Estudo de Levítico 16:20 – Comentado e Explicado

Havendo terminado a expiação do santuário, da tenda de reunião e do altar, Aarão trará o bode vivo.
Levítico 16:20

Comentário de Scofield

reconciliando Heb. kaphar = cobertura. Veja Daniel 9:24 . (Veja Scofield “ Daniel 9:24 “) .

Comentário de John Calvin

20. E quando ele acabou com a reconciliação. O modo de expiação com a outra cabra agora é mais claramente explicado, a saber, que ela deve ser colocada diante de Deus, e que o sacerdote deve colocar as mãos na cabeça e confessar os pecados do povo, para que ele possa jogar a maldição sobre a própria cabra. Este, como eu disse, foi o único sacrifício sem sangue ( ??a?µat?? ); no entanto, é expressamente chamado de “oferta” (248), com referência, no entanto, ao assassinato do antigo bode, e era, portanto, quanto à sua eficácia na propiciação, de maneira alguma ser separado dele. Não era de modo algum razoável que um animal inocente fosse substituído no lugar dos homens, para ser exposto à maldição de Deus, exceto que os crentes pudessem aprender que eles não eram de nenhuma maneira competente para suportar Seu julgamento, nem poderiam ser libertados de senão pela transferência de sua culpa e crime. Pois, como os homens sentem que estão completamente sobrecarregados com a ira de Deus, que depende de todos eles, em vão se esforçam para aliviar ou sacudir de várias maneiras esse fardo intolerável; pois nenhuma absolvição deve ser salva pela interposição de uma satisfação; e não é lícito obstruir isso de acordo com a fantasia do homem, ou, em sua tola arrogância, procurar em si mesmos o preço pelo qual seus pecados podem ser compensados. Outro meio, portanto, de fazer expiação a Deus foi revelado quando Cristo, “sendo amaldiçoado por nós”, transferiu para Si os pecados que alienavam os homens de Deus. ( 2 Coríntios 5:19 ; Gálatas 3:13 .) A confissão tendia a humilhar o povo e, portanto, agia como um estímulo ao arrependimento sincero; uma vez que “os sacrifícios de Deus são um espírito quebrado” ( Salmos 51:17 😉 nem é adequado que qualquer pessoa que não seja a prostrada seja levantada pela misericórdia de Deus, nem que qualquer pessoa, exceto aqueles que se condenam voluntariamente, sejam absolvidos. O acúmulo de palavras tende a isso, “todas as iniqüidades, todas as suas transgressões, todos os seus pecados”, que os crentes podem não apenas levianamente e, como um mero ato de dever, se reconhecerem culpados diante de Deus, mas antes que eles devem gemer sob a peso, de sua culpa. Como agora em Cristo não é prescrito nenhum dia especial do ano em que a Igreja confesse seus pecados em uma cerimônia solene, os crentes aprendam, sempre que se reúnem em nome de Deus, humildemente que se submetem à autocondenação voluntária e oram por perdão, como se o Espírito de Deus ditasse um formulário para eles; e então deixe cada um em particular: conformar-se a esta regra.

Referências Cruzadas

Levítico 6:30 – Mas toda oferta pelo pecado, cujo sangue for trazido para a Tenda do Encontro para propiciação no Lugar Santo, não será comida; terá que ser queimada”.

Levítico 8:15 – Moisés sacrificou o novilho, e com o dedo pôs um pouco do sangue em todas as pontas do altar para purificá-lo. Derramou o restante do sangue na base do altar e assim o consagrou para fazer propiciação por ele.

Levítico 16:16 – Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impurezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro, que está entre eles no meio das suas impurezas.

Ezequiel 45:20 – Você fará o mesmo no dia sete do mês em favor de qualquer pessoa que pecar sem intenção ou por ignorância; assim vocês deverão fazer propiciação em favor do templo.

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *