Estudo de Romanos 14:12 – Comentado e Explicado

Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Romanos 14:12

Comentário de Albert Barnes

Então então – Portanto; ou de acordo com a doutrina do Antigo Testamento.

Cada um de nós – ou seja, todo cristão; pois a conexão exige que entendamos o argumento apenas dos cristãos. Ao mesmo tempo, é uma verdade abundantemente revelada em outro lugar, que “todos os homens” devem dar conta de sua conduta a Deus; 2 Coríntios 5:10 ; Eclesiastes 12:14 .

Dê conta de si mesmo – Ou seja, de seu caráter e conduta; suas palavras e ações; seus planos e propósitos. Na temível acusação daquele dia, toda obra e propósito serão trazidos à tona, e provados pelo infalível padrão de justiça. Como seremos chamados a um temoroso relato de Deus, não devemos nos envolver em condenar nossos irmãos, mas devemos examinar se estamos preparados para desistir de nosso relato com alegria e não com tristeza.

Para Deus – O julgamento será conduzido pelo Senhor Jesus; Atos 17:31 . Todo julgamento é cometido ao Filho; João 5:22 , João 5:27 . Ainda podemos dizer que prestamos contas a Deus,

(1) Porque Ele “designou” o Messias para ser o Juiz Atos 17:31 ; e,

(2) Porque o próprio juiz é divino.

Sendo o Senhor Jesus Deus, assim como o homem, a conta será prestada diretamente ao Criador, bem como ao Redentor do mundo. Nesta passagem, existem “duas” provas incidentais da divindade do Senhor Jesus Cristo. “Primeiro”, o fato de o apóstolo se aplicar a ele a linguagem que na profecia é expressamente falada por “Javé”; e, “Em segundo lugar”, o fato de Jesus ser declarado juiz de todos. Nenhum ser que não seja “onisciente” pode ser qualificado para julgar os segredos de todas as pessoas. Ninguém que nunca “viu” propósitos humanos em todos os momentos e em todos os lugares; quem não foi testemunha da conduta dia e noite; quem não esteve presente com toda a raça em todos os momentos e que no grande dia não pode discernir o verdadeiro caráter da alma, pode ser qualificado para conduzir o julgamento geral. No entanto, ninguém pode possuir essas qualificações além de Deus. O Senhor Jesus, “o juiz dos mortos e velozes” 2 Timóteo 4: 1 , é, portanto, divino.

Comentário de E.W. Bullinger

conta = uma conta. App-121.

Comentário de John Calvin

12. Cada um de nós, etc. Esta conclusão nos convida à humildade e humildade de mente: e, portanto, ele imediatamente tira essa inferência: que não devemos julgar uns aos outros; pois não é lícito usurpar o ofício de julgar, que devemos nos submeter a ser julgados e a prestar contas.

Dos vários significados da palavra a julgar, ele desenhou apropriadamente dois significados diferentes. Em primeiro lugar, ele nos proíbe julgar, ou seja, condenar; em segundo lugar, ele nos ordena a julgar, ou seja, a exercitar o julgamento, para não ofender. Na verdade, ele reprova indiretamente aqueles censores malignos, que empregam toda a sua perspicácia na descoberta de algo defeituoso na vida de seus irmãos: portanto, pede-lhes que exerçam cautela; pois, por negligência, costumam precipitar ou dirigir seus irmãos contra algum obstáculo ou outro. (425)

A cláusula pode ser renderizada, –

“Mas, em vez disso, julgue correto fazer isso,
não colocar diante de um irmão uma pedra de tropeço ou impedimento ”. Ed.

Comentário de Adam Clarke

Cada um de nós deve prestar contas de si mesmo – Nós, na barra de Deus, não somos obrigados a prestar contas pela conduta um do outro – cada um deve dar conta de si mesmo: e deixe que ele observe que ele está preparado para desistir suas contas com alegria.

Referências Cruzadas

Eclesiastes 11:9 – Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.

Mateus 12:36 – Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

Mateus 18:23 – “Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.

Lucas 16:2 – Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.

Gálatas 6:5 – pois cada um deverá levar a própria carga.

1 Pedro 4:5 – Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *