O Pai das Misericórdias

Existe o pai da geometria, Euclid, e o pai da medicina, Hipócrates, existe Nikola Tesla o pai da eletricidade e do futurismo.

Cada um desses grandes homens é referido como pai como resultado de sua contribuição única em uma arena especializada.

No entanto, esses homens, por melhores que possam ter sido, ficam obscurecidos em comparação com o nosso foco, o Pai de hoje. Paulo escreveu:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; 2 Coríntios 1:3

Nosso estudo de hoje será limitado a uma breve revisão de algumas expressões bíblicas que têm uma semelhança com a forma como a palavra Pai é usada por Paulo.

Em uma ocasião, Jesus disse a alguns judeus rebeldes:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

Isso, é claro, não é uma descrição complementar; Em vez disso, atribui ao diabo todo o corpo de tudo o que é falso.

Esta foi a mesma entidade que convenceu Eva a acreditar na mentira e se rebelar contra os mandamentos de Deus no jardim do Éden. Este é o único uso do termo pai com uma conotação negativa que consideramos hoje.

Voltando ao Antigo Testamento e ao caráter de Deus, o salmista escreveu:

Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria. Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é Senhor, e exultai diante dele. Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Salmos 68:3-5.

Observe a linguagem pitoresca que ele usou para descrever o nosso Deus!

O Novo Testamento contém três expressões que iremos notar depois fecharemos com alguns comentários sobre o nosso texto de foco.

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Efésios 1:17

Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Hebreus 12:9

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17

Cada uma dessas expressões atribui a Deus certos atributos que, além dEle, não existiriam. A glória começa e termina com Deus. A própria vida originou-se de Deus. Ele disse: “Haja luz”. E houve luz!”. Ele realmente é o Pai de cada uma desses atributos!

Ele é “… o Pai das misericórdias e Deus de todo o consolo”. Essas duas expressões estão relacionadas.

Misericórdia é um sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade.

Mas, por que Paulo diz Pai das misericórdias no plural?

Embora o plural da misericórdia seja usado, mas quatro vezes no Novo Testamento, um hebraico familiarizado com o Antigo Testamento perceberia que a forma plural da palavra era usada repetidamente para atribuir ao Pai o caráter ilimitado da misericórdia pelo qual Ele era tão bem conhecido.

Assim como foi dito para o consolo, Paulo poderia ter dito que esse mesmo Deus é o Pai de TODA a misericórdia! Essa é a importação do uso plural da palavra.

Sem Deus, a misericórdia seria inexistente; Com Ele é evidente ao longo de Sua criação. A ternura e a compaixão são óbvias para todos os que olhem para o mundo sobre nós; Deus fez parte da Criação, assim como é parte do Seu ser!

Ele é o Pai de TODA misericórdia!

Fonte: Jim Bullington – Live as if…