Estudo de Êxodo 18:20 – Comentado e Explicado

ensinar-lhes-ás suas ordens e suas leis, e lhes mostrarás o caminho a seguir e como terão de comportar-se.
Êxodo 18:20

Comentário de Albert Barnes

Ensine-os – A palavra hebraica é enfática e significa “iluminação”. O texto fornece quatro pontos distintos:

(a) as “ordenanças” ou decretos específicos,

(b) “as leis” ou regulamentos gerais,

(c) “o caminho”, o curso geral do dever,

(d) “as obras”, cada ato específico.

Comentário de Adam Clarke

Tu lhes ensinarás ordenanças – ???? chukkim , todos os preceitos relacionados às cerimônias da religião e da economia política. E leis, ????? hattoroth , as instruções relativas a todo o sistema de moralidade.

E lhes mostrará o caminho – ???? ?? eth hadderech , desse mesmo jeito, aquele único caminho que o próprio Deus revelou, e no qual eles devem andar para agradá-lo e salvar suas almas eternamente.

E o trabalho que eles devem fazer – Pois não era suficiente que eles conhecessem seus deveres para com Deus e os homens, mas eles também deveriam fazê-lo; ????? yaasun , eles devem fazer isso diligentemente, fervorosamente, efetivamente; pois a freira paragógica aprofunda e amplia o significado do verbo.

Que forma muito abrangente do dever de um pregador esse versículo exibe! 1. Ele deve instruir as pessoas sobre a natureza, uso e importância das ordenanças da religião. 2. Ele deve apresentar diante deles toda a lei moral e suas obrigações para cumprir todos os seus preceitos. 3. Ele deve apontar para cada um o seu dever específico e o que se espera dele em sua situação, conexões etc. E, 4. Ele deve definir todo o trabalho deles e ver que eles cumprem. Em um plano como esse, ele terá plena oportunidade de mostrar ao povo: 1. Seu pecado, ignorância e loucura; 2. A pura e santa lei que violaram e pela qual são condenados; 3. A graça de Deus que traz salvação, pela qual eles devem ser justificados e finalmente salvos; e 4. A necessidade de mostrar fé por suas obras; não apenas negando a impiedade e as concupiscências mundanas, mas vivendo sobriamente, retamente e piedosamente neste mundo atual, procurando aquela esperança abençoada e a aparição gloriosa do grande Deus e nosso Salvador, Jesus Cristo.

Referências Cruzadas

Exodo 18:16 – Toda vez que alguém tem uma questão, esta me é trazida, e eu decido entre as partes, e ensino-lhes os decretos e leis de Deus”.

Deuteronômio 1:18 – Naquela ocasião eu lhes ordenei tudo o que deveriam fazer”.

Deuteronômio 4:1 – E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que lhes estou ensinando a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês.

Deuteronômio 4:5 – Eu lhes ensinei decretos e leis, como me ordenou o Senhor, o meu Deus, para que sejam cumpridos na terra na qual vocês estão entrando para dela tomar posse.

Deuteronômio 5:1 – Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumpri-los.

Deuteronômio 6:1 – Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse.

Deuteronômio 7:11 – Obedeçam, pois, à lei, isto é, aos decretos e às ordenanças que hoje lhes ordeno.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

Neemias 9:13 – “Tu desceste ao monte Sinai; dos céus lhes falaste. Deste-lhes ordenanças justas e leis verdadeiras, e decretos e mandamentos excelentes.

Salmos 32:8 – Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.

Salmos 143:8 – Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

Isaías 30:21 – Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Jeremias 42:3 – Ore rogando ao Senhor, ao seu Deus, que nos diga para onde devemos ir e o que devemos fazer”.

Ezequiel 3:17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Marcos 13:34 – É como um homem que sai de viagem. Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

2 Tessalonicenses 3:6 – Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *