Estudo de Salmos 34:2 – Comentado e Explicado

Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem.
Salmos 34:2

Comentário de Albert Barnes

Minha alma fará com que ela se glorie no Senhor – eu mesmo me alegrarei e exultarei nele. A palavra “gabar-se” aqui se refere àquilo em que um homem se valorizaria; aquilo que seria mais proeminente em sua mente quando ele se esforçasse em recordar o que poderia refletir com mais prazer. O salmista aqui diz que quando Ele fez isso, não seria riqueza ou força a que ele se referiria; não seria sua posição ou posição na sociedade; não seria o que ele havia feito, nem o que havia ganho, referente a esta vida. Sua alegria brotaria do fato de que havia um Deus; que ele era um Deus e que ele poderia considerá-lo como o seu Deus. Essa seria sua principal distinção – aquela sobre a qual ele mais se valorizaria. De todas as coisas que podemos possuir neste mundo, a principal distinção é que temos um Deus e que ele é um ser como ele é.

Os humildes ouvirão disso – Os pobres; os aflitos; aqueles que estão nas esferas inferiores da vida. Eles devem ouvir que ele deposita sua confiança em Deus, e devem encontrar alegria ao serem assim direcionados a Deus como sua porção e sua esperança. O salmista parece ter se referido aqui a essa classe particularmente porque:

(a) seria mais provável que apreciassem isso do que aqueles de posição mais elevada, ou do que aqueles que nunca conheceram aflições; e

(b) porque isso seria especialmente adequado para lhes dar apoio e consolo, como derivado de sua própria experiência.

Ele estava com problemas. Ele estava cercado de perigos. Ele tinha sido misericordiosamente protegido e entregue. Ele estava prestes a declarar como tinha sido feito. Ele tinha certeza de que aqueles que estavam nas circunstâncias em que ele estivera receberiam bem as verdades que ele estava prestes a declarar e se alegrariam por haver libertação para eles também, e também por encontrar Deus como protetor e amigo. . Calamidade, perigo, pobreza, provação são muitas vezes uma vantagem eminente na preparação da mente para apreciar a natureza e valorizar as lições da religião.

E fique contente – regozija-se com a história da minha libertação, pois isso os levará a ver que eles também podem encontrar libertação no dia da provação.

Comentário de E.W. Bullinger

Minha alma = eu mesmo. Hebraico. nephesh. App-13.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

humilde = paciente, oprimido.

Comentário de Adam Clarke

Minha alma fará com que ela se glorie – louvará ao Senhor – considerará isso sua principal obra.

Os humildes – ????? anavim , os aflitos, como Davi tinha sido.

Comentário de John Calvin

2. Minha alma a gloriará no Senhor. O termo alma neste lugar significa não o espírito vital, mas o lugar das afeições; como se Davi tivesse dito, sempre terei orgulho de me gabar com todo o meu coração somente em Deus, para que nunca me permita cair no esquecimento de tão grande libertação. Na segunda cláusula, ele especifica isso como o fruto de sua ação de graças, que os aflitos e miseráveis ??derivarão dela terreno de esperança. A palavra hebraica ????? , anavim, que tornamos humildes, significa não todos os aflitos (689) em geral, mas aqueles que, sendo humilhados e subjugados por aflições, em vez de respirar o espírito de orgulho, estão abatidos e prontos para abase-se ao próprio pó. Estes, ele diz, serão participantes de sua alegria; mas não, como alguns explicaram friamente, simplesmente por um sentimento de simpatia, mas porque, convencidos de que no exemplo de Davi, Deus lhes havia dado um testemunho geral de sua graça, seus corações se recuperariam da tristeza e ficariam levantado no alto. Assim, ele diz que essa alegria brotará da esperança, porque, tendo recebido o penhor de sua libertação, eles alegremente recorrerão a Deus.

Comentário de John Wesley

A minha alma a gloriará no SENHOR; os humildes a ouvirão e se alegrarão.

Se orgulhará – Se gloriará nisso, que tenho um mestre tão poderoso e tão gracioso.

Os humildes – os justos.

Referências Cruzadas

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 44:8 – Em Deus nos gloriamos o tempo todo, e louvaremos o teu nome para sempre. Pausa

Salmos 105:3 – Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.

Salmos 119:74 – Quando os que têm temor de ti me virem, se alegrarão, pois na tua palavra coloquei a minha esperança.

Salmos 142:7 – Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo”.

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Jeremias 9:24 – mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.

1 Coríntios 1:31 – para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

2 Coríntios 10:17 – Contudo, “quem se gloriar, glorie-se no Senhor”,

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *