Estudo de Êxodo 24:11 – Comentado e Explicado

Sobre os eleitos dos israelitas, Deus não estendeu a mão. Viram Deus, e depois comeram e beberam.
Êxodo 24:11

Comentário de Albert Barnes

Ele não colocou a mão – isto é, não os golpeou. Acreditava-se que um mortal não poderia sobreviver à visão de Deus Êxodo 33:20 ; Gênesis 32:30 ; Juízes 6:22 ; Juízes 13:22 : mas foi permitido que esses governantes de Israel comessem e bebessem, enquanto desfrutavam extraordinariamente o sentido da presença divina, e não recebiam nenhum dano.

Comentário de Adam Clarke

Sobre os nobres de – Israel ele não pôs a mão – Esta imposição da mão foi explicada de várias maneiras.

  1. Ele não se ocultou dos nobres de Israel cobrindo-os com a mão, como fez Moisés, Êxodo 33:22 .
  • Ele não atribuiu a nenhum dos nobres, ou seja, aos setenta anciãos, o dom de profecia; pois assim a imposição da mão foi entendida.
  • Ele não matou nenhum deles; nenhum deles sofreu ferimentos; que é certamente um significado da frase: ver Neemias 13:21 ; Salmo 55:20 . Eles também viram Deus, ou seja, apesar de terem descoberto sua majestade, mas comiam e bebiam, ou seja, eram preservados vivos e sem ferimentos.
  • Talvez comer e beber aqui possa se referir às ofertas de paz pelas quais se deleitavam e às libações que eram então oferecidas na ratificação do pacto. Mas eles se regozijavam ainda mais porque eram muito favorecidos e ainda podiam viver; pois geralmente era compreendido que Deus nunca mostrava sua glória dessa maneira sinalizadora, mas com o objetivo de manifestar sua justiça; e, portanto, parecia uma coisa estranha que eles devessem ter visto Deus como se estivesse cara a cara, e ainda assim viver. Veja Gênesis 16:13 ; Gênesis 33:10 ; e Juízes 13:22 , Juízes 13:23 .

    Comentário de John Wesley

    E sobre os nobres dos filhos de Israel, ele não pôs a mão: eles viram a Deus e comeram e beberam.

    Sobre os nobres ou anciãos de Israel, ele não impôs sua mão – Embora fossem homens, o esplendor de sua glória não os dominou, mas foi muito moderado ( Jó 36: 9 ) e eles foram fortalecidos ( Daniel 10:19 ,) que eles foram capazes de suportar: não, embora fossem homens pecaminosos e detestáveis ??para a justiça de Deus, ele ainda não lhes impôs a mão vingativa, como temiam. Quando considerarmos que Deus é um fogo consumidor e que restolho somos diante dele, teremos motivos para dizer que, em todas as nossas abordagens a Ele, é das misericórdias do Senhor que não somos consumidos. Eles viram Deus e comeram e beberam; Eles não apenas tiveram suas vidas preservadas, mas também seu vigor, coragem e conforto; não lançou umidade sobre a alegria deles, mas aumentou-a. Eles se deleitaram com o sacrifício diante de Deus, em sinal de seu consentimento alegre com a aliança, sua aceitação grata dos benefícios dela e sua comunhão com Deus em cumprimento dessa aliança.

    Comentário de John Calvin

    11. E sobre os nobres dos filhos de Israel . Essas palavras, como me parece, são violentamente distorcidas por aqueles que as expõem, que os anciãos não foram feitos participantes do dom profético, ou que a virtude de Deus não se estendeu a eles; pois essas cláusulas devem ser tomadas em conexão assim: embora eles vissem a Deus, Sua mão não lhes foi imposta, mas eles comeram e beberam. Por isso, podemos concluir que o favor paternal de Deus para com eles é indicado no fato de que Ele os poupou; pois devemos ter em mente o que é dito em outro lugar: “Ninguém verá meu rosto e viverá”. ( Êxodo 33:20 .) Assim, entre os antigos, essa era uma espécie de expressão proverbial: morreremos, porque vimos Deus. Assim, Jacó, em louvor à graça de Deus, diz: “Vi Deus face a face e minha vida é preservada”. ( Gênesis 32:30 .) Porque, se as montanhas derretem ao vê-Lo, o que precisa acontecer com um homem mortal, a quem não há nada mais frágil ou débil? Aqui, então, a incomparável indulgência de Deus se trai quando, ao manifestar-se a Seus eleitos, Ele não os absorve e os reduz a nada; especialmente quando alguma visão especial é apresentada a eles. Em resumo, portanto, Moisés nos mostra que foi um milagre os governantes de Israel permanecerem sãos e salvos, embora a terrível majestade de Deus lhes tivesse aparecido. Agora, esse era o caso, porque eles não haviam se lançado precipitadamente para a frente, mas haviam chegado perto ao chamado de Deus. Por isso, aprendemos que nossa ousadia nunca excede seus limites devidos, nem pode ser condenada como presunção, quando fundamentada no mandamento de Deus; enquanto pior que qualquer orgulho ou autoconfiança é a timidez, que, sob pretexto de modéstia, nos leva a desconfiar da palavra de Deus. Se alguém tentasse fazer o mesmo que os governantes, ele teria experimentado em sua destruição o que é avançar além dos limites. Mas a razão pela qual seu acesso livre e ousado foi bem-sucedido aos anciãos foi porque eles obedeceram ao mandamento de Deus.

    O que se segue, quanto à sua alimentação, interpreto como um banquete solene, que era parte ou apêndice de um sacrifício, como vimos em Êxodo 18: 0 (319) e em muitos outros lugares.

    Comentário de Joseph Benson

    Êxodo 24:11 . Sobre os nobres – ou anciãos; de Israel, ele não impôs sua mão – Embora fossem homens, o esplendor de sua glória não os dominou, mas foi tão moderado ( Jó 36: 9 ), e eles foram tão fortalecidos ( Daniel 10:19 ) que eles foram capazes de suportar: não, embora fossem homens pecadores e detestáveis ??para a justiça de Deus, ele ainda não lhes impôs a mão vingativa, como temiam que ele o fizesse. Quando considerarmos que Deus é um fogo consumidor e que restolho somos diante dele, teremos motivos para dizer, em todas as nossas abordagens a ele: “É das misericórdias do Senhor que não somos consumidos”. Eles viram Deus e comeram e beberam. Eles não apenas tiveram suas vidas preservadas, mas também seu vigor, coragem e conforto; não lançou umidade sobre a alegria deles, mas aumentou-a. Deleitaram-se com o sacrifício diante de Deus, em sinal de seu alegre consentimento com a aliança, sua aceitação grata dos benefícios dela e sua comunhão com Deus em cumprimento dessa aliança.

    Comentário de E.W. Bullinger

    Ele não pôs a mão = não estendeu a mão [por vingança]. Compare Êxodo 3:20 ; Êxodo 33:22 .

    coma e beba . Figura do discurso A metonímia (do adjunto), App-6, posta para viver, ou seja, embora tenham sido favorecidos por essa visão, eles ainda viveram.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 16:13 – Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê? “

    Gênesis 18:18 – Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.

    Gênesis 31:54 – Ofereceu um sacrifício no monte e chamou os parentes que lá estavam para uma refeição. Depois de comerem, passaram a noite ali.

    Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

    Exodo 18:12 – Então Jetro, sogro de Moisés, ofereceu um holocausto e sacrifícios a Deus, e Arão veio com todas as autoridades de Israel para comerem com o sogro de Moisés na presença de Deus.

    Exodo 19:21 – e o Senhor lhe disse: “Desça e alerte o povo que não ultrapasse os limites, para ver o Senhor, e muitos deles pereçam.

    Exodo 24:1 – Depois Deus disse a Moisés: “Subam o monte para encontrar-se com o Senhor, você e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta autoridades de Israel. Adorem à distância.

    Exodo 24:9 – Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta autoridades de Israel subiram

    Exodo 24:10 – e viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia algo semelhante a um pavimento de safira, como o céu em seu esplendor.

    Exodo 33:20 – E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

    Números 21:18 – a respeito do poço que os líderes cavaram, que os nobres abriram com cetros e cajados”. Então saíram do deserto para Mataná,

    Deuteronômio 4:33 – Que povo ouviu a voz de Deus falando do meio do fogo, como vocês ouviram, e continua vivo?

    Deuteronômio 12:7 – Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.

    Juízes 5:13 – “Então desceram os restantes e foram aos nobres; o povo do Senhor veio a mim contra os poderosos.

    Juízes 13:22 – “Sem dúvida vamos morrer! ” disse ele à mulher, “pois vimos a Deus! “

    1 Reis 21:8 – Então ela escreveu cartas em nome de Acabe, pôs nelas o selo do rei, e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote.

    2 Crônicas 23:20 – Levou consigo os líderes dos batalhões de cem, os nobres, os governantes do povo e todo o povo e, juntos, conduziram o rei do templo do Senhor ao palácio, passando pela porta superior, e instalaram o rei no trono;

    Neemias 2:16 – Os oficiais não sabiam aonde eu tinha ido ou o que eu estava fazendo, pois até então eu não tinha dito nada aos judeus, aos sacerdotes, aos nobres, aos oficiais e aos outros que iriam realizar a obra.

    Eclesiastes 9:7 – Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.

    Jeremias 14:3 – Os nobres mandam os seus servos à procura de água; eles vão às cisternas mas nada encontram. Voltam com os potes vazios, e, decepcionados e desesperados, cobrem a cabeça.

    Lucas 15:23 – Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.

    1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *