Estudo de Salmos 77:13 – Comentado e Explicado

Ó Deus, santo é o vosso proceder. Que deus há tão grande quanto o nosso Deus?
Salmos 77:13

Comentário de Albert Barnes

Teu caminho, ó Deus, está no santuário – Lutero torna isso: “Ó Deus, o teu caminho é santo.” Prof. Alexander, “Ó Deus, em santidade é o teu caminho.” DeWette: “Ó Deus, santo é o teu caminho.” A palavra traduzida como “santuário” – ???? qôdesh – significa propriamente “santidade”. Não é a mesma palavra que no Salmo 73:17 é traduzida como “santuário” – ????? miqdâsh A palavra aqui empregada, no entanto, pode significar um lugar santo, um santuário, como o tabernáculo Êxodo 28:43 ; Êxodo 29:30 , ou o templo 1 Reis 8: 8 ; 2 Crônicas 29: 7 . Nesta passagem, a palavra é ambígua. Significa que o caminho de Deus é santo ou em santidade; ou, que está no santuário, ou lugar santo. No primeiro caso, é uma afirmação do resultado a que o salmista chegou em relação ao caráter divino, a partir de uma contemplação de seus feitos. Se este último, significa que o caminho de Deus – os verdadeiros princípios da administração divina – deve ser aprendido no local em que ele é adorado, e com os princípios que estão lá estabelecidos. Compare as notas no Salmo 73:17 . Parece-me que a primeira é a interpretação correta, pois concorda melhor com o escopo da passagem.

Quem é um Deus tão grande quanto o nosso Deus – em grandeza ninguém pode ser comparado a ele. Ele é supremo acima de tudo. Este é o primeiro reflexo do salmista em relação a Deus – que ele é grande; que ele é superior a todos os outros seres; que ninguém pode ser comparado com ele. A evidente inferência disso na mente do salmista, como tendo o assunto de sua investigação, é que é de se esperar que haverá coisas em sua administração que o homem não pode esperar entender; que um imprudente e súbito julgamento não deve ser formado em relação a ele por seus atos; que as pessoas esperem pelo desenvolvimento de seus planos; que ele não deve ser condenado porque há coisas que não podemos compreender ou que parecem inconsistentes com a bondade. Essa é uma consideração que sempre deve nos influenciar em nossas visões de Deus e de seu governo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 77:13 . Teu caminho, ó Deus, está no santuário ó Deus, em santidade é o teu caminho. Houbigant e Mudge. Ou seja, “Tudo o que você faz é conforme a sua santidade, a sua divindade: o que você faz, a sua conduta, é tudo divino, como você”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 77:13 . Teu caminho, ó Deus – isto é, teus feitos, ou o curso de tua providência; os vários métodos e causas das tuas relações com o teu povo; está no santuário – Existe contido e declarado. Como a prosperidade dos homens maus, assim como as aflições e problemas do povo de Deus, são grandes enigmas e obstáculos para o mundo ignorante e ímpio, mas uma solução completa e satisfatória deles pode ser obtida no santuário de Deus, como é observado em o primeiro caso, Salmos 73: 16-17 , e aqui no último. Ou, ????? , bakkodesh, pode ser traduzido em santidade; e assim o sentido é: Deus é santo, justo e verdadeiro em todas as suas obras; sim, mesmo em seus julgamentos sobre seu povo, e nas aflições e angústias com que ele castiga ou julga indivíduos deles. Quem é um Deus tão grande quanto o nosso Deus – capaz de salvar ou destruir?

Comentário de E.W. Bullinger

o Santuário. Somente aqui, na presença de Deus, é encontrada paz e felicidade.

Quem . . . ? Figura do discurso Erotesis (App-6), para enfatizar. Este é o clamor resultante da ocupação com Deus. Até o clamor de seus santos. Veja nota em Êxodo 15:11 .

Comentário de Adam Clarke

Teu caminho – está no santuário – Veja Salmo 73:17 . Agora preciso ir ao santuário para me consolar, como antes, para obter instruções. Que misericórdia de ter o privilégio de se aproximar de Deus em suas ordenanças! Quantas dúvidas foram resolvidas, medos dissipados, corações consolados, trevas dissipadas e armadilhas quebradas, enquanto esperavam em Deus nos meios da graça!

Alguns entendem as palavras: Teu caminho é em santidade – todas as tuas dispensações, palavras e obras são santas, justas e verdadeiras. E como é a tua majestade, assim é a tua misericórdia! Oh, quem é um Deus tão grande quanto o nosso Deus?

Comentário de John Calvin

13. Teus caminhos, ó Deus! estão no santuário. Alguns se traduzem em santidade, e são levados a fazer isso, porque lhes parece uma forma fria e escassa de expressão dizer que os caminhos de Deus estão em seu santuário. Mas como as regras da gramática não admitem isso facilmente, devemos indague se uma verdade lucrativa não pode ser extraída do termo santuário, que é o significado adequado da palavra original ???? , bakkodesh. Alguns pensam que esta é uma exclamação abrupta, como se tivesse sido dito, ó Deus, que está no santuário! Ó teus caminhos! mas disso não aprovo; porque violam as palavras do profeta. A cláusula deve ser lida em uma frase conectada, e a palavra santuário deve ser usada no céu ou no templo. Estou bastante inclinado a encaminhá-lo para o céu, concebendo o significado de ser, que os caminhos de Deus se elevam bem acima do mundo, de modo que, se realmente desejamos conhecê-los, devemos subir acima de todos os céus. Embora as obras de Deus sejam em parte manifestas para nós, todo o nosso conhecimento delas fica muito aquém de sua altura incomensurável. Além disso, deve-se observar que ninguém desfruta do menor gosto de suas obras, a não ser aqueles que pela fé sobem ao céu. E, no entanto, o ponto máximo a que podemos chegar é contemplar com admiração e reverência a sabedoria e o poder ocultos de Deus, que, enquanto brilham em suas obras, superam em muito os poderes limitados de nosso entendimento. Se for contestado, que é errado tentar limitar ao céu os caminhos de Deus, que se estendem por todo o mundo, a resposta é fácil; pois, embora não haja um único canto do globo em que Deus não exiba alguma prova de seu poder e operação, ainda assim, o maravilhoso caráter de suas obras escapa aos olhos dos homens. Se alguém prefere entender santuário como significando o templo, note-se que encontramos uma sentença quase semelhante nos Salmos 73:16 ,

“Quando pensei em saber disso, foi muito doloroso para mim,
até que entrei no santuário de Deus. ”

O templo, de fato, no qual Deus se manifestou, era como um céu na terra. (300) Agora é óbvio que o significado do escritor inspirado é que, como no início ele proferiu queixas angustiantes, agora, tendo atingido um estado de espírito calmo e estável, ele admira e adora os altos caminhos de Deus e consciente de sua própria fraqueza, discretamente e modestamente se mantém dentro dos limites prescritos para ele, não se permitindo julgar ou proferir sentenças sobre os julgamentos secretos de Deus, de acordo com os ditames de seu entendimento carnal. Ele, portanto, imediatamente depois exclama: Quem é um Deus tão grande quanto o nosso Deus? Por essa comparação, ele não quer dizer que haja muitos deuses, mas indiretamente repreende a profunda paixão do mundo que, não contente com o único Deus verdadeiro cuja glória é tão visível, inventa para si muitos deuses. Se os homens olhassem as obras de Deus com olhos puros, seriam levados sem muita dificuldade a descansar com satisfação somente nele.

Comentário de John Wesley

O teu caminho, ó Deus, está no santuário: quem é um Deus tão grande quanto o nosso Deus?

Na santidade – Deus é santo, justo e verdadeiro em todas as suas obras.

Referências Cruzadas

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 32:31 – Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam.

Salmos 27:4 – Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 68:25 – À frente estão os cantores, depois os músicos; com eles vão as jovens tocando tamborins.

Salmos 73:17 – até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.

Salmos 89:6 – Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor?

Isaías 40:18 – A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?

Isaías 40:25 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.

Isaías 46:5 – “Com quem vocês me compararão ou a quem me considerarão igual? Com quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *