Estudo de Romanos 11:34 – Comentado e Explicado

Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?
Romanos 11:34

Comentário de Albert Barnes

Pois quem conheceu? … – Este versículo é uma citação, com uma ligeira mudança, de Isaías 40:13 : “Quem dirigiu o Espírito do Senhor, ou que seu conselheiro o ensinou?” Ele foi projetado para expressar a infinita sabedoria e conhecimento de Deus, afirmando que nenhum ser poderia ensiná-lo ou aconselhá-lo. Os monarcas terrestres têm conselheiros de Estado, que eles podem consultar em tempos de perplexidade ou perigo. Mas Deus não tem esse conselho. Ele se senta sozinho; nem ele chama uma ou todas as suas criaturas para aconselhá-lo. Todos os seres criados não estão qualificados para contribuir com nada para esclarecê-lo ou direcioná-lo. Também foi projetado para silenciar toda a oposição aos seus planos e silenciar todos os murmúrios. O apóstolo havia provado que esse era o plano de Deus. Por mais misterioso e inescrutável que possa parecer aos judeus ou aos gentios, ainda era seu dever submeter-se a Deus e confiar em sua sabedoria, embora ele não fosse capaz de rastrear a razão de suas ações.

Comentário de E.W. Bullinger

conheceu = sabia. App-132.

foi = tornou-se.

conselheiro = companheiro conselheiro. Grego. sumboulos. Só aqui.

Comentário de John Calvin

34. Quem conheceu a mente do Senhor? Ele começa aqui a estender sua mão para restringir a audácia dos homens, para que eles não clamem contra os julgamentos de Deus, e ele o faz afirmando duas razões: a primeira é que todos os mortais são cegos demais para ver a visão de Deus. a predestinação por seu próprio entendimento e raciocinar sobre uma coisa desconhecida é presunçosa e absurda; a outra é que não podemos ter queixa contra Deus, pois nenhum mortal pode se gabar de que Deus é um devedor para ele; mas que, pelo contrário, todos têm obrigações com ele por sua recompensa. (375)

Dentro desse limite, então, todos se lembrem de manter sua mente, para que não sejam levados além dos oráculos de Deus na investigação da predestinação, pois ouvimos que o homem não pode distinguir nada neste caso, assim como um cego na escuridão. Essa cautela, no entanto, não deve ser aplicada de modo a enfraquecer a certeza da fé, que procede não da perspicácia da mente humana, mas apenas da iluminação do Espírito; pois o próprio Paulo em outro lugar, depois de ter testemunhado que todos os mistérios de Deus excedem em muito a compreensão de nossas mentes, imediatamente subordina que os fiéis entendem a mente do Senhor, porque não receberam o espírito deste mundo, mas o Espírito que lhes foi dada por Deus, por quem são instruídos quanto à sua bondade, o que de outro modo seria incompreensível para eles.

Como então, por nossas próprias faculdades, não podemos examinar os segredos de Deus, por isso somos admitidos em um certo e claro conhecimento deles pela graça do Espírito Santo: e se devemos seguir a orientação do Espírito, onde Ele nos deixa , lá devemos parar e, como se fosse para fixar nossa posição. Se alguém procurar saber mais do que Deus revelou, ficará impressionado com o brilho incomensurável da luz inacessível. Mas devemos ter em mente a distinção que já mencionei entre o conselho secreto de Deus e sua vontade divulgada nas Escrituras; pois embora toda a doutrina das Escrituras ultrapasse em seu auge a mente do homem, ainda assim o acesso a ela não está fechado contra os fiéis, que seguem com reverência e sobriedade o Espírito como guia; mas o caso é diferente em relação ao seu conselho oculto, cuja profundidade e altura não podem ser alcançadas por nenhuma investigação.

Quem pesou o espírito de Jeová,
E, sendo um homem de seu conselho, o ensinou?

“Pesar o espírito” é conhecê-lo completamente: o mesmo verbo, ??? , é usado nesse sentido em Provérbios 16: 2 ; Provérbios 24:12 . Na verdade, significa calcular por medida ou por peso; para que possa ser traduzida como “medida” e também “pesar”, e se adotarmos “medida”, parecerá que “conhecer a mente do Senhor” é conhecer a extensão de seu entendimento ou conhecimento; uma ideia que corresponde notavelmente à passagem. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois quem conheceu a mente do Senhor? Quem pode pretender penetrar nos conselhos de Deus ou entender as razões de sua conduta? Seus desígnios e seus conselhos são como ele mesmo, infinitos; e, consequentemente, inescrutável. É estranho que, com uma escritura como essa diante de seus olhos, os homens devam se sentar e escrever de maneira fria e positiva sobre conselhos e decretos de Deus formados por toda a eternidade, dos quais falam com tanta confiança e decisão como se tivessem formado. uma parte do conselho do Altíssimo, e estivera com ele no começo de seus caminhos! Um certo escritor (Sr. Perkins), depois de ter entrado em todos esses conselhos, e elaborado seu esquema de reprovação absoluta e eterna, com todas as suas causas e efeitos; e então seu esquema delineado de Eleição absoluta e eterna, com todas as suas causas e efeitos, todos deduzidos na ordem mais regular e graduada, link por link; conclui com Romanos 11:33 ; : Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis ??são os seus juízos e os seus caminhos na descoberta do passado! Mas esse escritor esqueceu que havia pesquisado os julgamentos de Deus em um caso e descoberto seus caminhos no outro: e que ele havia dado, como prova do sucesso de suas pesquisas, uma exibição completa de todo o esquema! Essa conduta é digna de mais do que mera repreensão; e, no entanto, aquele que difere de tais opiniões dá, na apreensão de alguns, esta prova de que ele está incluído em alguns dos links da lista negra! Podemos descansar com a convicção de que Deus é tão misericordioso e bom em todos os seus caminhos, como é sábio e justo. Mas como não podemos compreendê-lo, nem suas operações, é o nosso lugar, que são os objetos de sua infinita misericórdia e bondade, adorar em silêncio e obedecer com entusiasmo e deleite.

Comentário de John Wesley

Pois quem conheceu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

Quem conheceu a mente do Senhor – antes ou mais além do que ele a revelou. Isaías 40:13 .

Referências Cruzadas

Jó 15:8 – Você costuma ouvir o conselho secreto de Deus? Só a você pertence a sabedoria?

Jó 36:22 – “Deus é exaltado em seu poder. Quem é mestre como ele?

Isaías 40:13 – Quem definiu limites para o Espírito do Senhor, ou o instruiu como seu conselheiro?

Jeremias 23:18 – Mas qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? Quem deu atenção e obedeceu à minha palavra?

1 Coríntios 2:16 – “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *