Estudo de Jó 5:8 – Comentado e Explicado

Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
Jó 5:8

Comentário de Albert Barnes

Eu buscaria a Deus – Nossos tradutores omitiram aqui a partícula adversa ????? ‘âmlâm , mas, ainda assim, e assim prejudicaram a conexão. Considero o significado de Elifaz: “uma vez que a aflição é ordenada por um Ser inteligente e não brota do solo, ele entregaria sua causa a Deus e olharia para ele”. Jerônimo expressou bem: Quam ob rem ego deprecabor Dominum . Alguns entenderam isso como significando que o próprio Elifaz tinha o hábito de entregar sua causa a Deus, e que exortou Jó a imitar seu exemplo. Mas o sentido correto é o que considera um conselho dado a Jó olhar para Deus porque as aflições são o resultado de um design inteligente, e porque Deus se mostrou digno da confiança das pessoas. O último ponto, Elifaz começa a argumentar nos versículos seguintes.

Comentário de Thomas Coke

Jó 5: 8-9 . Eu buscaria a Deus, etc. (ie, porque Elifaz o impedira de todas as tentativas de justificar-se na parte anterior de seus conselhos.) “Eu me aplicaria a Deus com uma confissão plena e livre dos pecados que atraíram esse pecado. triste calamidade sobre mim: “a Deus, que era capaz de fazer maravilhas, como ele atualmente acrescenta, e quem poderia e o restauraria ao seu antigo estado feliz, se o visse verdadeiramente penitente por suas transgressões passadas; pois esse é todo o significado da parte seguinte de seu discurso; ou seja, dar a ele esperanças de uma volta feliz à sua condição, se ele fizesse o que achava absolutamente necessário ser feito nesse caso; isto é, faça uma confissão franca dos crimes e enormidades secretos que lhe causaram esse severo castigo. Veja Peters e o 78º Salmo.

Comentário de Joseph Benson

Jó 5: 8 . Eu procuraria a Deus, etc. – Se eu estivesse em sua condição, em vez de acusar as dispensações da Divina Providência e repinar sob elas, eu me aplicaria a Deus, por uma confissão plena e livre dos pecados que me atraíram esta triste calamidade e por sincero arrependimento. humilhação e submissão à sua vontade: a Deus, que é capaz de fazer maravilhas (como ele atualmente acrescenta) e que pode e irá restaurar você para o seu estado feliz anterior, se ele vir que você é penitente por suas transgressões passadas , e reformou a tua conduta. Pois este é todo o objetivo da parte seguinte de seu discurso, a saber, dar a ele esperanças de uma volta feliz à sua condição, se ele fizesse o que achava absolutamente necessário que fosse feito nesse caso; faça uma confissão franca dos crimes que lhe causaram esse severo castigo. Veja Peters e Dodd. E a Deus entregaria minha causa – renunciaria a mim e todas as minhas preocupações a ele, e humildemente torço por alívio dele. E que minha causa seja o que seria, e minha própria opinião sobre isso sempre tão favorável, eu a entregaria totalmente a ele, e deixaria que ele julgasse e determinasse.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu procuraria. O pronome “I” é enfático e contrasta com “tu” em Jó 5: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Eu buscaria a Deus – eu estava no seu lugar, em vez de desperdiçar meu tempo e irritar minha alma com queixas inúteis, eu me inscreverei no meu Criador e, se consciente da minha inocência, confiava minha causa a ele com confiança.

Comentário de John Wesley

Eu buscaria a Deus, e a Deus comprometeria minha causa:

Eu faria – Se eu estivesse em sua condição.

Busca – Pela oração, humilhação e submissão, implorando perdão e favor.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:7 – Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois, e os camelos,

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Jó 8:5 – Mas, se você procurar a Deus e implorar junto ao Todo-poderoso,

Jó 22:21 – “Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você.

Jó 22:27 – A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos.

Salmos 37:5 – Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 77:1 – Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute.

Jonas 2:1 – Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

1 Pedro 2:23 – Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

1 Pedro 4:19 – Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *