Estudo de Daniel 3:24 – Comentado e Explicado

Então Nabucodonosor, admirado, levantou-se precipitadamente, dizendo a seus conselheiros: Não foram três homens amarrados que jogamos no fogo? Certamente, majestade, responderam.
Daniel 3:24

Comentário de Albert Barnes

Então, o rei Nabucodonosor ficou surpreso – A palavra “atônito”, que ocorre várias vezes em nossa tradução Esdras 9: 3 ; Jó 17: 8 ; Jó 18:20 ; Ezequiel 4:17 ; Daniel 3:24 ; Daniel 4:19 ; Daniel 5: 9 é apenas mais uma forma de “espantado” e expressa admiração ou espanto. As razões da maravilha aqui eram que os homens que foram amarrados quando lançados na fornalha foram vistos vivos e caminhando sem corda; que a eles foi adicionada uma quarta pessoa, caminhando com eles; e que o quarto tinha a aparência de um personagem divino. Parece que a fornalha foi feita de tal maneira que alguém pudesse vê-la convenientemente, e também que o rei permaneceu perto dela para testemunhar o resultado da execução de sua própria ordem.

E levantou-se às pressas – Ele naturalmente expressava sua surpresa a seus conselheiros e pedia uma explicação da ocorrência notável que testemunhou. “E falou, e disse a seus conselheiros.” Margem, “governadores”. A palavra usada aqui ( ?????? haddâberi^yn ) ocorre somente aqui e em Daniel 3:27 ; Daniel 4:36 ; Daniel 6: 7 . É prestado “conselheiros” em cada caso. A Vulgata a torna “optimatibus”; a Septuaginta, µe??st?s?? megistasin – seus nobres ou homens distintos. A palavra parece significar aqueles que foram autorizados a “falar” (de ??? dâbar ); isto é, aqueles autorizados a dar conselhos; ministros de estado, vizires, conselheiros de gabinete.

Não lançamos três homens amarrados … – A ênfase aqui está nas palavras “três” e “amarrado”. Agora era uma questão de espanto que houvesse “quatro” e que todos estivessem “soltos”. Não se deve supor que Nabucodonosor tenha alguma dúvida sobre esse assunto, ou que sua lembrança tenha falhado com ele tão cedo, mas essa maneira de introduzi-lo é adotada a fim de fixar fortemente a atenção no fato para o qual ele estava prestes a chame a atenção deles, e isso era para ele uma questão de surpresa.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 3: 24-25 . Nabucodonosor ficou atônito e levantou-se às pressas . Alguns pensam que há algo em falta entre este e o verso anterior, expressivo da razão do espanto de Nabucodonosor. Portanto, Houbigant insere dois versículos, que são encontrados na Vulgata para esse fim: “Mas um anjo do Senhor desceu a Azarias e seus companheiros na fornalha e expulsou a chama do fogo da fornalha. E eles andaram no meio da chama, louvando e abençoando o Senhor. ” O LXX. e o árabe leu o começo deste versículo assim: Nabucodonosor os ouviu cantar louvores e ficou surpreso, etc. Mas é provável que ou o assassinato dos homens que executaram sua sentença tenha sido o que surpreendeu Nabucodonosor, ou melhor, sua inesperadamente vendo à distância os jovens caminhando em liberdade, e aparentemente com conforto, na fornalha ardente. Ele disse: Lo, vejo quatro homens soltos, andando no meio do fogo – 1º, eles estavam soltos de seus laços: o fogo, que nem sequer chamuscava suas roupas, queimou os cordões com os quais estavam amarrados. 2d, Eles não machucaram, não sentiram dor ou inquietação no mínimo; a chama não os queimou, a fumaça não os sufocou: eles estavam vivos e, como sempre, no meio das chamas. Veja como o Deus da natureza pode, quando quiser, controlar os poderes da natureza, para fazê-los servir aos seus propósitos! Agora foi cumprida na carta que promessa graciosa, Isaías 43: 2: Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama acenderá sobre ti. Pela fé eles extinguiram a violência do fogo. 3d, Eles andaram no meio do fogo: o forno era grande, de modo que eles tinham espaço para andar; não sofreram ferimentos, de modo que puderam andar; suas mentes eram fáceis, de modo que estavam dispostas a andar como em um paraíso ou jardim de prazer. Pode um homem andar sobre brasas, e seus pés não serão queimados? Provérbios 6:28 . Sim; eles fizeram isso com tanto prazer quanto o rei de Tiro subiu e desceu no meio de suas pedras preciosas, que brilhavam como fogo, Ezequiel 28:14 . 4º, houve uma quarta vista com eles no fogo, cuja forma, diz Nabucodonosor, é como o Filho de Deus – ou melhor, como um filho de Deus, ou dos deuses; de acordo com o hebraico, LXX. e siríaco; isto é, “como uma pessoa divina e gloriosa, enviada pelos poderes acima para resgatar e libertar esses homens”. Pois, como Nabucodonosor era um idólatra, é escasso pensar que ele deveria saber alguma coisa sobre o Filho de Deus, o Messias, e muito menos sobre sua forma e semelhança; considerando que todos os pagãos tinham uma noção, que atravessa sua teologia, dos filhos das divindades, como seres poderosos, enviados com frequência para o auxílio e a proteção da humanidade. Mas embora mal possamos supor que Nabucodonosor tenha chamado ou conhecido que essa pessoa era o Filho de Deus, o prometido Redentor; no entanto, é extremamente provável (e assim entenderam os melhores comentaristas judeus e cristãos) que ele era realmente o Filho de Deus, que freqüentemente aparecia em nossa natureza, em forma humana, antes de assumir essa natureza para nossos salvação; o grande anjo, ou mensageiro da aliança, que sob esse caráter freqüentemente se revelava aos patriarcas da antiguidade; e consequentemente, em um versículo subseqüente, ele é chamado o anjo de Deus, o mensageiro enviado para libertar esses servos do Senhor; o mesmo que depois foi enviado a Daniel, para preservá-lo da ira dos leões. Além disso, podemos observar que, como os anjos são freqüentemente chamados filhos de Deus, e como a maioria das nações tinha grandes idéias de seu poder, talvez Nabucodonosor poderia significar apenas um anjo, um delegado celestial; e isso parece o mais provável de suas próprias palavras, Daniel 3:28 , Bendito seja Deus, que enviou seu anjo e libertou seus servos, etc. – Aquele anjo, ou filho de Deus, que eu vi na fornalha, & c: ver Christian Mag., Vol. 2. página 613. Observem, leitor, aqueles que sofrem por Cristo, têm sua presença graciosa com eles em seus sofrimentos, mesmo na fornalha ardente, mesmo no vale da sombra da morte, e, portanto, mesmo ali eles não precisam temer o mal . Nisto, Cristo mostrou que o que é feito contra o seu povo, ele toma como contra si mesmo: quem os joga na fornalha, de fato o joga; Eu sou Jesus, a quem tu persegues, Atos 9: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

conselheiros: ou ministros [em pé perto dele]; ao seu trono ou próximo na época. Chaldee. haddabrin. Não é a mesma palavra que nos versículos: Daniel 3: 2 , Daniel 3: 3 .

Comentário de John Calvin

Aqui Daniel relata como o poder de Deus se manifestou aos profanos – tanto ao rei quanto aos seus cortesãos, que conspiraram pela morte desses homens santos. Ele diz, então, que o rei tremeu com esse milagre; já que Deus muitas vezes obriga os ímpios a reconhecerem seu poder, e quando eles se estupem e endurecem todos os seus sentidos, são compelidos a sentir o poder de Deus, quer queiram ou não. Daniel mostra como isso aconteceu ao rei Nabucodonosor. Ele tremeu, diz ele, e levantou-se rapidamente, e disse aos companheiros: Não lançamos três homens amarrados ao fogo? Quando eles dizem: É verdade que Nabucodonosor foi indubitavelmente impelido pelo impulso divino e por um instinto secreto a consultar seus companheiros para extrair deles essa confissão. Nabucodonosor poderia facilmente se aproximar da fornalha, mas Deus desejava extrair essa confissão de seus inimigos, para que eles e o rei permitissem que o resgate de Sadraque, Mesaque e Abednego, procedesse de nenhum meio terrestre, mas do admirável e extraordinário poder de Deus. Podemos observar aqui como os ímpios são testemunhas do poder de Deus, não por vontade própria, mas porque Deus colocou essa questão na boca do rei e também por não permitir que eles escapem ou se desviem da confissão da verdade. Mas Nabucodonosor diz que quatro homens entraram no fogo, e a face do quarto é como o filho de um deus. Sem dúvida, Deus aqui enviou um de seus anjos, para apoiar por sua presença as mentes de seus santos, para que não desmaiassem. Foi realmente um espetáculo formidável ver a fornalha tão quente e ser lançada nela. Com esse consolo, Deus desejou aliviar a ansiedade e amenizar a dor, acrescentando um anjo como companheiro. Sabemos quantos anjos foram enviados a um homem, ao lermos sobre Eliseu. ( 2 Reis 6:15 .) E existe esta regra geral: Ele deu a seus anjos a responsabilidade de ti, para te guardar em todos os caminhos ; e também, os campos de anjos são sobre aqueles que temem a Deus . ( Salmos 91:11 e Salmos 34: 7. ) Isso, de fato, é especialmente cumprido em Cristo; mas é estendido a todo o corpo e a cada membro da Igreja, pois Deus tem seus próprios exércitos em mãos para servi-lo. Mas lemos novamente como um anjo costumava ser enviado para uma nação inteira. Deus realmente não precisa de seus anjos, enquanto ele usa a assistência deles em condescendência com nossas enfermidades. E quando não consideramos seu poder tão alto quanto deveríamos, ele interpõe seus anjos para remover nossas dúvidas, como dissemos anteriormente. Um único anjo foi enviado para esses três homens; Nabucodonosor o chama de filho de Deus; não porque ele pensava que ele era Cristo, mas de acordo com a opinião comum entre todas as pessoas, que os anjos são filhos de Deus, uma vez que uma certa divindade é resplandecente neles; e, portanto, eles chamam anjos geralmente filhos de Deus. De acordo com esse costume usual, diz Nabucodonosor, o quarto homem é como um filho de um deus. Pois ele não podia reconhecer o Filho unigênito de Deus, pois, como já vimos, ele estava cego por tantos erros depravados. E se alguém dissesse que era entusiasmo, isso seria forçado e frígido. Essa simplicidade, portanto, será suficiente para nós, pois Nabucodonosor falou da maneira usual, como um dos anjos foi enviado a esses três homens – já que, como eu disse, era costume chamar os anjos filhos de Deus. Assim, as Escrituras falam ( Salmos 89: 6 e em outros lugares), mas Deus nunca permitiu que a verdade fosse tão enterrada no mundo a ponto de não deixar alguma semente da sã doutrina, pelo menos como um testemunho para os profanos, e torná-los mais indesculpável – como trataremos mais detalhadamente na próxima palestra. (194)

Referências Cruzadas

1 Samuel 17:55 – Quando Saul viu Davi avançando para enfrentar o filisteu, perguntou a Abner, o comandante do exército: “Abner, quem é o pai daquele rapaz? ” Abner respondeu: “Juro por tua vida, ó rei, que eu não sei”.

Daniel 3:2 – Depois convocou os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados e todas as autoridades provinciais para assistirem à dedicação da imagem que mandara erguer.

Daniel 3:9 – dizendo ao rei Nabucodonosor: “Ó rei, vive para sempre!

Daniel 3:17 – Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei.

Daniel 4:22 – és tu, ó rei! Tu te tornaste grande e poderoso, pois a tua grandeza cresceu até alcançar o céu, e o teu domínio se estende até os confins da terra.

Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

Daniel 5:6 – Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam e as suas pernas vacilaram.

Daniel 5:18 – “Ó rei, foi a Nabucodonosor, teu predecessor que o Deus Altíssimo deu soberania, grandeza, glória e majestade.

Daniel 6:7 – Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões.

Daniel 6:22 – O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei”.

Atos dos Apóstolos 5:23 – “Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém”.

Atos dos Apóstolos 9:6 – Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Atos dos Apóstolos 12:13 – Pedro bateu à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender.

Atos dos Apóstolos 26:13 – Por volta do meio-dia, ó rei, estando eu a caminho, vi uma luz do céu, mais resplandecente que o sol, brilhando ao meu redor e ao redor dos que iam comigo.

Atos dos Apóstolos 26:27 – Rei Agripa, crês nos profetas? Eu sei que sim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *