A alegria de ler Apocalipse

Sejamos honestos: Apocalipse pode ser um livro intimidante. Por causa disso, alguns de nós evitamos o Apocalipse, considerando-o muito difícil de interpretar e compreender, muito controverso ou muito assustador. Talvez o tenhamos ignorado porque presumimos que o livro trata apenas do futuro, sem nada de “prático” para nós hoje.

A verdade é que, embora a profecia apocalíptica do Apocalipse apresente alguns desafios para nós, como leitores modernos, ela também proporciona dons de visão e compreensão para aqueles que estão dispostos a se envolver com ela. Apocalipse é uma carta escrita para nos cingirmos à fidelidade fiel a Cristo enquanto esperamos pelo seu retorno. E esse é o incentivo que todos precisamos!

Quero convidá-lo a estudar Apocalipse pela alegria que ele tem . E como Apocalipse está cheio de setes (sete igrejas, sete selos, sete trombetas, sete taças e muitos mais setes), parece apropriado fornecer sete razões pelas quais é uma alegria estudar Apocalipse.

1. A revelação é uma mensagem de Deus enviada a nós.

É incrível que o Deus que fez o mundo tenha condescendido em falar conosco em linguagem humana. Na Bíblia, o Deus do universo nos diz o que mais precisamos saber. E há algo especial na forma como a sua mensagem no livro do Apocalipse nos é entregue. No início, recebemos sua cadeia de entrega específica:

A revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. Ele o deu a conhecer enviando o seu anjo ao seu servo João, que deu testemunho da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo, até mesmo a tudo o que viu. ( Apocalipse 1:1–2 )

O que João escreveu no livro de Apocalipse veio de Deus, o Pai, para Jesus Cristo, para seu anjo, para João, que então o escreveu – primeiro para as sete igrejas que originalmente o receberam, e também para todos os que estavam então ou se tornariam parceiros na “tribulação, no reino e na perseverança que há em Jesus” ( Apocalipse 1:9 ). Deus tem uma mensagem para você no livro de Apocalipse que você não vai querer perder!

2. A revelação abre os nossos olhos para vermos Cristo ressuscitado e glorificado.

A maioria das nossas imagens mentais de Jesus foram moldadas pelos Evangelhos. Em nossa mente, nós o vemos como um bebê numa manjedoura, de pé na encosta da colina ensinando, pendurado na cruz. Mas no livro do Apocalipse, João recebe uma visão de Jesus como ele é, agora mesmo, hoje. Enquanto João estava preso na ilha chamada Patmos, ele ouviu a voz de Jesus falando com ele, sentiu Jesus estender a mão e tocá-lo, e viu Jesus em toda a sua glória ressuscitada e ascendida ( Apocalipse 1:9-20 ).

Não queremos que a nossa compreensão de Jesus se limite aos anos da sua humanidade terrena – por mais gloriosas que sejam essas imagens evangélicas. O Jesus que clamamos e com quem comungamos dia após dia é o Jesus ressuscitado e glorificado. Vê-lo como ele é agora, através do vívido registro de sua visão feito por João, aumenta nossa confiança nele, aumenta nossa atenção para ele e expande nossa alegria nele.

3. O Apocalipse fornece uma imagem da presença de Jesus conosco.

Em Apocalipse 1 , João vê Jesus “no meio dos candelabros” (versículo 13). Somos informados de que os candelabros representam as igrejas (versículo 20). Quando os primeiros que receberam esta carta se reuniram para ouvi-la ser lida para eles, devem tê-los encorajado profundamente o fato de Jesus não estar à distância enquanto seus seguidores sofriam por ele. Ele estava ali com eles, andando no meio deles, mantendo aceso o fogo do evangelho, corrigindo-os, cuidando deles, fortalecendo-os.

Precisamos desses mesmos lembretes, não é? Que alegria ter esta imagem que Revelação proporciona de Jesus no meio do seu povo. No meio do sofrimento pela nossa lealdade a ele, ao enfrentarmos a tentação de lhe sermos infiéis, podemos ter a certeza de que ele está connosco, proporcionando-nos o que necessitamos para uma perseverança paciente.

4. A revelação permite-nos ver este mundo da perspectiva do céu.

Em Apocalipse 4:1 , João registra ser convidado a “subir” ao céu e entrar por uma porta aberta para ver algo. Num estado visionário, João perscruta a sala do trono celestial de Deus e vê a adoração estrondosa acontecendo ao redor do trono. Mas deste ponto de vista, ele também é capaz de ver o que está acontecendo na terra a partir da perspectiva do céu.

Às vezes, presumimos, tolamente, que temos todos os dados de que precisamos para avaliar o que está acontecendo em nosso mundo. Mas nós não. Nossas perspectivas são limitadas pela nossa humanidade e pelo nosso ponto de vista terreno. Mas ao compreendermos o que João registrou sobre o que viu, descobrimos que somos mais capazes de ver a verdadeira natureza da nossa realidade atual. Esta é a perspectiva que precisamos. Em vez de considerarmos as ofertas deste mundo atraentes, da perspectiva do céu podemos ver quão feias e insatisfatórias elas são. Em vez de vermos a perseguição aos crentes fiéis como uma derrota trágica, podemos vê-la como uma vitória gloriosa.

5. O Apocalipse nos assegura que Deus lidará com o mal neste mundo.

Jesus nos ensinou a orar: “Livra-nos do mal” ( Mateus 6:13 ). Ele nos livra dia após dia, e o Apocalipse nos mostra que um dia ele nos libertará de uma forma definitiva e definitiva. Seu derramamento de ira será a resposta às nossas orações. Você e eu não queremos viver para sempre num mundo contaminado pelo mal, pela rebelião, pela idolatria e pela imoralidade. E não precisaremos. Está chegando o dia em que Deus limpará toda a feiúra e o mal de sua criação, tornando-a adequada para vivermos como nosso lar eterno.

6. O Apocalipse nos mostra como será o nosso futuro eterno.

Às vezes, a noção de “céu” ou “eternidade” pode parecer muito vaga. Queremos detalhes. E embora a Bíblia possa não nos dar todos os detalhes que gostaríamos, os capítulos finais do Apocalipse nos fornecem lindas imagens que nos dão uma noção do nosso futuro eterno.

Ao absorvermos as imagens do casamento contidas no livro, podemos sorrir, sentindo a intimidade que desfrutaremos na comunhão face a face com Deus. Ao lermos as imagens de uma cidade, antecipamos a riqueza de fazer parte de um povo de todas as tribos, línguas e nações. A imagem de um templo nos faz imaginar como será desfrutar para sempre da radiante glória de Deus. E ao absorvermos a imagem de um jardim, expiramos ao antecipar como será viver numa atmosfera de cura, integridade e satisfação completa por toda a eternidade. Você quase consegue sentir a alegria deste casamento, desta cidade, deste templo, deste jardim?

7. A revelação promete bem-aventurança.

Quando pensamos em bem-aventuranças, a maioria de nós provavelmente pensa em “Bem-aventurados os. . .” declarações do Sermão da Montanha ( Mateus 5:3–12 ). Mas você sabia que o Apocalipse tem suas próprias bem-aventuranças? Dentro de suas páginas há sete declarações sobre a pessoa que é abençoada. Ao examinarmos as sete bem-aventuranças do Apocalipse, torna-se imediatamente óbvio que a bem-aventurança que Deus promete não se parece em nada com a versão moderna de #blessed nas redes sociais .

Quem será abençoado, segundo Apocalipse? Aqueles que ouvem e guardam o que está escrito no livro de Apocalipse ( Apocalipse 1:3 ; 22:7 ). Aqueles que se recusam a se comprometer com o mundo ( Apocalipse 19:9 ). Aqueles que morrem no Senhor ( Apocalipse 14:13 ). Aqueles que ficam acordados, aguardando a volta de Cristo ( Apocalipse 16:15 ). Aqueles que reinam com Cristo ( Apocalipse 20:6 ). Aqueles que tiveram suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro e têm o direito de comer da árvore da vida ( Apocalipse 22:14 ).

A revelação coloca diante de nós uma bem-aventurança verdadeira e duradoura, em vez de uma bem-aventurança falsa e passageira. Esta é a bem-aventurança em torno da qual queremos orientar nossas vidas. Esta é a bem-aventurança do descanso sabático eterno para a qual Adão falhou em conduzir a humanidade. Podemos ter certeza de que Jesus, o último Adão, não deixará de nos conduzir a isso. Apocalipse nos mostra como ele fará isso. A antecipação desta bem-aventurança é o que nos enche de alegria genuína agora.

Meu amigo, não se deixe intimidar pelo livro do Apocalipse. Não ignore isso. Mergulhe nisso. Explore-o. Tenha sua perspectiva alterada por isso. Encontre alegria nisso. Experimente a bem-aventurança prometida nele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *