O que significa A oração de justo pode muito em seus efeitos?

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

Confessai as vossas culpas uns aos outros

Esse é um dos versículos usado pela igreja católica como base para o sacramento da confissão a um sacerdote, é utilizado muitas vezes também para que as pessoas confessem seus pecados diante de toda a igreja.

Um dos maiores problemas da atualidade é o confessar os pecados, é inevitável pensar na forma que o pecador será julgado diante da comunidade. Precisamos entender que todos são pecadores, e que se pecarmos, temos acesso ao perdão quando estamos verdadeiramente arrependidos.

Isoladamente pode-se pensar que as pessoas devem sair contando tudo o que fez de errado para alguém, mas Tiago está falando sobre doença e fala disso enfaticamente:

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tiago 5:13-15

A ideia apresentada por Tiago é de que um pecador enfermo confesse os seus pecados para uma pessoa piedosa e misericordiosa, ou seja, um justo, para que dessa forma ele possa se arrepender e ser curado.

Podemos entender que não se trata apenas da doença física, mas emocional e espiritual, algumas pessoas podem não apresentar uma enfermidade no corpo, mas estar completamente abalada emocionalmente ou espiritualmente por causa de seu pecado.

e orai uns pelos outros, para que sareis

Existem algumas interpretações se a confissão e a oração deve ser apenas para contra aquele que foi causado o dano, ou seja, o pecador e a “vítima”, porém não parece ser o entendimento mais apropriado.

É provável que a linha de raciocínio se mantenha, onde o pecador após confessar para alguém, esse o ajudará em oração para que as suas condições, físicas, emocionais e espirituais sejam restabelecidas.

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos

Essa frase é muito utilizada para aqueles que desejam obter benefícios de Deus, e a justificativa de pedir para alguém orar por alguma necessidade específica, ou seja, pois considera tal pessoa um justo.

Porém esse texto apenas está complementando a fala de Tiago, ou seja, alguém enfermo (físico, emocional, espiritual) deve confessar os seus pecados (se houver, como mencionado no vs. 15) para uma pessoa misericordiosa, essa o ajudará em oração, por que? Porque a oração desse justo é poderosa para que Deus venha restabelecer essa pessoa.

Isso não significa que toda enfermidade seja fruto de algum pecado, conforme vs. 15.