Estudo de Salmos 143:8 – Comentado e Explicado

Fazei-me sentir, logo, vossa bondade, porque ponho em vós a minha confiança. Mostrai-me o caminho que devo seguir, porque é para vós que se eleva a minha alma.
Salmos 143:8

Comentário de Albert Barnes

Faça-me ouvir a tua benignidade – A voz da tua benignidade, ou a tua misericórdia e favor. Permita-me ouvi-lo se dirigindo a mim na linguagem da bondade e com as garantias da misericórdia.

De manhã – Cedo; rapidamente; com os primeiros raios da manhã. Que seja, por assim dizer, a primeira coisa do dia; a primeira coisa que é feita. A idéia não é que ele espere outro dia, mas que interponha como o primeiro ato – como quando alguém entra em um dia. Veja as notas no Salmo 46: 5 , onde está a margem, quando a manhã aparece; Hebraico, Nos rostos da manhã.

Pois em ti eu confio – não tenho outra confiança ou base de confiança; mas tenho confiança em ti.

Faça-me saber o caminho em que devo andar … – O caminho seguro; a maneira pela qual posso encontrar segurança. Veja as notas no Salmo 5: 8 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 143: 8 . De manhã ou seja, rapidamente, cedo; e assim é bem traduzido, Salmos 90:14 . Ver Salmos 46: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

benignidade: ou graça.

confiança = confiar. Hebraico. batah. App-69.

Comentário de Adam Clarke

Faça-me ouvir sua bondade amorosa de manhã – Essa petição provavelmente foi oferecida durante a noite. Davi havia despachado seus mensageiros em todas as direções; e ora a Deus para que, pela manhã, receba boas notícias.

Faça-me saber o caminho em que devo andar – Absalão e seus partidários estão em posse de todo o país. Não sei em que direção seguir, para que não caia com eles: aponte por tua providência especial o caminho que devo seguir.

Comentário de John Calvin

8. Faz-me ouvir a tua benevolência . Neste versículo, ele ora novamente que Deus lhe mostraria seu favor de maneira visível e eficaz. A expressão me faz ouvir, pode não parecer muito apropriada, pois a bondade de Deus é mais sentida do que ouvida; mas como a mera percepção dos benefícios de Deus, sem uma apreensão e aperfeiçoamento crentes deles, nos faria pouco bem, Davi começa apropriadamente ouvindo. Vemos como os homens iníquos se revoltam na abundância deles, embora ainda não tenham noção da bondade do Senhor, pela falta de atenção à palavra e por uma apreensão crente de Deus como pai. O advérbio da manhã restringe-se a uma referência a sacrifícios – que é uma interpretação escassa – em alusão ao fato bem conhecido de que sacrifícios costumavam ser oferecidos duas vezes, pela manhã e à noite. Outros dão um sentido mais tenso, entendendo que quando Deus lida de maneira mais favorável com seu povo, diz-se que ele forma um novo dia. Outros consideram que é uma metáfora para uma condição próspera e feliz, pois um tempo aflito e calamitoso é frequentemente denotado pela escuridão. Eu me pergunto que deve haver uma busca por significados estranhos para essa palavra, pela qual ele deve ser simplesmente considerado como repetindo sua antiga oração a Deus – se apresse. De manhã significa o mesmo com rapidez ou sazonalidade. Ele encontra aqui uma razão, como em qualquer outro lugar, por ter esperado em Deus, sendo algo pelo qual, em certo sentido, colocamos Deus sob nossa obrigação, pois, ao fazer uma oferta liberal de si mesmo para nós, e prometendo sustentar a relacionamento de pai, ele dá o que os homens chamariam de promessa. Isso, portanto, é uma espécie de obrigação. Mas, até agora, isso implica em qualquer mérito ou mérito de nossa parte, que a esperança que alimentamos prove nosso nada e desamparo. Sua oração para que um caminho possa ser aberto para ele entrar refere-se às ansiedades que o deixaram perplexo. Ele sugere que ficou consternado e levado a uma posição, incapaz de dar um passo, se Deus não abriu um caminho, por seu poder divino; que todos os desejos de sua alma terminavam com ele; e que ele procurou conselhos dele para obter alívio em sua perplexidade.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

Salmos 5:8 – Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim.

Salmos 25:1 – A ti, Senhor, elevo a minha alma.

Salmos 25:4 – Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;

Salmos 27:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos.

Salmos 30:5 – Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.

Salmos 32:8 – Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.

Salmos 42:8 – Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.

Salmos 46:5 – Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

Salmos 59:16 – Mas eu cantarei louvores à tua força, de manhã louvarei a tua fidelidade; pois tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis.

Salmos 86:4 – Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.

Salmos 119:34 – Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração.

Salmos 119:73 – As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para aprender os teus mandamentos.

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Provérbios 3:5 – Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

Isaías 30:21 – Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.

Isaías 48:17 – Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir.

Lamentações 3:41 – Levantemos o coração e as mãos para Deus, que está nos céus, e digamos:

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *