A obrigação de um Esposo Cristão

O amor de Deus não exclui ninguém (Nota: Tristemente, muitos não respondem à bondade de Deus, ver Romanos 2:4-5, Atos 13:32-48.)

Os cristãos, os filhos de Deus, são chamados a amarem seus inimigos e seus irmãos (Mateus 5:44; 1 João 4:21). Se os cristãos devem amar todas as pessoas, certamente os homens cristãos devem amar suas esposas.

Os maridos cristãos devem amar suas esposas, como Cristo também amou a igreja”. (Nota: “Agape” é um dos vários termos gregos traduzidos pela palavra inglesa, amor.)

Quando Paulo escreveu sobre o lar cristão, ele disse:

Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Efésios 5:32

Deus criou maridos e esposas para serem um (Efésios 5:31). Que linda revelação. Quanto mais apreciamos “Cristo e a igreja”, mais entenderemos como devemos nos comportar como cônjuges cristãos. BF Westcott escreveu o seguinte sobre Efésios 5:32

“Esta revelação da unidade do homem e da mulher em um complexo, é de grande momento. Ele abre diante de nós uma visão de uma forma superior de existência e nos permite sentir como as partes que atualmente estão amplamente separadas podem ser combinadas em um todo mais nobre sem deixar de ser o que são. Mas falo em busca de Cristo e da igreja. Nesta união final, podemos ver que a humanidade atinge sua consumação “( Epístola de São Paulo aos Efésios . Eugene: Wipf e Stock, 1998, página 86).

Paulo instrui os maridos a considerarem Cristo, o modelo perfeito para o este amor por sua esposa. Vamos estudar cinco verdades que nos ajudam a entender a obrigação do marido.

1 – O Amor se resume a Atitudes e ações. Não significa evitar. Não é uma desculpa estratégica para evitar um conflito. Atitudes e ações significam que o marido deve pensar e agir como Cristo; Ele deveria ser um “marido cristão”.

Ágape não é sentimentalismo. É definido como o amor do marido pela alma de sua esposa. Como Cristo que amava e, portanto, deu, um marido cristão deveria ser abnegado em suas atitudes e ações (ver 1 Coríntios 13:1-8).

2 – Conduzir. Existe uma razão, uma razão eterna, para as atitudes e ações de um marido cristão. É a razão pela qual Jesus “suportou a cruz” (Hebreus 12:2).

Considere os resultados que Cristo buscou para a igreja. Ele amava a igreja, então ele se entregou por Ela, “para que ela” (1) santificar; (2) apresentar; (3) “que deve ser santa e sem defeito” (Efésios 5: 25-27).

Os maridos devem ter os mesmos objetivos para seus cônjuges. Os maridos devem facilitar o crescimento espiritual de suas esposas. Correspondendo ao exemplo de Cristo, eles devem contribuir para as suas esposas:

(1) Ser separadas e servir aos outros no Senhor (isto é, santificados);

(2) Ser fiel em todas as coisas para que suas esposas sejam “apresentadas” como parte da igreja;

(3) Estar vigilante para ser “santa e sem defeito”.

A esposa cristã deveria estar crescendo com a ajuda de seu marido – apesar dos obstáculos. O marido cristão deve fazer do seu lar um porto espiritual onde o céu é o objetivo.

3 – Para sempre. “O amor nunca falha” (1 Coríntios 13:8).

Em outras palavras, o amor não será substituído por algo melhor. Deve permanecer como um compromisso permanente com o amado (ver Romanos 5:8). Portanto, o marido deve sempre ser lento para se ressentir.

Ele deve reagir bem quando é tratado mal. Ele nunca deveria invejá-la. Ele deve perceber sua incapacidade de dar o suficiente e não informar sobre o quanto ele deu – sempre.

4 – Princípios. Este ponto também torna o ágape distintivo e divino. Isso significa que o marido é chamado para amar porque Deus o ordena. (Nota: Paulo usa o humor imperativo para ordenar o marido a amar de acordo com o exemplo de Cristo em Efésios 5:25.)

Este amor pode ser aprendido, e os casais podem estar de acordo com a vontade de Deus e o padrão de Cristo. Um marido pode amar sua esposa mesmo quando ele não é amado em troca. Não é uma consideração adequada perguntar:

“Ela realmente merece isso?” Nós não ganhamos o amor de Cristo. Ele nos amou primeiro (1 João. 4:19).

O marido cristão iniciará uma preocupação com a espiritualidade de sua esposa por princípio – como Cristo também amou a igreja.

5 – Benefícios. O amor aumenta a auto-imagem do amado. “Desenhado por Deus, o ápice é o melhor remédio para a saúde mental” (Ed Wheat. Love Life for Every Married Couple . Grand Rapids: Zondervan, 1980, pág. 122).

O amor primordial, orientado por objetivos, pode ajudar um cônjuge em momentos de ansiedade significativa. O amor pode proporcionar estabilidade e segurança emocional. O amor divino torna cada dia melhor, travando paredes de defensiva e brigas.

Um marido, que vive como Deus quer que ele viva, amará sua esposa como Cristo amou a igreja, se dando desinteressadamente por suas necessidades espirituais. Isso é ágape – a obrigação eternamente gratificante de um marido cristão.