Estudo de Salmos 66:16 – Comentado e Explicado

Vinde, ouvi vós todos que temeis ao Senhor. Eu vos narrarei quão grandes coisas Deus fez à minha alma.
Salmos 66:16

Comentário de Albert Barnes

Venham ouvir todos os que temem a Deus – todos os que são verdadeiros adoradores de Deus – a idéia de medo ou reverência sendo posta em culto em geral. O apelo é para todos que realmente amavam a Deus para ouvir o que ele havia feito, a fim de que ele pudesse ser adequadamente honrado e que o devido louvor fosse dado a ele.

E declararei o que ele fez por minha alma – Essa é provavelmente a personificação de um indivíduo para representar o povo, considerado libertado da opressão e da escravidão. As palavras “para minha alma” são equivalentes a “para mim”. Literalmente, “pela minha vida”. A frase abraçaria tudo o que Deus havia feito por sua intervenção graciosa em libertar o povo da escravidão. A linguagem aqui é a que pode ser usada por qualquer pessoa que se converta a Deus, em referência

(a) a tudo o que Deus fez para redimir a alma;

(b) a tudo o que ele fez para perdoar sua culpa;

(c) a tudo o que ele fez para lhe dar paz e alegria;

(d) a tudo o que ele fez para capacitá-lo a vencer o pecado;

(e) a tudo o que ele fez para confortá-lo na perspectiva de morte;

(f) a tudo o que ele fez para dar-lhe esperança do céu.

O princípio aqui é aquele que é correto aplicar a todos esses casos. É certo e apropriado que um pecador convertido chame os outros a ouvir o que Deus fez por ele;

(a) porque é devido a Deus assim honrá-lo;

(b) porque o coração convertido naturalmente dá expressão a expressões de gratidão e louvor, ou deseja tornar conhecida a alegria derivada do pecado perdoado;

(c) porque existe em uma alma um forte desejo de que outros possam participar da mesma bem-aventurança e encontrar a mesma satisfação e paz no serviço de Deus.

É dever daqueles que são perdoados e convertidos assim pedir aos outros que ouçam o que Deus fez por eles;

(a) porque outros têm a mesma necessidade de religião que possuem;

(b) porque a mesma salvação é fornecida para aqueles que foi fornecida para aqueles que encontraram a paz;

(c) porque todos têm a obrigação de divulgar, na medida do possível, o fato de que Deus providenciou a salvação dos pecadores, e que todos podem ser salvos.

Aquele que não tem esse senso da misericórdia de Deus, manifestado em relação a si mesmo, de modo a desejar que outros sejam salvos – que não vê tal valor na religião que professa ter um desejo sincero de que outros também participem dela – Não pode haver evidência real de que seu próprio coração tenha sido convertido a Deus. Compare as notas em Romanos 9: 1-3 ; notas em Romanos 10: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 66: 16-17 . Vinde ouvir todos os que temeis a Deus – sejam israelitas ou gentios proselitos para eles; venha e ouça-me (pois isso lhe dará instruções e encorajamento, e o envolverá a confiar em Deus mais do que nunca) enquanto eu relato as coisas que Deus fez por mim e que provas indubitáveis ??ele me deu de que considera aqueles que o temem; e declararei o que ele fez por minha alma – Não no orgulho e na glória vã, para que eu possa ser considerado mais um favorito dos céus do que outras pessoas; mas pela honra de Deus, à qual devo isso como uma dívida justa, e pela edificação de outros. Assim, devemos estar prontos, em todas as ocasiões apropriadas, para contar um ao outro as grandes e boas coisas que Deus fez por nós, e especialmente o que ele fez por nossas almas, as bênçãos espirituais com as quais ele nos abençoou nas coisas celestiais. ; como devemos ser os mais afetados por eles mesmos, assim, com esses, devemos ter o maior desejo de afetar os outros. Clamei a ele com a minha boca – com uma voz alta e grande fervor; e ele foi exaltado com a minha língua – logo tive ocasião de exaltá-lo por ouvir e responder minhas petições.

Comentário de E.W. Bullinger

minha alma = eu (emph.) Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Vinde e ouvi todos os que temeis a Deus – Enquanto em cativeiro, o salmista buscou ao Senhor com orações frequentes por sua própria salvação pessoal e pela libertação do povo; e Deus o abençoou, ouviu sua oração e transformou o cativeiro. Agora que ele voltou em segurança, ele está determinado a fazer seus votos ao Senhor; e apela a todos os que temem o Criador, que tem alguma reverência religiosa por ele, a prestar atenção ao seu relato das graciosas relações do Senhor com ele. Ele propõe contar a eles sua experiência espiritual, o que ele precisava, pelo que orou sinceramente e o que Deus fez por ele. Assim, ele pretendia ensiná-los pelo exemplo, sempre mais poderoso que o preceito, por mais pesado que fosse, e entregue de maneira impressionante.

Referências Cruzadas

Salmos 22:23 – Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 34:2 – Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem.

Salmos 34:11 – Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor.

Salmos 66:5 – Venham e vejam o que Deus tem feito; como são impressionantes as suas obras em favor dos homens!

Salmos 71:18 – Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações.

Salmos 71:20 – Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir.

Malaquias 3:16 – Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome.

1 Coríntios 15:8 – depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *