Estudo de Eclesiastes 7:12 – Comentado e Explicado

Pois está-se à sombra da sabedoria como se está à sombra do dinheiro: a utilidade do saber consiste em que a sabedoria dá vida ao que a possui.
Eclesiastes 7:12

Comentário de Albert Barnes

A sabedoria é uma defesa … – Veja a margem e o Salmo 121: 5 , ou seja, quem é defendido das adversidades por sua sabedoria, está em uma posição tão boa quanto aquele que é defendido por suas riquezas.

Excelência – literalmente, lucro.

Dá vida a – literalmente, “Faz viver”, “torna vivo” Provérbios 3:18 ; cujo significado mais profundo é obtido pela comparação dessas palavras com João 6:63 ; Mateus 4: 4 .

Comentário de E.W. Bullinger

vida = vida futura. Veja nota em Levítico 18: 5 .

Comentário de Adam Clarke

A sabedoria é uma defesa – a quem Salomão responde: Toda a verdadeira sabedoria é sem dúvida uma grande vantagem para os homens em todas as circunstâncias; e dinheiro também é de grande utilidade: mas não pode ser comparado à sabedoria. O conhecimento das coisas divinas e humanas é uma grande bênção. O dinheiro é o meio de sustentar nossa vida animal: mas a sabedoria – a religião do verdadeiro Deus – dá vida aos que a possuem. O dinheiro não pode obter o favor de Deus, nem dar vida à alma.

Comentário de John Wesley

Pois a sabedoria é uma defesa, e o dinheiro é uma defesa; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida aos que a possuem.

Vida – Mas aqui o conhecimento da sabedoria excede as riquezas, que, embora as riquezas freqüentemente exponham os homens à destruição, a verdadeira sabedoria muitas vezes preserva o homem do temporal e sempre da ruína eterna.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 30:19 – Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,

Deuteronômio 32:47 – Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra da qual tomarão posse do outro lado do Jordão”.

Juízes 9:15 – “O espinheiro disse às árvores: ‘Se querem realmente ungir-me rei sobre vocês, venham abrigar-se à minha sombra; do contrário, sairá fogo do espinheiro e consumirá até os cedros do Líbano! ’

Jó 1:10 – “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.

Jó 22:21 – “Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você.

Salmos 57:1 – Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo.

Provérbios 2:7 – Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade,

Provérbios 2:11 – O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.

Provérbios 3:18 – A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.

Provérbios 8:35 – Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor.

Provérbios 9:11 – Pois por meu intermédio os seus dias serão multiplicados, e o tempo da sua vida se prolongará.

Provérbios 11:4 – De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.

Provérbios 14:20 – Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos.

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Isaías 30:2 – que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito.

Isaías 32:2 – Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Isaías 33:6 – Ele será o firme fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro.

João 12:50 – Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer”.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *