Estudo de Salmos 130:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. Do fundo do abismo, clamo a vós, Senhor;
Salmos 130:1

Comentário de Albert Barnes

Fora das profundezas – A palavra traduzida como “profundezas” é de um verbo – ma ma âmaq – que significa ser profundo; então, ser insondável; depois, aprofundar; e se aplicaria a qualquer coisa baixa, profunda ou profunda, como o oceano, um poço ou um vale. A palavra usada aqui ocorre em outros lugares apenas nos seguintes lugares: Salmo 69: 2 , Salmo 69:14 , onde é traduzida como “profunda”, aplicada às águas; e Isaías 51:10 ; Ezequiel 27:34 , onde é traduzida como “profundidade”. A palavra, conforme usada aqui, seria aplicável a aflições profundas, desânimo ou angústia. Seria aplicável

(a) à aflição – as profundezas da tristeza pela perda de amigos, propriedades ou sofrimentos corporais;

(b) pecado – as profundezas nas quais a alma está mergulhada sob a consciência da culpa;

(c) problemas mentais – espíritos baixos – melancolia – escuridão da mente – perda de conforto na religião – tentação poderosa – decepção – a angústia causada pela ingratidão – ou tristeza de coração diante dos crimes e tristezas das pessoas – ou tristeza por a frieza, a dureza, a insensibilidade de nossos amigos à sua condição espiritual.

De todas essas profundezas da tristeza, é nosso privilégio invocar o Senhor; nessas profundezas da tristeza, é apropriado, portanto, implorar sua ajuda. Muitas vezes, ele nos leva a essas “profundezas” que podemos ser levados a invocá-lo; sempre que somos levados para lá, devemos chamá-lo.

Eu clamei a ti, ó Senhor – Ou melhor, “agora te invoco”, ou clamo sinceramente por ti. A linguagem não se refere tanto ao passado como ao presente. Eu agora choro por misericórdia; Agora eu imploro a tua benção. A condição é aquela de quem, em profunda tristeza, ou sob profunda convicção pelo pecado, implora sinceramente que Deus tenha compaixão dele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 130.

O salmista professa sua esperança na oração e sua paciência na esperança: exorta Israel a ter esperança em Deus.

Uma Canção de Graus.

Título. ?????? Shiir hammangaloth. ] O bispo Patrick observa que alguns pensam que esse salmo foi composto por Davi após o caso de Bate-Seba (ver Salmos 130: 3-4 .); mas que, em sua opinião, ele foi composto por ele após a perseguição a Saul: no entanto, não se pode dizer que ele seja dele com alguma certeza, e talvez possa ser mais aplicável aos tempos logo após o cativeiro; pois parece antes relacionar-se com a angústia da nação em geral, do que com qualquer pessoa em particular. Os tradutores siríacos entendem isso; pois em seu título referem-se aos tempos de Neemias. Mudge observa que o salmo tem dois estados; no primeiro dos quais o autor ora a Deus para perdoá-lo por seus pecados e remeter as conseqüências deles, com forte expectativa de que, de acordo com sua palavra, ele concederia sua oração. No segundo, ele obteve seu pedido e, portanto, incentiva todos os seus irmãos a confiarem em Deus, para resgatá-los de seus pecados e puni-los.

Salmos 130: 1 . Fora das profundezas “Fora das águas profundas, com as quais estou quase sobrecarregado”. Por estes, é frequentemente representado, como observamos, a extremidade da aflição. Veja Salmos 69: 2 ; Salmos 69:36 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 130: 1-2 . Fora das profundezas – Ser dominado por profundas angústias e terrores, e pronto para se desesperar; clamei a ti – “Como outro Jonas, sepultado na barriga da baleia e cercado por todas as ondas do oceano”. Observe, leitor: “A oração fervorosa encontrará seu caminho através de toda obstrução até os ouvidos daquele que está sentado em sua colina sagrada”.

Comentário de Scofield

Uma canção de graus

Veja a nota do título; (Veja Scofield “ Salmos 120: 1 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção de graus. O mesmo que 120. Veja App-67.

profundidades. Simbólico de angústia. Compare Salmos 42: 7 ; Salmos 66:12 ; Salmos 69: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Fora das profundezas – Os cativos na Babilônia representam sua condição como aqueles que estão em uma prisão – um abismo ou vala profunda, pronta para ser engolida.

Comentário de John Calvin

1. Das profundezas clamei a ti, ó Jeová! Deve-se notar que o Profeta fala de si mesmo como emitindo sua voz, como se fosse de um abismo profundo, (118) sentindo-se oprimido por calamidades. Como as misérias para as quais não há perspectiva de término costumam trazer desespero em seu caminho, nada é mais difícil do que as pessoas, quando envolvidas em tristeza profunda e profunda, despertarem suas mentes para o exercício da oração. E é maravilhoso, considerando que, enquanto desfrutamos de paz e prosperidade, somos frios em oração, porque então nossos corações estão em um estado de segurança apaixonada, como nas adversidades, que devem nos acelerar, ainda estamos mais estupefatos. Mas o Profeta obtém confiança em chegar ao trono da graça dos mesmos problemas, cuidados, perigos e tristezas em que foi mergulhado. Ele expressa sua perplexidade e a seriedade de seu desejo tanto pela palavra chorar quanto pela repetição continuada no segundo verso. Tanto mais detestável é a bárbara ignorância dos papistas, ao profanar vergonhosamente este salmo, levando-o a um propósito totalmente estranho à sua aplicação genuína. Com que intenção eles murmuram para os mortos, se não é que, em conseqüência de Satanás os enfeitiçar, eles possam, por sua profanação, extinguir uma doutrina de utilidade singular? Desde o momento em que este Salmo foi, por uma interpretação forçada, aplicado às almas dos mortos, acredita-se que geralmente não tem qualquer utilidade para os vivos, e assim o mundo perdeu um tesouro inestimável.

Referências Cruzadas

Salmos 18:4 – As cordas da morte me enredaram; as torrentes da destruição me surpreenderam.

Salmos 18:16 – Das alturas estendeu a mão e me segurou; tirou-me das águas profundas.

Salmos 25:16 – Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito.

Salmos 40:2 – Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.

Salmos 42:7 – Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.

Salmos 69:1 – Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.

Salmos 69:14 – Tira-me do atoleiro, não me deixes afundar; liberta-me dos que me odeiam e das águas profundas.

Salmos 71:20 – Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir.

Salmos 88:6 – Puseste-me na cova mais profunda, na escuridão das profundezas.

Salmos 116:3 – As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.

Lamentações 3:53 – Procuraram fazer minha vida acabar na cova e me jogaram pedras;

Jonas 2:2 – Ele disse: “Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *