Estudo de Salmos 25:19 – Comentado e Explicado

Vede meus inimigos, são muitos, e com ódio implacável me perseguem.
Salmos 25:19

Comentário de Albert Barnes

Considere meus inimigos – Veja Salmo 25: 2 . É evidente que uma fonte do problema mencionado no salmo era o fato de ele ter inimigos cruéis e de estar apreensivo com os desígnios deles. A linha de pensamento parece ser, de acordo com as observações acima, que os inimigos realmente o cercaram e o ameaçaram, e esse fato sugeriu a indagação se isso não era permitido por causa de seus pecados. isso o levou a pensar nos pecados de sua vida passada, desde a juventude: Salmo 25: 7 , como se essas calamidades, mesmo na vida avançada, fossem causadas por essas ofensas iniciais.

Pois eles são muitos – Quem e o que eram, agora não temos meios de averiguar. Veja as notas no Salmo 25:16 .

E eles me odeiam com ódio cruel – Margem, como no hebraico: “ódio à violência”. Era o ódio que tendia à violência; de modo que eles não pudessem conter. Ele procurou sua destruição e estava pronto para começar a qualquer momento.

Comentário de E.W. Bullinger

Considerar. Mesmo hebraico que “olhar” , Salmos 25:18 ,

inimigos = inimigos.

coração cruel d. Hebraico “ódio à violência” = “ódio violento”. Ginsburg pensa “ódio sem causa”.

Comentário de Adam Clarke

Considere meus inimigos – olhe para eles, e você verá como é impossível que eu seja capaz de resistir e vencê-los. São muitos, me odeiam, e seu ódio os leva a atos de crueldade contra mim.

Comentário de John Calvin

19. Eis meus inimigos. Neste versículo, Davi reclama do número e da crueldade de seus inimigos, porque quanto mais o povo de Deus é oprimido, mais ele se inclina a ajudá-los; e, proporcionalmente à magnitude do perigo pelo qual estão cercados, ele os ajuda de maneira mais poderosa. As palavras, ódio à violência, (566) devem ser entendidas aqui como um ódio cruel e sanguinário. Agora, como a raiva dos inimigos de Davi era tão grande que nada além de sua morte os satisfaria, ele pede a Deus que se torne o guardião e protetor de sua vida; e a partir disso, pode-se inferir, como eu já disse, que ele estava agora em perigo extremo. A cláusula que se segue imediatamente, para que eu não tenha vergonha, pode ser entendida de duas maneiras. Alguns retêm o tempo no futuro, não terei vergonha, como se Davi tivesse certeza de que já havia sido ouvido por Deus, e que a recompensa de sua esperança prometesse a si mesmo uma resposta graciosa às suas orações. Estou bastante inclinado à opinião oposta – a considerar essas palavras como ainda fazendo parte de sua oração. A quantidade do que é afirmado, portanto, é que, como ele confia em Deus, ele ora para que a esperança da salvação que ele formou não seja decepcionada. Não há nada mais adequado para transmitir um santo ardor às nossas orações do que quando somos capazes de testemunhar com sinceridade de coração que confiamos em Deus. E, portanto, cabe a nós pedir com tanto cuidado, que ele aumente nossa esperança quando for pequeno, desperte-o quando estiver inativo, confirme-o quando estiver vacilando, fortaleça-o quando estiver fraco e que ele até levantava quando é derrubado.

Referências Cruzadas

2 Samuel 16:11 – Disse então Davi a Abisai e a todos os seus conselheiros: “Até meu filho, sangue do meu sangue, procura matar-me. Quanto mais este benjamita! Deixem-no em paz! Que amaldiçoe, pois foi o que o Senhor lhe mandou fazer.

2 Samuel 17:2 – Eu o atacarei enquanto ele está exausto e fraco; vou causar-lhe pânico, e seu exército fugirá. Depois matarei somente o rei,

Salmos 3:1 – Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!

Salmos 11:5 – O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Salmos 18:48 – Tu me livraste dos meus inimigos; Sim, fizeste-me triunfar sobre os meus agressores, e de homens violentos me libertaste.

Salmos 27:2 – Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão.

Salmos 27:12 – Não me entregues ao capricho dos meus adversários, pois testemunhas falsas se levantam contra mim, respirando violência.

Salmos 38:19 – Meus inimigos, porém, são muitos e poderosos; é grande o número dos que me odeiam sem motivo.

Salmos 52:2 – Sua língua trama destruição; é como navalha afiada, cheia de engano.

Salmos 56:2 – Os meus inimigos pressionam-me sem parar; muitos atacam-me arrogantemente.

Salmos 57:4 – Estou em meio a leões, ávidos para devorar; seus dentes são lanças e flechas, suas línguas são espadas afiadas.

Salmos 86:14 – Os arrogantes estão me atacando, ó Deus; um bando de homens cruéis, gente que não faz caso de ti procura tirar-me a vida.

Salmos 138:7 – Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.

Salmos 140:1 – Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos,

Salmos 140:4 – Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar.

Salmos 140:11 – Que os difamadores não se estabeleçam na terra, e a desgraça persiga os violentos até à morte.

Salmos 143:3 – O inimigo persegue-me e esmaga-me ao chão; ele me faz morar nas trevas, como os que há muito morreram.

Lucas 22:2 – e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo.

Lucas 23:5 – Mas eles insistiam: “Ele está subvertendo o povo em toda a Judéia com os seus ensinamentos. Começou na Galiléia e chegou até aqui”.

Lucas 23:21 – Mas eles continuaram gritando: “Crucifica-o! Crucifica-o! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *