Estudo de Mateus 14:14 – Comentado e Explicado

Quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela e curou seus doentes.
Mateus 14:14

Comentário de Albert Barnes

Foi movido com compaixão – Ou seja, teve pena deles.

Marcos 6:34 diz que ficou comovido porque eram como ovelhas sem pastor. Um pastor é aquele que cuida de um rebanho. Era seu dever alimentá-lo; defendê-lo de lobos e outros animais selvagens; cuidar dos jovens e fracos; para conduzi-lo por pastos verdes e águas tranquilas, Salmo 23: 1-6 . Nos países do leste, esse era o principal emprego dos habitantes. Quando Cristo diz que as pessoas eram como ovelhas sem pastor, ele quis dizer que eles não tinham professores e guias que cuidavam deles e se esforçavam para instruí-los. Os escribas e fariseus eram orgulhosos e orgulhosos, e pouco se importavam com o povo; e quando eles tentaram ensiná-los, eles os desencaminharam. Eles vieram, portanto, em grandes multidões para aquele que pregava o evangelho aos pobres Mateus 11: 5 , e que era assim o bom pastor, João 10:14 .

Comentário de E.W. Bullinger

saiu adiante. De Sua solidão, Mateus 14:13 .

em direção a. Grego. epi .

Comentário de John Calvin

14. Ele foi movido com compaixão por eles. Os outros dois evangelistas, e particularmente Marcos, afirmam mais claramente a razão pela qual essa compaixão ( s?µp??e?a ) foi despertada na mente de Cristo. Foi porque ele viu almas famintas, que o calor do zelo havia levado de suas casas e levado a um lugar deserto. Essa escassez de ensino indicava um estado miserável de desordem; e, consequentemente, Marcos diz que Jesus foi movido com compaixão por eles, porque eram como ovelhas sem pastor. Não que, quanto à sua natureza divina, ele os visse a todos como ovelhas, mas que, como homem, julgou de acordo com o aspecto atual do caso. Não foi uma pequena manifestação de piedade que eles deixaram suas próprias casas e se reuniram em multidão para o Profeta de Deus, embora ele propositalmente se escondesse deles. Além disso, deve-se observar que Cristo estava atento ao caráter que ele sustentava; pois ele fora ordenado a cumprir os deveres de professor público e, portanto, era obrigado a considerar todos os judeus, por enquanto, pertencentes ao rebanho de Deus e à Igreja, até que se retirassem dele.

Tão fortemente Cristo foi movido por esse sentimento de compaixão que , embora, em comum com seus discípulos, estivesse cansado e quase esgotado pelo trabalho ininterrupto, não se poupou. Ele se esforçara para obter algum relaxamento, e isso por conta própria e por causa de seus discípulos; mas quando o dever urgente o chama para um trabalho adicional, ele deixa de bom grado essa consideração privada (377) e se dedica a ensinar as multidões. Embora ele tenha deixado de lado os sentimentos que lhe pertenciam como homem mortal, ainda não há razão para duvidar que ele olha do céu para as ovelhas pobres que não têm pastor, desde que peçam alívio de seus desejos. Marcos diz que ele começou a ensinar-lhes MUITAS coisas; isto é, ele passou muito tempo pregando, para que pudessem colher alguma vantagem duradoura. Lucas diz que falou com eles a respeito do Reino de Deus, o que equivale à mesma coisa. Mateus não menciona nada além de milagres, porque eles foram de grande importância no estabelecimento da reputação de Cristo; mas pode-se concluir naturalmente que ele não deixou de fora a doutrina, que era uma questão da mais alta importância.

Comentário de Adam Clarke

Jesus – foi movido com compaixão – ?sp?a????s?e , ele foi movido com terna compaixão, então eu acho que a palavra deve em geral ser traduzida: veja a nota em Mateus 9:36 . Como verbo, não parece ter sido usado por outros escritores eclesiásticos. Ele sempre sugere esse movimento do intestino, acompanhado de extrema ternura e preocupação, que é sentida à vista das misérias de outro.

Comentário de Spurgeon

Mateus 14:14 . E Jesus saiu, e viu uma grande multidão, e foi movido de compaixão por eles, e ele curou os enfermos.

Pessoas diferentes têm visões diferentes das multidões, de acordo com o estado de suas mentes. Muitos oficiais, quando vêem uma multidão, consideram quanto tempo levaria para marchar com eles de um determinado lugar. Outro homem começa a calcular a quantidade de comida que todos precisarão. Outro começa a estimar sua riqueza, outro a calcular quantos por cento morrerão no ano. Mas o coração do Senhor Jesus Cristo estava cheio de piedade e misericórdia, que o que ele deveria fazer ao olhá-los era ter compaixão deles. Ele curou os doentes e os ajudou em suas tristezas.

Mateus 14:15 . E, ao cair da tarde, seus discípulos foram até ele, dizendo: Este é um lugar deserto, e o tempo já passou; manda as multidões embora, para que possam ir às aldeias e comprar para si alimentos.

Isso realmente significava “Tire-nos da dificuldade”. Não havia esperança de que tantos deles pudessem obter alimentos nas aldeias; mas os discípulos tão bons quanto disseram: “Não podemos suportar vê-los passando fome. Ajude-nos a esquecê-lo.

Mateus 14:16 . Mas Jesus lhes disse: Eles não precisam partir; dai-lhes para comer.

“Você não sabe o que pode fazer, pois estou com você”, respondeu o Senhor. “Você pode alimentar todos eles.” Ó igreja cristã, nunca desista do problema mais difícil. Pode ser resolvido. A cidade pode ser evangelizada, cheia de gente; as nações podem levar a Cristo supersticiosas, por mais que sejam; pois ele está conosco.

Mateus 14: 17-18 . E eles lhe disseram: Temos aqui apenas cinco pães e dois peixes. Ele disse: Traga-os para mim.

Ele não trabalhará sem nós. Qualquer pequeno presente ou habilidade que tenhamos deve ser consagrado. Cristo poderia facilmente ter feito pães e peixes sem avaliar seu pequeno estoque, mas essa não é a maneira de trabalhar dele. “Traga o que você tem aqui para mim.” Sempre que tivermos uma igreja que leve todo o seu estoque a Cristo – (quando veremos uma igreja assim?) -, ele ficará satisfeito em fazer o suficiente para a multidão.

Mateus 14: 19-21 . E ele ordenou que a multidão se sentasse na grama e pegasse os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, ele abençoou e freava, e dava os pães aos seus discípulos e os discípulos à multidão. E todos comeram e ficaram cheios; e pegaram nos fragmentos que restavam doze cestos cheios. E os que haviam comido eram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.

Uma noite maravilhosa que deve ter sido. Assim como os raios inclinados do sol caíam sobre a poderosa massa de pessoas, Jesus Cristo, o sol da justiça, espalhava seus raios de misericórdia sobre eles ao mesmo tempo. Para ele, não é nada para alimentar cinco mil – nada para fazer com cinco pães. Onde ele está presente, podemos esperar maravilhas, a menos que nossa incredulidade o atrapalhe, pois às vezes é triste demais que ele não pudesse fazer muitas obras poderosas por causa de sua incredulidade. Ó minha alma, repreenda-se, se alguma vez prejudicou as mãos de Cristo.

Mateus 14: 22-23 . E logo Jesus obrigou seus discípulos a entrar em um navio e ir adiante dele para o outro lado, enquanto ele enviava as multidões para longe. E quando ele mandou as multidões embora, ele subiu a uma montanha para orar.

Foi um dia muito ocupado que ele teve. Se você ler a narrativa por si mesmo, ficará surpreso com o número de milagres que ele realizou naquele dia, e todos eles além da pregação; portanto, ele deve ter ficado muito cansado com o cansaço, mas procurou o descanso e o descanso. de oração do que a do sono.

Mateus 14: 23-24 . E quando a noite chegou, ele estava lá sozinho. Mas o navio estava agora no meio do mar, agitado com ondas: pois o vento era contrário.

Não importava no entanto. Pois se seus discípulos estiverem em uma tempestade, enquanto Cristo estiver orando por eles, todas as tempestades do mundo serão incapazes de afundá-los. Eles tinham um bom protetor. Do ponto de vista daquela colina, seus olhos, que podiam ver à distância, observavam e regulavam todo sopro de vento e toda onda sobre o lago.

Mateus 14: 25-26 . E na quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando no mar. E quando os discípulos o viram andando no mar, ficaram perturbados, dizendo: É um espírito;

“Um fantasma!” Tendo toda a superstição tão natural para os marinheiros, eles pensaram que isso era algo bastante sobrenatural e que lhes era doentio.

Mateus 14: 26-28 . E eles clamaram por medo. Mas logo Jesus lhes falou, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não tenhas medo. E Pedro respondeu-lhe e disse: Senhor, se for tu, pede-me que venha a ti sobre a água.

Impulso estranho! Mostrava fé genuína misturada com essa imperfeição e presunção, característica tão comum no caráter de Pedro.

No entanto, seu mestre admirava a confiança.

Mateus 14: 29-30 . E ele disse: Venha. E quando Pedro desceu do navio, andou sobre a água, para ir a Jesus. Mas quando viu o vento turbulento, ficou com medo; e, começando a afundar, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.

Quando ele começou a ter medo, começou a afundar. Enquanto sua confiança em seu Mestre durasse, ele poderia andar nas ondas.

Mateus 14: 31-33 . E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E quando eles entraram no navio, o vento cessou. Então os que estavam no navio vieram e o adoraram, dizendo: de verdade tu és o Filho de Deus.

Bem, eles poderiam adorar, pois haviam visto provas abundantes de sua divindade. Eles o adoraram, dizendo: “de verdade tu és o Filho de Deus”. Eles não poderiam ter entendido com isso: “Tu és uma pessoa superior, um caráter excelente”. Se não fossem judeus, não teriam adorado um mero homem; por todas as coisas que você já viu nesta vida, nunca viu um judeu que adoraria qualquer forma visível aos olhos. O cativeiro da Babilônia libertou a raça hebraica da idolatria. Eles podem cair em superstições de outro tipo, mas nunca em idolatria. Marque isso. Desde então, nunca houve um homem de raça judaica que tivesse adorado a Cristo se não acreditasse que ele era Deus.

Referências Cruzadas

Mateus 9:36 – Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

Mateus 15:32 – Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho”.

Marcos 6:34 – Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Marcos 8:1 – Naqueles dias, outra vez reuniu-se uma grande multidão. Visto que não tinham nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes:

Marcos 9:22 – “Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. “

Lucas 7:13 – Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: “Não chore”.

Lucas 19:41 – Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela

João 11:33 – Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 5:2 – Ele é capaz de se compadecer dos que não têm conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *