Que Deus tenha misericórdia de nós

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, (Pausa) para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações. Salmos 67:1,2

Deus tenha misericórdia de nós

Este verso é uma adaptação da benção sacerdotal de Números 6:24-26.

O início é um verdadeiro grito de misericórdia. O perdão do pecado é sempre o primeiro elo da cadeia de misericórdia vivida por nós. A misericórdia é um atributo fundamental em nossa salvação. Os melhores santos e os piores pecadores podem unir-se nesta petição.

Uma vez que entendemos que não importa o que façamos não haveira nenhuma forma de alcançar a salvação, então compreendemos o quão significante é a misericórdia de Deus.

Abençoe-nos

Em seguida, a igreja pede uma bênção, uma oração muito abrangente e de longo alcance. Quando bendizemos a Deus, fazemos pouco, porque nossas bênçãos são apenas palavras, mas quando Deus nos abençoa, ele nos enriquece de fato, em todos os sentidos, espiritualmente, em capacitação, sabedoria, entendimento, ações e dons.

Sua bênção não é tudo o que seu povo anseia, mas também desejam uma consciência pessoal de seu favor. Este versículo pode ser considerado como a oração de Israel, e espiritualmente da igreja cristã.

para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos

Embora o povo escolhido de Deus possa ter pensado de outra forma na ocasião, embora eles possam ter pensado que um relacionamento com Deus era seu privilégio exclusivo, Deus sempre quis que o conhecimento Dele e Seus caminhos estivessem espalhados por toda a terra e entre todas as nações.

Sempre que Ele estreitou Seu foco redentor por causa do pecado, como quando Ele estreitou seu foco para Israel e mais tarde para Judá, Seu propósito era recuar para um esforço renovado em direção a Sua meta, não para excluir permanentemente o resto da humanidade.

Sabemos que Deus queria usar Seu povo como um trampolim para todas as nações como visto em Jeremias 33: 8-9:

E os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim; E este lugar me servirá de nome, de gozo, de louvor, e de glória, entre todas as nações da terra, que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que eu lhe dou. Jeremias 33:8,9

Em outras palavras, a purificação redentora de Judá e Jerusalém era um meio de alcançar a preocupação universal de Deus.

O método de Deus para alcançar as nações não mudou. Ele ainda usa Seu povo para atrair as nações. Ele ainda é gracioso conosco, Ele ainda nos abençoa abundantemente, e Ele ainda faz Seu rosto brilhar sobre nós. Ele nos torna tão atraentes que as nações não podem deixar de notar. Eles vão desejar o que temos. Afinal, se não havia nenhum benefício para ser o povo de Deus, então não haveria incentivo para se juntar a nós.

Levante-se e brilhe, então, com a glória refletida do rosto de Deus. Pois “as nações virão à vossa luz, e os reis ao brilho do vosso amanhecer” (Isaías 60: 1-3).