Por que Deus vai nos dar uma pedra branca com um novo nome?

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:17

O significado da pedra branca é um mistério para os estudiosos da Bíblia. No entanto, várias interpretações foram oferecidas:

Grécia Antiga

Na Grécia antiga, os membros do jurado lançavam uma pedra branca que significava uma absolvição, enquanto uma pedra negra proclamava o réu culpado.

Ao que vencer receberia a absolvição, ou seja, a pedra branca, o problema com esta interpretação é que as pedras lançadas nos tribunais não possuíam nomes inscritos neles.

Téssera

Um pequeno objeto chamado téssera, feito de madeira, pedra, argila ou osso, dava privilégios especiais ao seu dono.

Os antigos romanos usavam esse objeto como um bilhete de entrada como bilhete de entrada nos espetáculos de anfiteatros ou arenas.

O que vencer teria o “bilhete de entrada”, no entanto, téssera não precisava ser branco, e a durabilidade dos materiais utilizados é questionável.

Amuleto

Uma pedra branca era frequentemente usada como um amuleto ou adorno. No entanto, esse costume estava associado à feitiçaria, por isso seria estranho se a Bíblia o usasse como símbolo da salvação.

Mármores Brancos

Outra interpretação tem a ver com o material de construção usado durante o tempo que João escreveu Apocalipse.

Edifícios importantes eram comumente feitos de mármore branco, incluindo o templo de Asclepius em Pergamum (a cidade da igreja que Jesus aborda em Apocalipse 2:17).

Em frente ao templo havia pilares de mármore branco gravados com os nomes de pessoas supostamente curadas. Um problema com esta interpretação é que a palavra grega utilizada neste versículo, o psephon significa mais como, “cristal”, e não “pedra”.

Sumo Sacerdote

Uma das explicações melhor aceitas da pedra branca tem a ver com o peitoral do sumo sacerdote, que continha doze pedras.

Cada uma dessas pedras tinha o nome de uma das doze tribos de Israel gravadas nele (Êxodo 28:21).

Enquanto ministrava no templo, o sumo sacerdote carregava o nome do povo de Deus na presença de Deus. Do mesmo modo, a “pedra branca” com o nome do cristão escrito nele pode ser uma referência à nossa posição na presença de Deus.

Diamante

Outra explicação extensa sugere que a pedra branca pode ser uma pedra preciosa translúcida, como um diamante.

A palavra traduzida “branco” em Apocalipse 2:17 é leukos e também pode significar “brilhante, diamante, cristal”. Esta interpretação sustenta que na pedra está escrito o nome de Cristo, não o nome do cristão.

Apocalipse menciona que o nome de Cristo está escrito na frente dos santos (Apocalipse 3:12, Apocalipse 14: 1 e Apocalipse 14:20).

Vencedores

A melhor teoria sobre o significado da pedra branca provavelmente tem a ver com o antigo costume romano de atribuir pedras brancas aos vencedores de jogos de atletismo.

O vencedor de um concurso recebia uma pedra branca com o nome dele inscrito. Isso serviu como seu “bilhete” para um banquete de premiação especial.

De acordo com essa visão, Jesus promete a entrada dos vencedores para a eterna celebração da vitória no céu.

O “novo nome” provavelmente se refere à obra do Espírito Santo de conformar os crentes na santidade de Cristo (ver Romanos 8:29; Colossenses 3:10).

Fonte: GotQuestions