Estudo de Salmos 76:11 – Comentado e Explicado

Fazei votos ao Senhor vosso Deus e cumpri-os. Todos os que o cercam tragam oferendas ao Deus temível,
Salmos 76:11

Comentário de Albert Barnes

faça votos e pague ao Senhor seu Deus – isto é, faça seus votos ou observe-os sagradamente. Sobre a palavra “voto”, veja as notas no Salmo 22:25 . Compare o Salmo 50:14 ; Salmo 56:12 ; Salmo 66:13 . A palavra refere-se a uma promessa voluntária feita a Deus.

Que tudo o rodeie – Todos que o adoram, ou que professam honrá-lo.

Trazer presentes – Trazer presentes ou ofertas; coisas expressivas de gratidão e homenagem. Veja as notas no Salmo 45:12 . Compare Isaías 16: 1 , note; Isaías 18: 7 , note; Isaías 60: 5 , note.

Para aquele que deveria ser temido – Margem, “temer”. O significado seria bem expresso pela palavra pavor; “Para o Medo”. Não era para inspirar medo de que os presentes fossem trazidos; mas eles deveriam ser levados a Alguém que mostrasse que ele era o objeto apropriado de pavor ou reverência.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 76:11 . Voto ao Senhor – Voto um sacrifício de ação de graças; neste momento, por esta maravilhosa libertação, ou a partir de agora, em todos os seus futuros problemas e dificuldades: permita que essa experiência o encoraje a fazer esses votos a Deus com confiança no sucesso. E pague – Mas quando Deus aceitou seus votos e lhe deu a libertação desejada, esqueça de não pagar seus votos. Que tudo o rodeie – Todas as tribos de Israel, que têm o benefício dessa misericórdia: ou melhor, todas as nações vizinhas, de todos os lados, a quem a fama dessa poderosa obra de Deus tem ou virá; traga presentes – eu aconselho a que, no futuro, se eles se amam, parem de todas as hostilidades contra Jeová e seu povo e se submetam ao Deus de Israel; para aquele que deve ser temido A quem, embora não amem, ainda assim vêem e sentem que têm grandes razões para temer e buscar seu favor.

Comentário de E.W. Bullinger

pagar até. Figura do discurso Elipse (App-6) = “faça [seus votos] até” .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

apresenta. Plural de majestade: isto é, um grande presente ou cerimonial.

Comentário de Adam Clarke

Jurem e paguem ao Senhor – Se liguem a ele, e não esqueçam suas obrigações.

Seja tudo o que o rodeia – Todas as nações vizinhas, que verão os juízos de Deus contra seus inimigos, devem

Traga presentes para ele – Dê-lhe a homenagem que lhe é devida.

Isso deve ser temido – ????? lammora , “ao terrível”; para que não sejam consumidos como os assírios.

Comentário de John Calvin

11. Prometa e pague a Jeová, seu Deus. Os fiéis são agora exortados ao exercício da gratidão. Como sob a lei, o costume prevaleceu entre os judeus de fazer sacrifícios pelas bênçãos singulares que Deus lhes havia conferido, pelas quais eles reconheceram solenemente que sua segurança dependia apenas dele e que a ele eram totalmente devidos por isso, são chamados novamente para se engajar nesse exercício de religião; e com a palavra pagar , pretende-se incutir firmeza, – ensiná-los que não devem fazer apenas um reconhecimento repentino e imprudente, mas que devem também testemunhar em todos os momentos que a lembrança de sua libertação estava profundamente fixada em seus corações. Seu negócio mais importante, sem dúvida, era refletir seriamente consigo mesmo que Deus era o autor de sua salvação; mas, ainda assim, deve-se observar que a profissão solene de religião, pela qual todo homem estimula não apenas a si mesmo, mas também outros a cumprir seu dever, está longe de ser supérflua. Na segunda cláusula, aqueles abordados parecem ser as nações vizinhas; como se tivesse sido dito, que uma manifestação tão especial da bondade de Deus era digna de ser celebrada mesmo por nações estrangeiras e incircuncisas. (282) Mas parece-me que o sentido mais agradável ao contexto é que essas palavras são dirigidas aos levitas ou a toda a posteridade de Abraão, os quais não se diz indevidamente que Deus rodeia ambos. porque o tabernáculo estava acampado no meio do acampamento, enquanto os israelitas viajavam no deserto, e também porque o local de descanso designado para a arca era o monte Sião, onde as pessoas estavam acostumadas a recorrer de todas as partes circundantes da região. país. E os levitas haviam confiado a eles a carga do templo, e foram designados para vigiar e vigiar ao redor. A palavra ????? , lammora, é referida a Deus pela maioria dos intérpretes, e eles a traduzem como terrível. O termo medo , no entanto, às vezes é tomado em sentido passivo pelo próprio Deus. (283) Se for aplicado aos gentios e a homens irreligiosos, (284) o sentido será que eles serão tributários de Deus; porque, sendo atingidos pelo medo, não ousarão mais oferecer-lhe resistência. Mas é mais provável que essa palavra tenha uma referência a Deus, a quem o profeta justamente declara ser digno de ser temido, depois de ter dado uma prova tão notável de seu poder.

Comentário de John Wesley

Jurem e paguem ao Senhor vosso Deus; todos os que estão ao redor dele tragam presentes àquele que deve ser temido.

Voto – Um sacrifício de ação de graças por esta libertação maravilhosa.

Que todos – Todas as nações vizinhas se submetam ao Deus de Israel.

Referências Cruzadas

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Números 30:2 – Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse.

Deuteronômio 16:16 – Três vezes por ano todos os seus homens se apresentarão ao Senhor, ao seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da festa dos pães sem fermento, da festa das semanas e da festa das cabanas. Nenhum deles deverá apresentar-se ao Senhor de mãos vazias:

2 Crônicas 32:22 – Assim o Senhor salvou Ezequias e o povo de Jerusalém das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e das mãos de todos os outros; e cuidou deles em todas as fronteiras.

Salmos 50:14 – Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo,

Salmos 68:29 – Por causa do teu templo em Jerusalém, reis te trarão presentes.

Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

Salmos 119:106 – Prometi sob juramento e o cumprirei: vou obedecer às tuas justas ordenanças.

Eclesiastes 5:4 – Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *