Estudo de Oséias 4:9 – Comentado e Explicado

O sacerdote será tratado como o povo. Castigá-lo-ei pelo seu comportamento. Tratá-lo-ei segundo as suas obras.
Oséias 4:9

Comentário de Albert Barnes

E haverá como pessoas, como sacerdote – Sacerdote e pessoas eram iguais em pecado. Sim, eles não costumam, se mal, fomentar o pecado um do outro. O mau sacerdote copia os pecados que ele deveria reprovar e se desculpa pela fragilidade de nossa natureza comum. O povo, com bastante agilidade, detecta o mundanismo ou a auto-indulgência do padre e se abriga sob seu exemplo. A defesa deles é boa diante das pessoas; mas e diante de Deus? Igualmente no pecado, sacerdote e pessoas devem ser iguais no castigo. “Nem a grandeza secular deve eximir os leigos, nem a dignidade de sua ordem, o sacerdote.” Ambos serão varridos em uma pilha comum, em uma desgraça, em uma condenação. “Eles devem atá-los em maços para queimá-los.”

E eu os castigarei por seus caminhos, e recompensarei seus atos – Literalmente: “Visitarei sobre ele seus caminhos, e fará seus feitos para voltar a ele”. Pessoas e sacerdotes são mencionados como um homem. Ninguém deve escapar. O julgamento desce sobre eles, esmagando-os. Os atos do homem são chamados de “caminhos”, porque a alma mantém o teor de sua vida ao longo deles, e esses caminhos o levam a seu último fim, céu ou inferno. A palavra traduzida como “ações” significa “grandes ações”, quando usada por Deus; “Ações ousadas”, por parte do homem. Aquelas ousadas ações presunçosas contra a lei e a vontade de Deus, Deus trará de volta ao seio do pecador.

Comentário de Adam Clarke

Como pessoas, como padre –

“O padre, um andarilho do caminho estreito; As ovelhas tolas, não admira que se desviem.”

Eu os punirei – sacerdote e pessoas; ambos igualmente ruins.

Comentário de E.W. Bullinger

como pessoas, etc. Compare Isaías 24: 2 . Jeremias 5:31 .

punir = visitar.

recompensa = requite.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui denuncia novamente um castigo comum, pois nenhum dos dois estava livre de culpa. Como o povo , ele diz, assim será o sacerdote ; ou seja, “não pouparei nem um nem o outro; porque o padre abusou da honra que lhe foi conferida; pois, embora divinamente designado sobre a Igreja para esse fim, para preservar o povo na piedade e na vida santa, ele ainda rompeu e violou todos os princípios corretos: e então o próprio povo desejava ter tais mestres, ou seja, mudo . Portanto, agora “, diz o Senhor,” infligirei castigo a todos eles. Como o povo então, assim será o sacerdote. ”

Alguns vão mais longe e dizem que isso significa que Deus roubaria sua honra aos sacerdotes, para que nada diferissem do povo; o que é realmente verdade: mas então eles pensam que o Profeta não ameaça tanto os outros quanto os sacerdotes; o que não é verdade. Pois embora Deus, quando pune os sacerdotes e o povo pelo desprezo de sua lei, apaga a honra do sacerdócio e a abole, de modo a produzir uma igualdade entre os grandes e os desprezados; contudo, o Profeta declara aqui, sem dúvida, que Deus se tornaria o vindicador de sua lei contra outros pecadores, bem como contra os sacerdotes. Esse assunto se expande mais do que aquilo que eles querem dizer. O resto, devemos adiar até amanhã.

Referências Cruzadas

Salmos 109:17 – Ele gostava de amaldiçoar: venha sobre ele a maldição! Não tinha prazer em abençoar: afaste-se dele a bênção!

Provérbios 5:22 – As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado.

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Isaías 9:14 – Por essa razão o Senhor corta de Israel tanto a cabeça como a cauda, tanto a palma como o junco, num único dia;

Isaías 24:2 – Será o mesmo para o sacerdote e o povo, para o senhor e o servo, para a senhora e a serva, para o vendedor e o comprador, para quem toma emprestado e quem empresta, para o devedor e o credor.

Jeremias 5:31 – Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?

Jeremias 8:10 – Por isso, entregarei as suas mulheres a outros homens, e darei os seus campos a outros proprietários. Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; tanto os sacerdotes como os profetas, todos praticam a falsidade.

Jeremias 23:11 – “Tanto o profeta como o sacerdote são profanos; até no meu templo encontro as iniqüidades deles”, declara o Senhor.

Ezequiel 22:26 – Seus sacerdotes cometem violência contra a minha lei e profanam minhas ofertas sagradas; não fazem distinção entre o sagrado e o comum; ensinam que não existe nenhuma diferença entre o puro e o impuro; e fecham os olhos quanto à guarda dos meus sábados, de maneira que sou desonrado no meio deles.

Oséias 1:4 – Então o Senhor disse a Oséias: “Dê a ele o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.

Zacarias 1:6 – Mas as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, alcançaram os seus antepassados e os levaram a converter-se e a dizer: ‘O Senhor dos Exércitos fez conosco o que os nossos caminhos e práticas mereciam, conforme prometeu’ “.

Mateus 15:14 – Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *