10 coisas que você deve saber sobre os atributos comunicáveis ​​de Deus

1. Embora não possamos nos tornar Deus, podemos nos tornar como ele imitando seus atributos comunicáveis.

Deus é santo, amoroso, justo, bom, misericordioso, gracioso, fiel, verdadeiro, paciente e sábio. Quando falamos sobre ser “conformados à imagem de Cristo”, esta é a lista que estamos descrevendo. Essas coisas nos mostram como refletir quem Deus é como Cristo fez. Quanto mais gracioso me torno, por exemplo, mais reflito Cristo, que é a imagem perfeita de Deus.

2. Nossas percepções humanas do amor podem diluir nossa compreensão do amor de Deus.

De todos os seus atributos, o amor de Deus é talvez o mais difícil de conceber à parte das versões menores e humanas do amor que moldam nossa compreensão. O amor humano, mesmo em seus melhores momentos, só pode sussurrar sobre o puro e santo amor de Deus. E embora possamos apreciar o amor entre amigos ou entre familiares, tendemos a reservar o maior valor para o amor romântico. Nossa adoração ao romance começou a remodelar a maneira como falamos de pessoas ou coisas. Começou a oferecer alternativas à uniformidade insípida do verbo amar . Às vezes, até convidamos nossa adoração ao romance a invadir nossa adoração a Deus.

Deus em sua soberania estende a graça a nós antes mesmo que possamos contemplar sua possibilidade ou seu valor.

3. Deus dá boas dádivas para nos ensinar.

Como aqueles que recebem as boas e perfeitas dádivas de Deus, a bondade para com os outros significa generosidade. Significa que reconhecemos que Deus nos dá coisas boas não para que elas possam terminar em nós, mas para que possamos administrá-las em nome de outros. Deus nos dá coisas boas generosamente, sem arriscar nenhuma perda ao fazê-lo. 

Nós também devemos dar coisas boas aos outros generosamente, reconhecendo que também não corremos o risco de perdas ao fazê-lo. Podemos ser generosos com nossas posses, nossos talentos e nosso tempo em benefício dos outros porque vemos essas boas dádivas como um meio de trazer glória ao Doador deles em vez de a nós.

4. A vontade de Deus é que façamos justiça.

Quando paramos de nos justificar, começamos a ter olhos para as necessidades de nossos vizinhos com clareza cada vez maior. Voltamos nossas energias para garantir justiça para os fracos e oprimidos. Deus se refere a si mesmo como “pai dos órfãos e protetor das viúvas” (Sl 68:4-5). Como seus filhos, devemos levar essa identidade familiar para as esferas de influência que ele nos dá. Aqueles de nós que têm alguma forma de vantagem devem procurar usá-la para beneficiar nossos vizinhos. 

Aqueles de nós que têm mais do que o pão de cada dia devem ter os olhos abertos e as mãos abertas para aqueles que ainda esperam o seu. 

5. Misericórdia significa perdoar como fomos perdoados.

Em vista da misericórdia de Deus, sacrificamos nossa amargura e rancor para estender o perdão. Também sacrificamos nossas mágoas legítimas — a dor da rejeição injusta ou a tristeza de uma ferida recebida injustamente. Nós os confiamos a Deus, lembrando que Cristo suportou o mesmo de nós e por nós, e em um grau muito maior. 

Reter a misericórdia dos outros revela que não reconhecemos o que nós mesmos recebemos. A vasta misericórdia de Deus caiu de nossa vista. Devemos obedecer à vontade de Deus para que nossas vidas sejam “misericordiosas, como vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36).

6. Contaminamos a graça pensando que temos direito a ela.

Inicialmente, a graça não é solicitada nem desejada. Deus em sua soberania estende a graça a nós antes mesmo que possamos contemplar sua possibilidade ou seu valor. Eternamente, a graça é imerecida e imerecida. Crescemos para reconhecê-lo pelo que é e até nos tornamos cada vez mais ousados ​​para pedir por ele em maior medida. 

Mas no momento em que começamos a pedir por um senso de direito, contaminamos a graça. Exigir isso é contaminá-lo. Ao fazer isso, assumimos o papel do irmão mais velho do filho pródigo, tão acostumado à abundância que acredita que é seu por direito e não por presente.

7. Nossas vidas podem lembrar aos outros que Deus é fiel.

Quando nos esquecemos de Deus, ou quando questionamos se Deus se esqueceu de nós, podemos nos voltar para lá para contemplar seu amor constante por todas as gerações. Ao contrário das gerações anteriores, temos acesso sem precedentes a esse lembrete inestimável. Bíblias aos bilhões, literalmente. E cada cópia, desde a dobrada até a desconsiderada, está sussurrando: “Lembre-se”. Lembre-se do Deus que se lembra de você.

Quando passamos tempo na Bíblia, nossa vida começa a dar testemunho de sua mensagem fiel. Nós mesmos nos tornamos pedras de lembrança para aqueles ao nosso redor, dando testemunho fiel de que Deus é digno de nossa confiança, não importa o que aconteça.

8. O tempo de Deus é diferente do nosso.

A Amazon recebe o pacote aqui no mesmo dia em que o encomendamos. Se não formos cuidadosos, podemos começar a nos ressentir da falta de preocupação de Deus em oferecer bens e serviços de acordo com o nosso horário. Podemos até questionar sua bondade. Podemos ignorar a possibilidade de que a própria espera possa ser o presente bom e perfeito, entregue à nossa porta.

9. A verdade permite que tenhamos um relacionamento correto com Deus e com os outros.

A verdade de Deus é comunitária, dada não apenas para que o indivíduo possa viver em um relacionamento correto com Deus, mas para que o indivíduo possa viver em um relacionamento correto com os outros. A fé cristã não dá lugar ao individualismo.

“Viver a minha verdade” é viver no que me parece normal, andar no caminho que parece direito ao homem (Provérbios 14:12). O problema de viver a minha verdade é que, acima de tudo, o coração é enganoso e desesperadamente perverso (Jeremias 17:9). Isso cria uma falsa realidade para mim com base em minhas preferências naturais, uma realidade na qual minhas preferências e desejos tendem a ter precedência sobre os dos outros. 

Viver a minha verdade inevitavelmente impedirá que outra pessoa viva a dela se nossas preferências forem conflitantes. Viver minha verdade destrói minha capacidade de viver em comunidade como eu deveria, uma comunidade baseada não na atualização de todas as minhas preferências pessoais, mas em estabelecê-las para o bem dos outros.

10. Procurar imitar a Deus é um ato de gratidão.

Há uma diferença entre autoajuda e santificação, e essa diferença é o motivo do coração. Procuramos ser santos como Deus é santo como um alegre ato de gratidão. Nunca buscamos a santidade como um meio de ganhar o favor de Deus ou evitar seu desagrado. Temos seu favor e seu prazer repousa sobre nós. O motivo da santificação é a alegria. A alegria é tanto nosso motivo quanto nossa recompensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *