Por que o dilúvio?

À medida que avançamos para o capítulo 6 de Gênesis, chegamos a outro tópico massivo – o dilúvio.

Desde os primeiros dias, a maioria de nós terá conhecido algo da história básica de Noé, a Arca e o Dilúvio. Quando lemos isso, precisamos nos lembrar de que estamos lidando com fatos e não com ficção.

Jesus Cristo tratou este registro como fato. O detalhe é tão vívido. Existe um perfeito equilíbrio entre a Misericórdia de Deus e o Seu Julgamento.

A ênfase está na Arca – e nos oito que estavam sendo salvos – e não naqueles que foram perdidos – e – vemos Deus chamando nossa atenção para aqueles que são salvos e salvos porque ACREDITAM.

Nos versos 1 a 5 do capítulo 6, temos a descrição de um mundo que é muito mal.

A “palavra-chave” é “carne”. Mas há uma maneira de escapar.

Por que Deus fez isso?

É a primeira vez que Deus fez algo assim. No verso de abertura, lemos sobre uma explosão populacional.

A humanidade estava se multiplicando rapidamente – mas nem tudo estava bem – as coisas não estavam certas.

Lembre-se – disse Jesus – sobre os tempos em que Ele retornará – que será semelhante aos dias de Noé. Temos visto o pecado crescer e se espalhar – primeiramente em um indivíduo – depois em um casamento – depois em uma família – e depois na sociedade – e agora lemos sobre o pecado em escala mundial.

Então – algo horrível acontece – “anjos caídos” começam a ter relações físicas com as filhas dos homens.

O mal assumiu uma forma realmente pervertida – além dos limites que Deus estabeleceu. Anjos que se rebelaram contra Deus, o Pai, e foram expulsos do céu agora se comportam de uma maneira obstinada e totalmente contrária à Vontade de Deus.

A perversão pecaminosa do mal é desenfreada.

Os casamentos são baseados somente na atração física – e isso não é suficiente.

Este é um fenômeno terrível. É como uma onda de mal e violência. Criaturas grotescas nascem. Deus decide agir. (A indústria cinematográfica não tem problema com essas criaturas grotescas!)

Verso 3 – Se esta é a maneira que você vai viver, meu espírito não estará com você. Deus estabelece um limite – e a escolha é – você pode ter o meu Espírito Santo – ou – prazer físico carnal. Isso soa como a nossa situação atual?

Deus dá ao homem 120 anos para se arrepender – tal é a Sua Misericórdia. E 120 anos depois que Deus disse isso – o dilúvio veio. Aqui está misericórdia e paciência.

Verso 5 – Deus viu – lemos sobre Deus vendo no Capítulo 1 – e então tudo foi bom e extremamente bom. Agora, as coisas mudaram drasticamente.

Isso está se tornando verdade novamente – quando a única coisa na mente da maioria dos homens é o mal e o pecado?

Há uma inundação de sujeira agora – uma onda de violência – física e moral. E – há muito pouco pensamento de Deus.

O que Deus pensa da bagunça moral em nossa nação? O que Deus pensa da maneira como nosso país está indo? O que Deus pensa do que está acontecendo no mundo – onde o homem foi criado para ser um mordomo compassivo e atencioso.

“Amoroso e compassivo Pai, você nos deu Jesus Cristo, o Salvador, e Ele é para o mundo – a luz do mundo – um mundo ainda mergulhado em muitas trevas. Ajude-nos a lançar a luz de Jesus Cristo onde quer que formos. Ajude-nos, ó Deus.”

Autor: Alexander Sandy Shaw é pastor da Nairn Christian Fellowship em Nairn, na Escócia. Denominado como professor de Bíblia, Sandy está firmemente comprometido em garantir que seus ensinamentos estejam firmemente fundamentados na Palavra.

Fonte: LiveAsIf