Estudo de João 19:22 – Comentado e Explicado

Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.
João 19:22

Comentário de E.W. Bullinger

O que , & c. Figura do discurso Amphibologia. App-6.

Eu tenho escrito. Portanto, está escrito para sempre. Caifás, como representante dos judeus, proclamou o Senhor como Salvador do mundo, Pilatos atribui aos judeus o odiado nome do nazareno como seu rei.

Comentário de John Calvin

22. O que eu escrevi, eu escrevi. A firmeza de Pilatos deve ser atribuída à providência de Deus; pois não há dúvida de que eles tentaram, de várias maneiras, mudar sua resolução. Deixe-nos saber, portanto, que ele foi segurado por uma mão divina, de modo que permaneceu imóvel. Pilatos não cedeu às orações dos sacerdotes e não se deixou corromper por eles; mas Deus testificou, por sua boca, a firmeza e a estabilidade do reino de seu Filho. E se, nos escritos de Pilatos, se demonstrou que o reino de Cristo era tão firme que não podia ser abalado por todos os ataques de seus inimigos, que valor deveríamos atribuir aos testemunhos dos Profetas, cujas línguas e mãos Deus consagrado ao seu serviço?

O exemplo de Pilatos nos lembra, também, que é nosso dever permanecer firme na defesa da verdade. Um pagão se recusa a retratar o que escreveu de maneira justa e apropriada a respeito de Cristo, embora não tenha entendido ou considerado o que estava fazendo. Quão grande será nossa desonra, se, aterrorizada por ameaças ou perigos, nos afastamos da profissão de sua doutrina, que Deus selou em nossos corações por seu Espírito! Além disso, deve-se observar quão detestável é a tirania dos papistas, que proíbe a leitura do evangelho e de toda a Escritura pelas pessoas comuns. Pilatos, embora fosse um homem reprovado e, em outros aspectos, um instrumento de Satanás, foi, no entanto, por uma orientação secreta, apontada como um arauto do Evangelho, para que ele publicasse um breve resumo em três idiomas. Que posição, portanto, devemos atribuir àqueles que fazem todo o possível para suprimir o conhecimento dela, pois mostram que são piores que Pilatos?

Comentário de Adam Clarke

O que escrevi, escrevi – Ou seja, não alterarei o que escrevi. As leis romanas proíbem que a sentença seja alterada quando pronunciada uma vez; e como essa inscrição foi considerada como a sentença pronunciada contra nosso Senhor, portanto, não pôde ser alterada: mas essa forma de fala é comum nos escritos judaicos e significa simplesmente que o que é feito deve continuar. Pilatos parece falar profeticamente. Este é o rei dos judeus: eles não terão outro Messias para sempre.

Comentário de John Wesley

Pilatos respondeu: O que eu escrevi, eu escrevi.

O que eu escrevi, eu escrevi – Isso permanecerá.

Referências Cruzadas

Salmos 65:7 – Tu que acalmas o bramido dos mares, o bramido de suas ondas, e o tumulto das nações.

Salmos 76:10 – Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor, e os sobreviventes da tua ira se refrearão.

Provérbios 8:29 – quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra,

João 19:12 – Daí em diante Pilatos procurou libertar Jesus, mas os judeus gritavam: “Se deixares esse homem livre, não és amigo de César. Quem se diz rei opõe-se a César”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *