Estudo de Lamentações 3:54 – Comentado e Explicado

Acima de mim subiam as águas: Estou perdido!, exclamei.
Lamentações 3:54

Comentário de Albert Barnes

As águas corriam sobre a minha cabeça – Uma expressão figurativa para grandes problemas mentais.

Comentário de John Calvin

Ele agora adiciona uma terceira comparação – que ele estava sobrecarregado, por assim dizer, com uma avalanche de males. Essa semelhança ocorre frequentemente nas Escrituras, especialmente nos Salmos; pois quando Davi quis expor seu desespero, a mentira disse que estava afundado em águas profundas. ( Salmos 69:15 .) Portanto, também neste local o Profeta reclama, que as águas corriam sobre sua cabeça, e que ele se considerava perdido. Embora, de fato, este fosse o ditado de um homem em um estado sem esperança, ainda é evidente a partir do contexto que o Profeta foi firme na esperança da misericórdia de Deus. Mas ele fala de acordo com o julgamento da carne; e sabemos que os fiéis são como estavam divididos; pois, como não tiraram a carne, devem necessariamente estar familiarizados com as adversidades, ser invadidos pelo medo e sentir ansiedades; em resumo, quando a morte paira sobre eles, eles devem ser expostos ao medo. Enquanto isso, a fé em seus corações obtém a vitória, para que eles não sucumbam a terrores, cuidados ou ansiedades.

Quando, portanto, o Profeta diz que, em seu próprio julgamento, ele estava perdido, ele não significa que sua fé foi tão extinta que ele deixou de orar a Deus; pois no versículo seguinte ele mostra que perseverou em oração. Como, então, ele disse ou acreditou que estava perdido? mesmo, como eu já disse, de acordo com o julgamento humano. E muitas vezes vemos que os fiéis reclamam que foram abandonados, que Deus está dormindo no céu, que se afastou deles. Todas essas coisas devem ser referidas à percepção da carne. Enquanto, então, os fiéis lançam seus olhos nos perigos, quando a morte chega, eles não apenas tremem, mas também temem e desmaiam. Enquanto isso, como eu disse, eles lutam pela fé contra todas essas tentações. Então, então, essa passagem deve ser entendida – que o Profeta acreditava que ele estava perdido, isto é, até onde ele podia julgar pelo aspecto das coisas naquele momento, pois nenhuma esperança apareceu então para a Igreja. Mas ainda vemos que o Profeta não se entregou a esse desespero; pois ele imediatamente acrescenta:

Comentário de E.W. Bullinger

sobre a minha cabeça. Compare Salmos 69: 2 .

Eu estou cortado. Compare Salmos 88: 5 .

Comentário de John Wesley

As águas corriam sobre a minha cabeça; então eu disse, eu estou cortado.

Cortada – estou desfeita, não há esperança para mim.

Referências Cruzadas

Jó 17:11 – Foram-se os meus dias, os meus planos fracassaram, como também os desejos do meu coração.

Salmos 18:4 – As cordas da morte me enredaram; as torrentes da destruição me surpreenderam.

Salmos 31:22 – Alarmado, eu disse: “Fui excluído da tua presença! ” Contudo, ouviste as minhas súplicas quando clamei a ti por socorro.

Salmos 69:1 – Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.

Salmos 69:15 – Não permitas que as correntezas me arrastem, nem que as profundezas me engulam, nem que a cova feche sobre mim a sua boca!

Salmos 124:4 – as águas nos teriam arrastado e as torrentes nos teriam afogado;

Isaías 38:10 – Eu disse: “No vigor da minha vida tenho que passar pelas portas da sepultura e ser roubado do restante dos meus anos? “

Lamentações 3:18 – Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”.

Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Jonas 2:3 – Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *