Estudo de 1 Reis 21:3 – Comentado e Explicado

Nabot, porém, respondeu a Acab: Deus me livre de ceder-te a herança de meus pais!
1 Reis 21:3

Comentário de Albert Barnes

O Senhor me proíbe – ou: “O Senhor não me proíbe”. Nabote, como adorador de Javé, não de Baal, considera que seria errado ele cumprir com o pedido do rei, como contrário à lei (margem). Não se tratava de uma mera recusa decorrente de um espírito de forte independência, ou baseado no sentimento que liga os homens a propriedades ancestrais.

Comentário de Thomas Coke

1 Reis 21: 3 . O Senhor me proibiu, etc. – O pedido de Acabe era inconsistente com a lei, Levítico 25:28 e, portanto, mostrava uma avareza ilimitada, se não uma impiedade no rei; pois como, por meio da incorporação das sociedades religiosas e civis que era conseqüência de uma teocracia, os assuntos religiosos foram objeto de uma consideração civil; do mesmo modo, as questões civis ficaram sob os religiosos. Veja Div. Perna. vol. 4: Houbigant observa que Naboth defende muito adequadamente um motivo religioso; pois fazia parte de sua religião não alienar uma herança paterna, a não ser através da pobreza ou necessidade. Eles deveriam ter os mesmos sentimentos em relação a cada herança em particular, como em relação à posse da terra de Canaã; que continha o penhor das promessas divinas de uma aliança melhor. Além disso, Naboth sabia que sua vinha, se possuída por reis, não voltaria para ele no jubileu. Para que ele não seja culpado por recusar uma condição que seria mais desonrosa para qualquer homem particular. Nota; Quando devemos ofender a Deus ou ao homem, não podemos hesitar em determinar qual.

Comentário de E.W. Bullinger

a herança de meus pais. Nabote respeitava a lei de Deus ( Levítico 25:23 . Números 36: 7 , Números 36: 8 ).

Comentário de John Wesley

E Nabote disse a Acabe: O SENHOR me proíbe que eu te dê a herança de meus pais.

O Senhor proíbe – pois Deus havia expressamente, e por diversas razões de peso, proibia a alienação de terras das tribos e famílias às quais eram designadas. E, embora estes possam ter sido alienados até o jubileu, ele ainda não o vendeu ao rei naquele tempo; porque ele supunha que, se chegasse às mãos do rei, nem ele nem sua posteridade poderiam recuperá-lo; e assim ele deveria ofender a Deus e errar sua posteridade.

Referências Cruzadas

Gênesis 44:7 – Mas eles lhe responderam: “Por que o meu senhor diz isso? Longe dos seus servos fazer tal coisa!

Gênesis 44:17 – Disse, porém, José: “Longe de mim fazer tal coisa! Somente aquele que foi encontrado com a taça será meu escravo. Os demais podem voltar em paz para a casa do seu pai”.

Levítico 25:23 – “A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes.

Números 36:7 – Nenhuma herança em Israel poderá passar de uma tribo para outra, pois todos os israelitas manterão as terras das tribos que herdaram de seus antepassados.

Josué 22:29 – “Longe de nós nos rebelarmos contra o Senhor e nos afastarmos dele, construindo para holocaustos, ofertas de cereal e sacrifícios um altar que não seja o altar do Senhor, do nosso Deus, que está diante do seu tabernáculo! “

Josué 24:16 – Então o povo respondeu: “Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses!

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

1 Samuel 24:6 – E então disse a seus soldados: “Que o SENHOR me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor”.

1 Samuel 26:9 – Davi, contudo, disse a Abisai: “Não o mate! Quem pode levantar a mão contra o ungido do Senhor e permanecer inocente?

1 Crônicas 11:19 – “Longe de mim fazer isso, ó meu Deus! “, disse Davi. “Esta água representa o sangue desses homens que arriscaram a própria vida! ” Eles arriscaram a vida para trazê-la. E não quis bebê-la. Foram essas as proezas dos três principais guerreiros.

Jó 27:5 – Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até à morte.

Ezequiel 46:18 – O príncipe não tomará coisa alguma da herança do povo, expulsando-os de sua propriedade. Dará a seus filhos a herança daquilo que é sua própria propriedade, para que ninguém do meu povo seja separado de sua propriedade’ “.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Romanos 7:13 – E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.

1 Coríntios 6:15 – Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *