Estudo de Romanos 9:29 – Comentado e Explicado

E ainda como predisse Isaías: Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado um rebento, ficaríamos como Sodoma, seríamos como Gomorra {Is 1,9}.
Romanos 9:29

Comentário de Albert Barnes

E como Esaias disse – Isaías 1: 9 .

Antes – O apóstolo havia acabado de citar uma previsão do décimo capítulo de Isaías. Ele agora diz que Isaías havia afirmado a mesma coisa em uma parte anterior de sua profecia.

Exceto o Senhor de Sabaoth – Em Isaías, o Senhor dos Exércitos. A palavra “Sabaoth” é a palavra hebraica traduzida como “host” (exércitos). Denota corretamente exércitos ou anfitriões militares organizados para a guerra. Por isso, denota as “hostes do céu” e significa:

(1) “Os anjos”, representados como empacotados ou organizados em ordens militares; Efésios 1:21 ; Efésios 3:10 ; Efésios 6:12 ; Colossenses 1:16 ; Colossenses 2:15 ; Judas 1: 6 ; 1 Reis 22:19 : “Vi o Senhor sentado em seu trono, e todo o exército do céu ao seu lado;” Salmo 103: 21 ; Salmo 148: 2 .

(2) as estrelas; Jeremias 33:22 : “Como o exército do céu não pode ser contado, etc.” Isaías 40:26 ; Deuteronômio 4:19 , etc. Deus é chamado o Senhor dos Exércitos, como estando à frente de todos esses exércitos; seu rei e seu comandante. É uma frase propriamente expressiva de sua majestade e poder, e é adequadamente introduzida aqui, pois o “ato de salvar” “a semente” era um sinal de “ato de poder” em meio à grande maldade circundante.

Partiu – preservou ou manteve a destruição. Aqui, a preservação deles é atribuída a Deus, e afirma-se que, se Deus não tivesse interposto, “toda a nação” seria cortada. Isso estabelece completamente a doutrina do apóstolo, para que Deus rejeite os judeus e estenda as bênçãos aos gentios.

Uma semente – o hebraico em Isaías significa “alguém que sobrevive ou escapa”, correspondendo à palavra “remanescente”. A palavra “semente” geralmente significa nas Escrituras “descendentes, posteridade”. Nesse local, significa “uma parte, uma pequena porção; remanescente ”, como a pequena porção da colheita reservada para a semeadura.

Nós éramos como Sodoma – a nação era tão perversa que, a menos que Deus tivesse preservado um pequeno número que era piedoso da corrupção geral do povo, eles seriam varridos pelo julgamento, como Sodoma e Gomorra. Dizem-nos que dez homens justos teriam salvado Sodoma; Gênesis 18:32 . Entre os israelitas, em uma época de grande depravação geral, foi encontrado um pequeno número de homens santos que preservaram a nação. O desígnio do apóstolo aqui era o mesmo dos versículos anteriores – para mostrar que estava estabelecido na história judaica que Deus poderia expulsar o povo e rejeitá-lo de gozar dos privilégios especiais de seus amigos. É verdade que em Isaías ele se refere aos castigos temporais dos judeus. Mas estabelece “um grande princípio”, pelo qual Paulo estava argumentando, para que Deus rejeitasse a nação de maneira consistente com suas promessas e planos. Podemos aprender aqui,

(1) Que a existência de religião entre um povo se deve ao amor de Deus. “Exceto que o Senhor” nos deixou etc. ”

(2) é devido à sua misericórdia que “qualquer homem” seja mantido longe do pecado e qualquer nação destruída.

(3) vemos o valor da religião e das pessoas piedosas em uma nação. Dez desses teriam salvado Sodoma; e alguns salvaram a Judéia; compare Mateus 5: 13-14 .

(4) Deus tem razão em retirar suas misericórdias de qualquer outra pessoa, por mais exaltados que sejam seus privilégios, e deixá-los em ruínas; e não devemos ter altivez, mas medo; Rom, Mateus 10:20 .

Comentário de E.W. Bullinger

Exceto = Se (App-118. A) não (App-105.)

Sabaoth = Anfitriões. Somente aqui e Tiago 5: 4 . Primeira ocorrência: 1 Samuel 1:11 . Citado em Isaías 1: 9 . App-107.

esquerda . Grego. enkataleipo. Ver Atos 2:27 .

Comentário de John Calvin

29. E como Isaías havia dito antes, etc. (314) Ele traz outro testemunho do primeiro capítulo, onde o Profeta lamenta a devastação de Israel em seu tempo: e como isso aconteceu uma vez, não era novidade. O povo de Israel realmente não tinha preeminência, exceto o que eles haviam derivado de seus ancestrais; que ainda haviam sido tratados de tal maneira, que o Profeta se queixou de que estavam tão aflitos, que não estavam longe de terem sido destruídos, como Sodoma e Gomorra. Havia, no entanto, essa diferença, que alguns foram preservados para uma semente, para levantar o nome, para que não perecessem totalmente e fossem entregues ao esquecimento eterno. Pois cabia a Deus estar sempre atento a sua promessa, de modo a manifestar sua misericórdia no meio dos mais severos julgamentos.

Paulo deu “Sabaoth” da Septuaginta, que é o hebraico não traduzido. Esta palavra, em conexão com Deus, é traduzida de várias formas pela Septuaginta: na maior parte em Isaías, e em alguns outros lugares, é encontrada sem tradução como aqui; mas nos Salmos e em outros livros, muitas vezes é traduzido como t?? d??aµ???, ou seja, Jeová ou Senhor “dos poderes” e muitas vezes pa?t????t??,onipotente ; ”E às vezes ? ????? “ o santo ”. Mas nossa versão, “Jeová” ou “Senhor dos Exércitos”, é a tradução apropriada. Significa os anfitriões de criaturas animadas e inanimadas; de fato, o universo inteiro, todas as coisas criadas; mas, de acordo com o contexto, geralmente se refere especificamente a coisas materiais ou a coisas imateriais. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E como Esaias disse antes – O que Deus planeja fazer com os judeus atualmente, por causa de sua obstinação e rebelião, é semelhante ao que ele fez antes, ao qual o mesmo profeta se refere, Isaías 1: 9 ; : Exceto se o Senhor dos exércitos havia deixado para nós um remanescente muito pequeno, deveríamos ter sido como Sodoma, e devíamos ter sido como Gomorrha: ou seja, não tinha Deus, que comanda e anula todos os poderes no céu e na terra, em misericórdia preservado um remanescente muito pequeno, para manter o nome e o ser da nação, fora bastante extinto e extinto, como eram Sodoma e Gomorrha. Assim, aprendemos que Deus não tem novidade em abandonar a maior parte da nação judaica, quando corrupta, e confinar seu favor e bênção a um justo e poucos crentes.

Em vez de remanescente, ???? sarid , tanto a Septuaginta como o apóstolo têm spe?µa , uma semente, sugerindo que restou apenas o suficiente dos justos para ser uma semente para uma futura colheita de verdadeiros crentes. Portanto, os piedosos não foram destruídos da terra; alguns permaneceram, e a colheita foi nos dias dos apóstolos.

Comentário de Thomas Coke

Romans 9:29 . Except the Lord of Sabaoth, &c.— Lord of Hosts, &c. Instead of a seed, the words in Isaiah are, a very small remnant.

Comentário de Scofield

Senhor do

Senhor dos exércitos. Isaías 1: 9 .

Comentário de John Wesley

E como Esaias disse antes, exceto que o Senhor de Sabaoth nos deixou uma semente, nós éramos como Sodoma e fomos feitos como Gomorrha.

Como Isaías havia dito antes – Nomeadamente, Isaías 1: 9 , a respeito daqueles que foram sitiados em Jerusalém por Rezin e Peca.

A menos que o Senhor nos tenha deixado uma semente – O que denota: 1. A escassez atual: 2. A abundância futura.

Nós éramos como Sodoma – de modo que não é uma coisa sem exemplo para o corpo principal da nação judaica se revoltar de Deus e perecer em seus pecados.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:24 – Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.

Isaías 1:9 – Se o Senhor dos Exércitos não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Isaías 6:13 – E ainda que um décimo fique no país, esses também serão destruídos. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco”.

Isaías 13:19 – Babilônia, a jóia dos reinos, o esplendor do orgulho dos babilônios. será destruída por Deus à semelhança de Sodoma e Gomorra.

Jeremias 49:18 – Como a destruição de Sodoma e Gomorra, e as cidades vizinhas”, diz o Senhor, “ninguém mais habitará ali, nenhum homem residirá nela.

Jeremias 50:40 – Como Deus destruiu Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas”, diz o Senhor, “ninguém mais habitará ali, nenhum homem residirá nela.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Lamentações 4:6 – A punição do meu povo é maior que a de Sodoma, que foi destruída num instante sem que ninguém a socorresse.

Amós 4:11 – “Destruí algumas de suas cidades, como destruí Sodoma e Gomorra. Ficaram como um tição tirado do fogo, e ainda assim vocês não se voltaram para mim”, declara o SENHOR.

Sofonias 2:6 – Essa terra junto ao mar, onde habitam os quereteus, será morada de pastores e curral de ovelhas.

Tiago 5:4 – Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

2 Pedro 2:6 – Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios;

Judas 1:7 – De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *