar; (Ver Romanos 9: 2-3 ; Romanos 10: 1-2 .) Podemos ver aqui:

(1) Que é o desejo sincero do ministério salvar as almas dos homens.

(2) que eles devem exortar todos os argumentos e apelar com referência a isso.

(3) que até as verdades mais terríveis e humilhantes podem ter essa tendência. Nenhuma verdade poderia ter mais probabilidade de irritar e ofender do que os judeus seriam expulsos; e, no entanto, o apóstolo usou isso com tanta fidelidade, e com tanta ternura, que ele esperava e desejou que fosse o meio de salvar as almas de seus compatriotas. A verdade geralmente irrita, enfurece e, portanto, excita a atenção. Pensamentos ou perguntas, por mais excitados que sejam, podem resultar em conversão. E assim, mesmo a inquietação, a irritação e a raiva podem ser os meios de levar um pecador a Jesus Cristo. No entanto, não deve fazer parte do objetivo de um ministro produzir raiva. É uma emoção ruim; em si mesmo é mau; e se puderem ser conquistadas pessoas para abraçar o Salvador sem raiva, é melhor. Nenhum homem sábio excitaria uma tempestade e uma tempestade que exigissem poder infinito para subjugar, quando o mesmo objeto pudesse ser alcançado com uma paz comparativa e sob a leve influência do amor.

(4) é correto usar todos os meios ao nosso alcance, não absolutamente iníquos, para salvar as pessoas. Paulo estava cheio de artifícios; e grande parte do sucesso do ministério dependerá de um uso sábio de planos que, pela bênção divina, prendam e salvem as almas das pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

provocar, & c. Veja Romanos 11:11 .

alguns . App-124.

Comentário de John Calvin

14. E salve, etc. Observe aqui que o ministro da palavra é dito de alguma maneira para salvar aqueles a quem ele leva à obediência da fé. Assim conduzido, de fato, deve ser o ministério de nossa salvação, para que possamos sentir que todo o poder e eficácia disso depende de Deus e que possamos dar-lhe o devido louvor: devemos ao mesmo tempo entender que a pregação é um instrumento para efetuar a salvação dos fiéis e, embora não possa fazer nada sem o Espírito de Deus, ainda assim, por meio de sua operação interior, produz os efeitos mais poderosos.

Comentário de Adam Clarke

Pode salvar alguns deles – E, no entanto, todos estes estavam entre os réprobos, ou rejeitados; no entanto, o apóstolo supôs que nenhum deles fosse irrecuperavelmente excluído do favor divino; e que alguns deles, por sua pregação, possam estar dispostos a receber a salvação por Cristo Jesus.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:14 . Se por qualquer meio, etc. – O Apóstolo geralmente tem opiniões muito extensas e complicadas por escrito; e parece muito evidente, que ele não apenas pretendia excitar os judeus à emulação, voltando seus pensamentos para a consideração dos privilégios que haviam perdido, mas também que seu objetivo era insinuar a si mesmo e o evangelho que pregava. a boa opinião dos judeus: pois ele adverte os gentios contra insultar os judeus; trabalha para lhe dar uma opinião honrosa do judeu; e assim explica o caso da atual rejeição do judeu e sua futura recepção, de modo a descartá-lo para pensar favoravelmente na compensação do Gospeld; que lhe permitia a oportunidade de se recuperar através de um mergulho imediato, se arrependeria e creria imediatamente; e que concordou com os profetas em afirmar que um dia toda a nação seria gloriosamente restaurada. O apóstolo, afirmando e discutindo sobre esse evento com tanta segurança e prazer, tinha uma tendência natural de amolecer o judeu e incliná-lo a pensar.

Veja o comentário em Romanos 11:13

Comentário de Scofield

Salve ?

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Se, por qualquer meio, eu puder provocar emulação aqueles que são minha carne, e salvar alguns deles.

Minha carne – meus parentes.

Referências Cruzadas

Romanos 9:3 – Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

Romanos 11:11 – Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

1 Coríntios 7:16 – Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?

1 Coríntios 9:20 – Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

Filemom 1:12 – Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração.

Tiago 5:20 – lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *